REGINALDO LEITE

# 20 – GP do México – Norris épico e sem adversários

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 28/10/2025 às 07:56
Compartilhar

A incrível e disputada frenagem da primeira curva da etapa mexicana (Foto/Reprodução)

A etapa mexicana deste ano marcou a melhor apresentação de Lando Norris desde sua estreia na categoria. O britânico venceu de ponta a ponta, da luz verde até a bandeirada final. Fez a pole e garantiu a vitória, ficando devendo apenas a melhor volta da prova, que acabou com George Russell. Em compensação, venceu com a maior vantagem dos últimos tempos: 30,32 segundos sobre o segundo colocado, Charles Leclerc.

Verstappen no pódio e perseguição ao líder. Max Verstappen completou o pódio após largar em quinto. Agora, está 26 pontos atrás do líder Norris, restando quatro etapas e duas corridas sprint. O Safety Car virtual no final provavelmente impediu que o holandês alcançasse a segunda posição — para alegria dos italianos, que no ano passado venceram em solo mexicano com Carlos Sainz Jr.

Largada eletrizante e disputa intensa. Foi mais uma daquelas corridas em que o pole larga na frente e vence sem ser ameaçado. Ainda assim, houve boas disputas ao longo da prova. O grande momento, sem dúvida, foi a espetacular disputa na freada da primeira curva, com quatro carros lado a lado brigando por espaço.

Nesse entrevero, Max Verstappen e Lewis Hamilton acabaram se estranhando. Ao final, apenas Lewis foi punido — e não pelo incidente com Max, mas por ter contornado uma área de escape fora do traçado determinado para retornos à pista. Os comissários, frequentemente rigorosos em excesso, mostraram certa imparcialidade no México. Tomara que mantenham esse equilíbrio nas próximas etapas.

Bearman: o destaque da corrida. Oliver Bearman terminou em quarto e foi eleito o Piloto do Dia. O jovem inglês recebeu elogios de diversos colegas da categoria — com razão. Pode parecer exagero tanta celebração por um quarto lugar, mas a façanha ganha outro peso quando se considera que ele fez isso pilotando um carro da Haas e ainda à frente do vice-líder do campeonato. Bearman largou em nono e levou a equipe americana a igualar ao melhor resultado conquistado desde sua estreia na Fórmula 1, em 2016 — já que a Haas nunca conquistou um pódio até hoje.

Piastri perde a liderança.  A sensação da temporada, Oscar Piastri, esteve irreconhecível na pista mexicana. Largou apenas em sétimo, enquanto seu companheiro de equipe fez a pole. Terminou em quinto e perdeu a liderança do campeonato por um ponto para Norris. Nas últimas etapas, o australiano não tem repetido o desempenho dominante que apresentou ao longo da temporada.

Coincidência ou não, surgem questionamentos: seria um possível jogo da equipe “papaya” favorecendo Norris, ou a aquela velha mania marketeira de interferir nos resultados de forma a aumentar a emoção e o interesse do público e por consequência dos ganhos financeiros nas rodadas finais do campeonato? A torcida mexicana não perdoou e vaiou o inglesinho.

Mercedes: tensão entre Russell e Antonelli. Na equipe da estrela, Russell e Antonelli protagonizaram boas disputas. No meio da corrida, Russell chegou a pedir via rádio que o time ordenasse a Kimi para ceder posição, já que ele alegava ter melhor ritmo — algo que demorou a acontecer e só se concretizou quando Piastri já o pressionava. O britânico prometeu devolver a posição caso não conseguisse avançar sobre Bearman. No fim, ambos foram superados por Piastri, e Russell cumpriu a promessa, devolvendo o sexto lugar a Antonelli.

Hamilton punido e a Haas em festa. Hamilton terminou em oitavo após receber 10 segundos de punição. O heptacampeão havia se classificado bem no terceiro, Max como sempre é muito duro com ele a penalidade arruinou suas chances. Ocon, na outra Haas, cruzou em nono após largar em 11º — resultado excelente para a equipe, que colocou os dois carros na zona de pontos.

Bortoleto pontua e relembra velhas disputas. Bortoleto fechou o grupo dos pontuadores. O brasileiro não foi bem na classificação, mas se recuperou na corrida e protagonizou boas disputas, inclusive revivendo duelos da F2 com Hadjar — e o superou novamente. Apesar de reclamar de falta de potência em algumas saídas de curva, Bortoleto fez uma corrida sólida, subindo de 16º para 10º.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por