Um sonho, um dia dominante (Foto/Reprodução)
Lando Norris sobrou no circuito de Marina Bay. Nos treinos e na classificação demonstrou que tinha a mão da pista. Ao contrário do que muitos receavam, ele conseguiu uma largada perfeita e, a partir daí, comandou a corrida até a linha de chegada. Chegando a abrir um segundo por volta em determinado momento da etapa e ainda construir uma vantagem de quase trinta segundos para Max, segundo colocado, finalizando com vinte e um segundos de vantagem. Como em todas as etapas em que não há disputa pela ponta, se tornou sonolenta.
Um pelinho. A corrida de Norris em Marina Bay passou perto da perfeição. Apesar de estar se sentindo confortável na sua tocada, ele cometeu dois erros que poderiam lhe custar caro. Em um destes, ele se perdeu na frenagem para a curva 10, no outro, deslize na 14. Estas pequenas falhas o diferem do principal concorrente ao título que, ultimamente, não vem cometendo estes tipos de erros.
Maduro. O desempenho de Max nos treinos foi tímido e na classificação foi bom, visto que Leclerc perdeu sua volta rápida e era candidato ao segundo posto e ainda contou com Piastri em um final de semana abaixo das expetativas. O número 1 tem se mostrado maduro e fez uma corrida consciente e acima das condições que seu carro lhe entregava. O segundo lugar era o máximo que poderia conseguir.
Salvação. As corridas de recuperação de Piastri e Leclerc nos salvou do marasmo que reinava na corrida. Os dois pilotos foram os últimos a realizar a troca de pneus entre os ponteiros. Como o tempo que se perde nessa pista para a troca de pneus é grande, estes voltaram atras de carros que haviam parado muito antes. Sendo assim, os dois foram obrigados a realizar ótimas manobras numa pista onde ultrapassar não era uma missão fácil. Piastri largou da quinta posição e finalizou em terceiro.
Vermelha no vermelho. A equipe vermelha viu seu mundo tremer na última fase da classificação (Q3). Sainz Jr sofreu uma estranha saída de pista ao iniciar sua volta rápida e acabou na barreira da curva, causando a bandeira vermelha; o que atrapalhou a volta de alguns outros pilotos. Leclerc, em sua última tentativa, foi para disputa com um dos pneus dianteiro frio, o que lhe custou o cancelamento de seu tempo por excesso de limite de pista.
O aquecedor do pneu dianteiro esquerdo estragou, estragando também a volta do carro 16. Situações que só vemos na Ferrari. Leclerc largou de nono e finalizou em quinto. Sainz Jr. largou do décimo posto porém, na primeira curva, foi obrigado a desviar de alguns carros, caindo para o décimo segundo posto. No fim, chegou em sétimo.
As flexas. As Mercedes começaram muito mal na sexta-feira. No dia seguinte, o carro apresentou uma senhora evolução e Russell fez o segundo tempo no TL3. Na classificação, Lewis fez um excelente terceiro posto e Russell ficou em quarto, a segunda fila toda da Mercedes. E, na corrida, o ritmo não foi dos melhores. Russell ainda salvou o quarto posto depois de sofrer o ataque de Leclerc, com pneus melhores, nas últimas voltas. Lewis sofreu com a tática de largar com pneus macios e viu seu terceiro posto de largada se transformar em sexto na bandeirada final.
Ainda nos pontos. Hulkenberg conseguiu o sexto posta no grid de largada com sua Hass. Somente esse feito já merece aplausos. Ao final, se classificou em nono com Sergio Perez em décimo no seu encalço por boa parte da etapa. O mexicano deve ter decorado todos os detalhes da traseira da Hass e ainda sonhado com ela. Alonso finalizou em oitavo, após ter largado em sétimo.
Dominador. O ritmo apresentado por Norris nesta etapa foi daqueles de assustar a concorrência. Faltam seis provas para finalizar o campeonato. Max tem 331 pontos contra 279 de Norris. Para o inglês finalizar com a taça será preciso descontar 8,7 pontos por etapas. Se Max conseguir o segundo posto nas corridas restantes, ele inda será campeão. Isso sem contar as corridas Sprint.
Num exercício de memória, lembrando a primeira vitória Norris em Miami no início de maio, quando a McLaren levou um bom pacote de evoluções; a partir daí veio só melhorando, até se tornar o melhor carro do grid. Norris não soube aproveitar essa evolução. Após esta vitória, Lando acumulava 83 pontos e Max 136. Uma diferença de 53 pontos e que hoje é de 52. Max soube como poucos administrar a superioridade do oponente. Porém, não tem nada definido até a bandeira em Abu Dhabi em 08/12/24.
*E ainda tem um fator muito forte nesta reta final que pode pesar para qualquer um dos dois. A troca de componentes que geram punições. UP, Turbo, MGU’s etc. A resistência destes componentes é quem comanda. E, neste quesito, a McLaren está um pouco melhor também.