REGINALDO LEITE

#19 - GP de Austin - Festa italiana

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 25/10/2024 às 09:18
Compartilhar
Pilotos e membros da Ferrari comemoram a dobradinha vermelha (Foto/Divulgação)

Pilotos e membros da Ferrari comemoram a dobradinha vermelha (Foto/Divulgação)

Após quase um mês o, circo da F 1 foi armado no estado norte-americano do Texas. Com o blinde de uma etapa Sprint. Nas etapas com corridas Sprint existe apenas um treino livre, o primeiro da sexta-feira. Onde seria o segundo treino livre, se torna a classificação da etapa Sprint. No sábado, onde teríamos o terceiro treino livre é realizada a corrida Sprint e a classificação para a corrida de domingo é realizada no horário normal.   

Aproveitando
O longo intervalo sem corridas foi proveitoso para a maioria das equipes. Das quatro grandes (R.B, Mercedes, McLaren e Ferrari) apenas os italianos não trouxeram novidades. A Red Bull, que vinha em baixa na última etapa, se fortaleceu. Max fez a pole e venceu a Sprint, seguido de Russell e Leclerc. Norris ficou na quarta posição, tanto na classificação quanto na corrida Sprint. Max estava há oito etapas sem vitórias. 

Intercorrência
A classificação para a corrida de domingo foi interrompida nos momentos finais. Exatamente o momento que a maioria dos pilotos tentam sua última cartada. Russell vinha nessa tentativa final quando perdeu o carro e deu com tudo no Guard-Rail. Como estava nos minutos finais, o treino foi interrompido e a pole ficou com Norris, que havia perdido para Max nos dois primeiros estágios da classificação (Q1e Q2).   

Nestes instantes finais, Max vinha com o melhor tempo no primeiro setor e tinha boas chances de conquistar a posição de honra. Sempre é arriscado deixar para o finalzinho, porém a maioria faz isso. O grid para a corrida ficou com Norris, Max, Sainz Jr, Leclerc, Piastri. Gasly conseguiu um incrível sexto tempo com uma Alpine, algo meio anormal e ainda vimos a Hass de Magnussen no oitavo posto. E Lewis não conseguiu ir para o Q2. 

De novo
Dada a largada, Norris reagiu bem, porém ainda deixou uma brecha para Verstappen se colocar por dentro na primeira curva e este, sem a tomada ideal, forçou o inglesinho para fora do traçado. Assim, Leclerc, que largou em quarto, viu quase uma avenida a sua frente ao completar a primeira curva, curva essa que é larga e oferece boas chances de defesas e ataques. Infelizmente, Norris mancou mesmo largando da pole. 

Inesperado
Após assumir a ponta, Leclerc não deu chances a concorrência e se manteve lá até a bandeira final. Max,  após espremer Norris na primeira curva, sofreu o combate de Sainz Jr e conseguiu conter as investidas do hispânico. Norris, depois da excursão fora do traçado, amargou o quarto posto. E assim como sempre após as duas primeiras voltas os pilotos adotam um ritmo um tanto quanto comportado visando o desgaste dos pneus. Na terceira volta, estranhamente, Lewis imita Russell e rodou sozinho, abandonando a etapa.  

Vibrante
Apesar de não haver disputa pela ponta esta foi mais uma etapa boa de se ver. Estranho dizer que foi boa apesar de não ter disputa pela liderança. Vimos muitas disputas e também punições um pouco estranhas. Mas o ápice de tudo foi a recuperação de Norris, que fez sua parada seis após a parada de Max e no terço final veio sobrando para cima do piloto taurino. Max soube por muitas voltas conter o oponente que nitidamente tinha maior eficiência e velocidade. Porém o holandês soube se defender por várias voltas. Sempre não deixando alternativas para Norris. Até que o inglesinho, a quatro voltas da bandeirada, se colocou por fora na curva 12 e novamente foi para fora do traçado e desta feita com a companhia do oponente. Ao final, Norris sofreu uma punição de 5 segundos e amargou o quarto, atras de Max que ainda foi ao último posto do pódio. 

Ti ti
A punição de Norris gerou muitas discursões nas redes socias mundo a fora pelos torcedores dos dois pilotos envolvidos. E foi um assunto bastante discutido entre fãs, torcedores, pilotos e claro dos integrantes das equipes envolvidas e até de chefe de equipe que não estava envolvida na disputa. Os comissários vez outra adoram ser o centro das atenções. 

Surpresinha
A Ferrari, apesar não de trazer atualizações para Austin, refinou as anteriores nesse intervalo longo sem corridas. Desde o início demonstrou um bom ritmo de corrida. Sainz Jr vinha demonstrando que estava a vontade com o carro nesta pista. Foi o segundo na Sprint e terceiro na classificação para corrida principal. No entanto, ficou mal posicionado na primeira curva, perdendo posição para Leclerc, que largou em quarto e Max. Apesar de sofrer com falhas mecânicas no primeiro Stint da etapa, ainda finalizou em segundo, o que proporcionou uma dobradinha da equipe para a alegria dos eufóricos tifosis. 

A destacar
Russell após a trapalhada na classificação, fez uma ótima corrida. Largou dos boxes e ainda foi agraciado com uma punição duvidosa, finalizou em sexto. Lian Lawson, herdeiro do assento de Ricciardo, também largou do fundão e ainda finalizou em nono. Colapinto, o argentino que substituiu Sargent na Williams, conseguiu finalizar em décimo. Esse argentino vem surpreendo o paddock. Max deixou o Cota contabilizando mais cinco pontos de vantagem para Norris. A diferença subiu para 57 pontos. 354 contra 297 de Norris. 

Horários na TV do GP do México: 

Sexta-feira – 25 

-Treino Livre 1: 15:30 – 16:30 (Bandsports e Bandplay) 

-Treino Livre 2: 19:00 – 20:30 (Bandsports e Bandplay) 

Sábado – 26 

-Treino Livre 3: 14:30 – 15:30 (Bandsports e Bandplay) 

-Classificação: 18:00 – 19:00 (Band, Bandsports e Bandplay) 

Domingo – 27  

-Corrida: 17:00 (Band e Bandplay) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por