O pódio de Monza (Foto/Reprodução)
A etapa italiana realizada no templo de Monza teve um começo agitado com boas disputas. Max Verstappen conseguiu colocar a RB 21 de volta ao topo do pódio. As ordens da equipe Mclaren dominaram as redes sociais mundo a fora.
Nem os fãs mais entusiastas de Verstapenn acreditavam que seu piloto poderia vencer as McLaren em Monza antes do final de semana. Já que das quize etapas realizadas até chegar na Itália os papaias venceram doze. A última vitória de Max foi em maio na Emília Romana.
No sábado Max Verstappen já surpreende ao conquistar a pole com direito a recorde de a volta mais rápida da história. Mesmo com essa façanha a maioria ainda não acreditava numa vitória de Max na corrida diante do domínio da equipe papaia. Pois fazer uma volta dando tudo de si e do carro é uma coisa. E manter se a frente por mais de cinquenta voltas é outra,
Na largada Norris saiu bem, raridade, e disputou a primeira curva com Max. E este, Max, na sequência cortou a chicane e sai a frente de Norris. Logo depois já devolveu a primeira posição para o piloto da McLaren. Norris não conseguiu abrir uma vantagem considerável tendo Max na sua cola. Logo Max recuperaria a ponta. Vencendo com uma vantagem de quase vinte segundos. (19s207). Lando norris foi segundo e Piastri fechou em terceiro.
Piastri perdeu sua posição para Leclerc no início. E também logo ultrapassaria a Ferrari dezesseis. Leclerc ao final chegou em quarto e Russell fechou os cinco melhores. O australiano da Mclaren viveu uma situação horrível nos momentos finais da etapa.
A regra das equipes na ordem de pi stop é sempre parar o piloto que vem a frente e posterior mente que estava atras. E a equipe inglesa inverteu essa ordem ao parar primeiro Piastri que vinha atras. Já na parada de Norris a roda dianteira esquerda teve que ser reapertada. Demorando quatro segundos no momento da troca.
Quando Norris retornou a pista se viu atras do companheiro. E logo a equipe veio ordem da discórdia muitos fãs reclamar. O pedido para Piastri foi ceder sua posição para o companheiro. Logo o australiano trocou de posição com Norris e a equipe avisou que agora eles estavam livres para disputar posições. Mas Piastri não conseguiu chegar perto de Norris.
Lewis Hamilton se classificou em quinto e largou de decimo ao cumprir a punição de cinco posições que ganhou na etapa holandesa. Ao final chegou na sexta posição. Alex Albon largou de decimo quarto e finalizou em sétimo. Demonstrando que manda bem no circuito italiano.
O nosso representante na categoria, Gabriel Bortoleto, conseguiu a proeza de se classificar em oitavo e largou de sétimo devido a punição de Lewis. Finalizou em oitavo e demonstrou maturidade nas disputas com carros superiores ao seu. Antonelli fechou na nona posição após uma punição de cinco segundos. O italianinho largou da sexta posição. Isack Hadjar que largou dos boxes fechou a turminha que marca pontos.