Rafa comemora título; Lando celebra sua nona vitória (Foto/Reprodução)
O fim de semana em Hungaroring foi marcante para o automobilismo brasileiro. Rafael Câmara conquistou o título da Fórmula 3 com uma rodada de antecedência, enquanto Gabriel Bortoleto teve seu melhor desempenho na F1.
Lando Norris venceu a prova, com Oscar Piastri em segundo, garantindo mais uma dobradinha para a McLaren. George Russell completou o pódio, seguido por Charles Leclerc em quarto e Fernando Alonso em quinto. A McLaren selou sua quarta dobradinha consecutiva.
As corridas na Hungria costumam lembrar Mônaco: por vezes, monótonas. Desta vez, porém, não foi um marasmo total. Apesar de a estratégia ter sido o fator predominante para a vitória, houve alternância de posições e boas disputas no pelotão intermediário. Na ponta, as emoções ficaram reservadas para a penúltima volta.
Nas comemorações do pódio, Lando Norris teve o cuidado de colocar os belos troféus de porcelana, seu e de Piastri, em um local seguro antes de estourar o champanhe, evitando repetir o incidente em que quebrou o troféu de Verstappen.
Surpresas em Budapeste. Todos os treinos livres foram dominados pela dupla da McLaren. Na classificação, os dois primeiros segmentos seguiram o mesmo roteiro. A Aston Martin teve seu melhor desempenho no ano, com Alonso em quinto e Stroll em sexto no grid. Bortoleto largou em sétimo, enquanto Verstappen ficou apenas em oitavo.
A maior surpresa, no entanto, veio na pole position: Leclerc, inesperadamente, superou os favoritos e largou na frente. Por pouco ele não ficou fora do Q2, onde passou raspando, enquanto Hamilton terminou em décimo segundo. Piastri foi o segundo, e Norris, o terceiro.
Na corrida, Leclerc manteve a liderança até a segunda rodada de pit stops. Logo após, Piastri aumentou o ritmo e ultrapassou o piloto da Ferrari. A McLaren enganou a Ferrari com uma estratégia de pit stop, fazendo Leclerc parar antes. Norris assumiu a ponta após a segunda troca de Piastri. Lando, mais uma vez, teve uma largada ruim, perdendo duas posições, enquanto Bortoleto ganhou uma.
A salvação de Norris foi a estratégia de uma parada e uma excelente gestão de pneus, o que lhe permitiu resistir aos ataques de Piastri no final. O australiano danificou seus pneus em uma travada forte ao evitar uma colisão com Norris na penúltima volta.
Russell ultrapassou um desgastado Leclerc no fim e garantiu o terceiro lugar. Leclerc ainda recebeu uma punição de cinco segundos por mudança de trajetória durante a frenagem, mas a penalidade não teve efeito prático devido à vantagem que tinha sobre Alonso.
Gabriel Bortoleto terminou em sexto após uma excelente corrida e foi eleito o “Piloto do Dia” na votação popular da FIA.
Campeonatos
No Mundial de Pilotos, Piastri segue líder, com Norris agora a apenas nove pontos. Verstappen permanece em terceiro. No Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 559 pontos. Somados, Ferrari (260) e Mercedes (236) não alcançam esse total, demonstrando a clara dominância papaya em 2025.
Restando dez etapas, as equipes devem direcionar seus recursos para o carro de 2026, já que alcançar a McLaren até aqui se mostrou uma missão impossível. Com isso, a equipe papaya deve bater o recorde de pontos em uma temporada e, certamente, de dobradinhas. Mesmo com erros constantes de Norris, esta fase final do campeonato vai lembrar a temporada de 1988, quando a disputa pela ponta se tornou uma batalha interna dos pilotos de Woking. Max Verstappen nunca deve ser ignorado e pode ser a zebra em alguma ocasião.
A Fórmula 1 entra agora no recesso de verão. A próxima etapa será o GP da Holanda, na casa de Max Verstappen, no dia 31 de agosto.