REGINALDO LEITE

# 23 – GP do Catar – Max Verstappen vence e agradece rivais

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 03/12/2025 às 09:34
Compartilhar

Uma decisão acirrada vai encerrar em Abu Dhabi (Foto/Reprodução)

Uma decisão acirrada vai encerrar em Abu Dhabi (Foto/Reprodução)

Max Verstappen venceu o GP do Catar após assumir a liderança graças a um erro estratégico da equipe McLaren. A vitória inesperada empurrou para Abu Dhabi a decisão do título, que parecia encaminhada para Lando Norris, especialmente após a McLaren dominar o fim de semana em Losail.

Piastri venceu a Sprint de sábado sem ser ameaçado em nenhum momento e tinha caminho aberto para repetir o resultado na corrida principal, até sua equipe ignorar a entrada do Safety Car na volta 7. A McLaren comandou todo o fim de semana: treinos, classificação da Sprint, corrida curta e a definição do grid da prova principal, onde garantiu a pole position e o segundo lugar.

A equipe manteve o controle da corrida até as primeiras paradas: Piastri parou na volta 24 e Norris na seguinte, enquanto todos os demais já haviam feito suas trocas durante o Safety Car. A McLaren só voltou à liderança nos momentos das paradas de Verstappen.

Vale lembrar que, para esta etapa, a Pirelli determinou que cada jogo de pneus só poderia ser utilizado por 25 voltas, dentro das 57 voltas totais da prova.

No pódio, Max terminou em primeiro, seguido por Piastri (claramente contrariado) e Carlos Sainz Jr., que conseguiu um surpreendente terceiro lugar. Norris ficou com um amargo quarto posto e viu sua vantagem sobre Verstappen cair para apenas 12 pontos. Piastri aparece logo atrás: quatro pontos atrás de Max e 16 de Norris.

Assim, a decisão ficará para Abu Dhabi, para a alegria dos organizadores, do grande público e para a tristeza de Norris. Antes da largada em Losail, ele tinha tudo encaminhado para comemorar o título ainda no Catar.

A última vez que o campeonato foi decidido na corrida final foi em 2021, entre dois pilotos. Desta vez, teremos três candidatos. A última decisão com mais de dois postulantes havia sido em 2010, quando o azarão — aquele com menos chances — acabou campeão. No caso de hoje seria Piastri. Um resultado improvável. Assim como também parecia improvável, após o GP da Holanda deste ano, ver Verstappen apagar uma desvantagem de 104 pontos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por