A incrível e disputada frenagem da primeira curva da etapa mexicana (Foto/Reprodução)
A etapa mexicana deste ano marcou a melhor apresentação de Lando Norris desde sua estreia na categoria. O britânico venceu de ponta a ponta, da luz verde até a bandeirada final. Fez a pole e garantiu a vitória, ficando devendo apenas a melhor volta da prova, que acabou com George Russell. Em compensação, venceu com a maior vantagem dos últimos tempos: 30,32 segundos sobre o segundo colocado, Charles Leclerc.
Verstappen no pódio e perseguição ao líder. Max Verstappen completou o pódio após largar em quinto. Agora, está 26 pontos atrás do líder Norris, restando quatro etapas e duas corridas sprint. O Safety Car virtual no final provavelmente impediu que o holandês alcançasse a segunda posição — para alegria dos italianos, que no ano passado venceram em solo mexicano com Carlos Sainz Jr.
Largada eletrizante e disputa intensa. Foi mais uma daquelas corridas em que o pole larga na frente e vence sem ser ameaçado. Ainda assim, houve boas disputas ao longo da prova. O grande momento, sem dúvida, foi a espetacular disputa na freada da primeira curva, com quatro carros lado a lado brigando por espaço.
Nesse entrevero, Max Verstappen e Lewis Hamilton acabaram se estranhando. Ao final, apenas Lewis foi punido — e não pelo incidente com Max, mas por ter contornado uma área de escape fora do traçado determinado para retornos à pista. Os comissários, frequentemente rigorosos em excesso, mostraram certa imparcialidade no México. Tomara que mantenham esse equilíbrio nas próximas etapas.
Bearman: o destaque da corrida. Oliver Bearman terminou em quarto e foi eleito o Piloto do Dia. O jovem inglês recebeu elogios de diversos colegas da categoria — com razão. Pode parecer exagero tanta celebração por um quarto lugar, mas a façanha ganha outro peso quando se considera que ele fez isso pilotando um carro da Haas e ainda à frente do vice-líder do campeonato. Bearman largou em nono e levou a equipe americana a igualar ao melhor resultado conquistado desde sua estreia na Fórmula 1, em 2016 — já que a Haas nunca conquistou um pódio até hoje.
Piastri perde a liderança. A sensação da temporada, Oscar Piastri, esteve irreconhecível na pista mexicana. Largou apenas em sétimo, enquanto seu companheiro de equipe fez a pole. Terminou em quinto e perdeu a liderança do campeonato por um ponto para Norris. Nas últimas etapas, o australiano não tem repetido o desempenho dominante que apresentou ao longo da temporada.
Coincidência ou não, surgem questionamentos: seria um possível jogo da equipe “papaya” favorecendo Norris, ou a aquela velha mania marketeira de interferir nos resultados de forma a aumentar a emoção e o interesse do público e por consequência dos ganhos financeiros nas rodadas finais do campeonato? A torcida mexicana não perdoou e vaiou o inglesinho.
Mercedes: tensão entre Russell e Antonelli. Na equipe da estrela, Russell e Antonelli protagonizaram boas disputas. No meio da corrida, Russell chegou a pedir via rádio que o time ordenasse a Kimi para ceder posição, já que ele alegava ter melhor ritmo — algo que demorou a acontecer e só se concretizou quando Piastri já o pressionava. O britânico prometeu devolver a posição caso não conseguisse avançar sobre Bearman. No fim, ambos foram superados por Piastri, e Russell cumpriu a promessa, devolvendo o sexto lugar a Antonelli.
Hamilton punido e a Haas em festa. Hamilton terminou em oitavo após receber 10 segundos de punição. O heptacampeão havia se classificado bem no terceiro, Max como sempre é muito duro com ele a penalidade arruinou suas chances. Ocon, na outra Haas, cruzou em nono após largar em 11º — resultado excelente para a equipe, que colocou os dois carros na zona de pontos.
Bortoleto pontua e relembra velhas disputas. Bortoleto fechou o grupo dos pontuadores. O brasileiro não foi bem na classificação, mas se recuperou na corrida e protagonizou boas disputas, inclusive revivendo duelos da F2 com Hadjar — e o superou novamente. Apesar de reclamar de falta de potência em algumas saídas de curva, Bortoleto fez uma corrida sólida, subindo de 16º para 10º.