#5 – GP DA CATALUNYA – A CONFIRMAÇÃO
A quinta etapa do campeonato tinha tudo para ser uma prova raquítica, e sem graça. Basta ver o histórico do circuito. Uma pista onde ultrapassar é uma missão difícil. Só pra se ter uma ideia, em 2009, apenas seis ultrapassagens foram realizadas.
Pior, só Mônaco e Hungria. Porém, a dupla da Mercedes resolveu nos brindar com uma oportunidade rara. Os dois pilotos se envolveram em incidentes e acabaram fora da disputa logo depois da terceira curva, na primeira volta. Revoltante para os chefões da Mercedes.
De novo. Quando vi, não acreditei e pensei que íamos ter uma corrida de F1, finalmente. No entanto, as coisas não foram bem assim. E aí acabamos vendo o que acontecia na era Schumacher ou de Vettel na mesma equipe. Ou seja, Uma equipe trabalhando apenas para um piloto e não para a equipe em si.
Explicand a equipe favoreceu aquele que eles escolheram como prima-dona e acabaram com as chances de vitória de quem estava na frente para favorecer o segundo, neste caso.
Vergonhoso. A Red Bull volta no tempo e trabalha para fazer um novo ídolo, como fez com Vettel, e que se danem os demais. Kvyat foi a primeira vítima e, na Espanha, Ricciardo foi a segunda. É muito triste ver o que a equipe do energético apronta com seus pilotos. Por interesses de marketing e financeiros resolvem queimar a carreira de um piloto. Dois neste caso. Em 2010, Webber também sofreu com os interesses internos dessa equipe.
Número 1. Ricciardo era o líder e normalmente deveria ter a melhor estratégia. Mas a equipe estragou a corrida do único piloto que venceu a Mercedes em 2014. E queimou a carreira do russo que terminou 2015 na frente de Ricciardo.
Certamente. Helmut Marko é quem está à frente disso tudo e vai se dar muito bem financeiramente. Vergonhoso. A direção desta equipe está até parecendo um país da América Latina que conhecemos.
Bobeada. A Red Bull conseguiu um fato raro, naquela manobra de estragar a corrida de Ricciardo com uma troca fora de lógica, a equipe vermelha foi induzida ao erro, não percebeu e resolveu fazer o mesmo com seu primeiro piloto, Vettel, que era o melhor da equipe no momento.
E por caírem na armadinha taurina prejudicaram a corrida do alemão. Que por sorte terminou ainda no pódio Calvário. Por precaução, os vermelhos colocaram Kimi na mesma tática de Verstappen. Que foi uma jogada certeira. Mas, Kimi não tinha um bom ritmo no último setor e assim nunca conseguia entrar na reta e ficar próximo do oponente, e mesmo utilizando o recurso da asa móvel ele não conseguiu ultrapassar. Esse calvário durou umas trinta voltas.
Por outro lado. Verstappen diretamente não tem culpa da manobra taurina. Apenas agarrou com maestria a chance que lhe fora oferecida. Ele soube como poucos segurar a Ferrari de Kimi Raikkonen. Parecia mais freezer ao volante do que um piloto de dezoito anos e com pouco mais de uma temporada de experiência na F1.
Lewis x Nico. A troca de tintas do inglês com o alemão foi a chave dessa etapa. Sem ela certamente veríamos uma corrida no estilo procissão. Também não se pode dizer que existe um culpado. Nico errou ao estar usando a configuração de motor errada. Lewis percebeu o momento e quis inaugurar um novo ponto de ultrapassagem nesta pista travada. O alemão fechou a porta (o que é permitido) e os dois acabaram nas britas. E assim conseguimos ver uma corrida sem o domínio prateado.
Hoje e domingo teremos mais uma etapa do Mundial de Motos. E a corrida vai ser na Itália, território de Valentino Rossi. O caldeirão vai ferver. Você não pode perder. Confira os horários dos treinos e corridas.
Programação do GP de Mugell
Classificação - Sábado - Moto 3 - 7h35 - SporTV
Moto GP - 9h10 - SporTV
Moto 2 - 10h05 - SporTV
Corridas - Domingo - Moto 3 - 6h - SporTV
Moto 2 - 7h - SporTV
Moto GP - 9h - SporTV
Uma ótima semana!