#3 - GP DA CHINA- A CORRIDA
A terceira etapa de 2016 se mostrou diferente já na classificação. Na sexta-feira, Lewis Hamilton havia sido punido com cinco posições pela troca do câmbio. E para complicar ainda mais a vida do inglês, na classificação, ficou de fora no Q1 e consequentemente foi guindado à última posição do grid.
Após a classificação, a equipe trocou sua unidade de potência. Que chato esse termo, digo, trocou o motor.
Garantia. Só essa situação de Hamilton largando do fundão já era garantia de boas emoções. Mas os deuses e dragões chineses resolveram nos brindar com mais. Nico largou mal e viu Ricciardo tomar a ponta. E ainda vimos Vettel se assustar com o ímpeto de Kvyat que se impôs num pequeno espaço vazio que Vettel deixou.
* Nessa manobra do russo, Vettel se assusta e acerta o azarado do Ice Man. Na sequência, acontecem vários toques na turma que vinha atrás. E Lewis foi um desses sortudos, tocou em Felipe Nash e ficou sem seu aerofólio dianteiro. A corrida dos dois foi prejudicada e mais ainda a do Nash, que não tem o mesmo foguete que Lewis para se recuperar.
* Vettel caiu várias posições e Kimi foi para o fim do grid. Essa salada de toques nos proporcionou uma ótima corrida. Com vários carros de ponta ocupando posições inferiores.
Mais. Na quarta volta, Nico passa Riccardo, que segundos depois sofre com um furo de pneu e, na sequência, vem um safety car para limpar os pedaços de peças espalhadas pela pista.
E quando a corrida recomeçou, Nico liderava e Massa estava em segundo. Detalhe: os dois estavam calçados com compostos macios, enquanto a maioria usava os supermacios. Por isso, demoraram mais para realizar a primeira troca e, consequentemente, comandaram o reinício.
Festival. No intervalo do safety car, muitos carros foram aos boxes. Vettel, Kimi, Riccardo e Lewis voltaram bem atrás e essa condição nos proporcionou um ótimo espetáculo. Várias disputas se desenrolaram, mas no final Rosberg venceu com muita folga e para a sua alegria seu rival direto foi apenas o sétimo.
Mercedes. Mais uma vez, a equipe alemã se mostrou nitidamente superior. E Rosberg vem comandando o espetáculo. Hamilton está 35 pontos atrás e garanto que vai correr muito para reverter essa situação, que mais parece um teatro armado para dar alguma emoção no campeonato.
Ferrari. Os italianos, novamente, enfrentaram contratempos. Desta feita, não sofreram quebras técnicas, mas deram o azar dos carros se tocarem. Vettel salvou um segundo lugar e Kimi, o quinto. No final ainda ficaram no lucro pelo que aconteceu no início da competição. O dono não gostou.
Red Bull.
A equipe do touro vermelho vem mostrando sua cara. Depois de um 2015 desastroso, a escuderia que tem o melhor chassi da F1, mas não tem motor, vai se reencontrando e pode assustar os favoritos. A Renault promete uma versão melhorada no início da fase europeia. Imagine se essa equipe tivesse um motor Mercedes ou mesmo um Ferrari... Não tinha para ninguém. Kvyat foi terceiro colocado e Ricciardo, depois de tudo, ainda conseguiu um quarto posto.
Williams. A equipe do nosso Massa já sabe que em 2016 não vai conseguir o terceiro posto do Mundial dos Construtores. A Red Bull se mostra muito superior. Massa fez uma boa apresentação e demonstrou muita gana ao se defender do Lewis. Logicamente se o carro do inglês estivesse em boas condições isso não aconteceria. Bottas se deu mal na largada e não conseguiu reverter esse momento durante a corrida. Foi apenas o décimo.
Toro filial. A segunda equipe da Red Bull vem fazendo um bom campeonato, isso descartando a mancada de estratégia que houve na Austrália. Na guerrinha interna, Verstappen está na frente de Sainz Jr.
Force India. Os carros da indiana começaram bem no final de semana chinês. Parecia que fariam uma ótima etapa. Parecia. Na bandeirada final, vimos Perez em décimo primeiro e seu parceiro logo atrás. O mexicano lutou com muitos pilotos, porém terminou fora dos pontos.
Demais. A Haas finalmente caiu na realidade nessa terceira etapa, ficando longe dos pontos. A McLaren assim como a Force India também morreram na praia. Renault, Sauber e Manor cumpriram seus papéis de figurantes. E pensar que uma equipe de fábrica como a Renault fez esse papel... Porém, essa equipe ainda vai ser de ponta, esses franceses sempre acharam o caminho e detêm um senhor orçamento para realizar esta missão. Mas pode levar um tempinho.
Programação do GP da Rússia.
30/04 Sábado 6h - 3º Treino Livre
30/04 Sábado 9h - Treino Oficial
30/04 Sábado 9h40* - Treino Oficial - Q3
01/05 Domingo 8h - Corrida
Uma ótima semana!