REGINALDO LEITE

#4 – GP do Azerbaijão – A segunda de Perez em 2023

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 05/05/2023 às 15:24
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Checo a caminho da bandeirada final (Foto/Bragança/minhacidade.blog)

As etapas neste traçado sempre nos proporcionaram corridas interessantes e recheadas de situações e fatos surpreendentes; porém, na etapa deste ano, a tradição não se repetiu. Já fora da pista, vimos algumas situações nada comuns.

Benção. Do GP da Austrália até a etapa de Bacu tivemos um intervalo de quase um mês, situação inédita num começo de temporada. Este longo hiato se deveu ao cancelamento do GP da China, cancelamento este que os organizadores sabiam desde o fim do ano passado. E nada foi feito para repor a data. O longo intervalo caiu do céu para as equipes que estrearam mal no início da temporada e aproveitaram o espaço para desenvolverem novas peças e melhorarem seus bólidos.

Na marra. Bacu foi palco da primeira das seis corridas Sprint de 2023 e, junto com a Sprint, também foi implantado um novo formato de fim de semana de GP. Sendo o tradicional primeiro treino livre de sexta-feira como o único do dia e no lugar do segundo treino, foi realizada a classificação para a corrida de domingo.

No sábado, tivemos a classificação para a corrida Sprint, onde seria o TL 3, e no lugar do segundo treino de sábado a corrida curta ou Sprint. Nenhuma equipe da F1 concordou com os organizadores sobre a realização de uma etapa Sprint em Bacu. Por se tratar um circuito de rua, ou seja,  uma pista sem boas áreas de escape, onde qualquer saída de pista pode custar a troca de vários componentes e onerar o teto de gastos. No entanto, foi voto vencido. 

Na pista. Charles Leclerc foi o autor da pole position para as duas corridas. Fato que surpreendeu a muitos, já que a Ferrari não vinha bem nas etapas anteriores. O monegasco tem a mão desta pista e não deu chances para os carros taurinos. Mas todos sabiam que, para a corrida, o carro vermelho não tinha chances de bater as RB 19. 

*Um fato raro aconteceu na classificação de sexta-feira. No terço final da classificação, Verstappen e Leclerc conseguiram marcar exatamente a mesma marca de tempo, 1min40s445. Esse tipo de empate raramente acontece. Na última tentativa, ou segunda do Q3, Leclerc conseguiu melhorar sua marca, desempatando a disputa.

Curta. A corrida curta no sábado teve como vencedor Sergio Perez, que havia largado de segundo. O mexicano assumiu a ponta no oitavo giro. Verstappen não fez uma boa largada e Russell se aproveitou disso e disputou espaço nas curvas dois e três, e acabou sobrando para o Holandês, que estava por fora do ápice da curva, tendo seu carro avariado.

Esta disputa não agradou o piloto taurino que, após o término da corrida, trocou umas palavrinhas com o inglês. Não houve punição para nenhum dos dois. Ainda na primeira volta, Tsunoda beijou o muro e perdeu o pneu traseiro direito, este pneu ficou na pista, ocasionando  o Safety Car. Na quinta volta tivemos a relargada. Verstappen trabalhou bem e ultrapassou Russell no início, finalizando em terceiro. Já Russell terminou na P4 e Sainz Jr. em quinto.

Sopa de chuchu. Após uma Sprint calma e sem boas disputas, esperava-se que no domingo tudo seria diferente, por ser uma corrida longa e propensa a alguns Safety Car como é normal de se ver nesta pista. Para tristeza de todos não foi o que se viu na corrida dominical.                  

Os pilotos realizaram uma largada comportada, sem nenhum toque ou disputa significativa. Assim que foi liberado o uso do DRS, Verstappen passou pela Ferrari 16 como um tornado e, três voltas depois, Perez fez o mesmo. Max não abriu uma boa vantagem assim que assumiu a ponta, como é de costume; certamente estava economizando borracha. No décimo giro alguns carros já foram aos boxes para trocar seus pneus. Dentre eles, Lewis.

Falhou.  Ao mesmo tempo, De Vries acertou o muro e ficou de frente à uma área de escape, causando uma bandeira amarela no setor 1. Momentos após veio a bandeira verde, pouco depois amarela novamente, agora nos setores 1 e 2. Neste ínterim, a Red Bull chama Max para o box, já que este vinha reclamando do equilíbrio do carro. Assim que Max saiu dos boxes o Safety Car foi acionado, complicando sua vida e a de Lewis. 

Perez havia diminuído sua desvantagem e estava há meio segundo de Verstappen, quando este foi ao box. Com a entrada do carro de segurança, Perez assumiu a ponta, seguido de Leclerc. A Red Bull chamou Verstappen na hora errada, e ele cobrou posteriormente.

The Flash. Assim que a prova foi reiniciada (Volta 14), Max colou na Ferrari 16 e, após três curvas, ultrapassou o monegasco. Nesta mesma volta, Alonso ultrapassou Sainz Jr. num local pouco usual, para surpresa do compatriota. Ao final deste contorno, Perez contabiliza a melhor volta até ali e já tinha 1,5 segundos de vantagem para Max. Leclerc, Alonso e Sainz Jr completaram os cinco primeiros. Stroll, Russell, Lewis, Ocon, Hulkenberg completavam a tabela dos dez primeiros. 

Devagar. A partir daí os carros da Red Bull passaram  a fazer uma corrida à parte, abrindo ótima vantagem para os demais. A disputa entre os dois foi acirrada, com Perez e Max alternando a marca de melhor volta. Porém, aos poucos, Perez conseguiu se impor e foi aumentando a vantagem para Max e assim a corrida entrou no módulo sonolência; terminando sem grandes ou pequenas disputas, até no meio ou no fundão do grid, onde sempre vemos boas brigas. Resumindo, Leclerc brilhou nas classificações e Perez nas corridas, a diferença para Max foi reduzida para seis pontos.

Destaques. Lewis Hamilton foi um dos poucos que conseguiu dar uma graça à essa fase da prova, surpreendeu e superou Russell. Posteriormente, Stroll cometeu um erro, facilitando a vida do inglês. Alonso foi autor de um fato inesperado nesta etapa, ao acionar o rádio e passar a configuração do seu balanço de freios para a equipe, que a passou para Stroll.

A velha raposa hispânica, conhecido como um senhor triturador de companheiros de equipe, surpreendeu o Paddock inteiro com essa mensagem. Inexplicavelmente, depois disso, Stroll cometeu alguns erros, um dos quais resultou na ultrapassagem de Lewis. A intenção aparentemente foi boa, mas não funcionou para o filho do patrão.

Quase. Hulkenberg e Com largaram dos boxes, calçados com pneus duros (C3) e realizaram praticamente a corrida inteira com esses compostos de pneus. Hulkenberg parou uma volta antes do término e Ocon foi para sua troca ao início da última volta, ao entrar nos boxes, se deparou com um monte de fotógrafos no seu caminho. Para o bem de todos não atropelou ninguém, porém, a FIA vai investigar o ocorrido, que é de responsabilidade dela. Ou seja, a Fia abriu uma investigação para investigar ela mesma. Isso me lembra um país.

Horários do GP de Miami

                 SEXTA-FEIRA – 05/05/2023

  • 15:00 – FÓRMULA 1 – GP de Miami – Treino Livre 1 – BANDSPORTS
  • 18:30 – FÓRMULA 1 – GP de Miami – Treino Livre 2 – BANDSPORTS                           SÁBADO – 06/05/2023
  • 13:30 – FÓRMULA 1 – GP de Miami – Treino Livre 3 – BANDSPORTS
  • 17:00 – FÓRMULA 1 – GP de Miami – Classificação – BANDEIRANTES | BANDSPORTS

                    DOMINGO – 07/05/2023

  • 16:30 – FÓRMULA 1 – GP de Miami – Corrida – BANDEIRANTES
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