REGINALDO BALEIA LEITE

#6 - GP de Monte Carlo

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 02/06/2023 às 11:24
Compartilhar

Vitorioso Max Verstappen (Foto/RedBull)

Vitorioso Max Verstappen (Foto/RedBull)

Esta etapa é, de longe, a de maior impacto nos bastidores, contando com a presença de todas as figuras que comandam a categoria e os grandes patrocinadores, sem esquecer as celebridades. A grande novidade era o novo carro da equipe Mercedes, que veio com um novo conceito aerodinâmico. A presença da chuva era dada como certa, sinalizando muitas emoções.

Caro. Normalmente, as corridas em Mônaco são chatas de assistir, parecendo uma procissão. E, muitas vezes, a classificação nos proporciona boas emoções e surpresas. O período classificatório deste ano foi um dos melhores; a grande surpresa veio no Q1, quando Sergio Perez, um dos favoritos à vitória e vencedor do ano passado, bateu na barreira de proteção na saída da primeira curva. Acabando ali com qualquer chance de um bom resultado no final de semana e certamente no campeonato. Além do descontentamento de Dr. Marko.

Desnudo. A concorrência agradeceu, e os sorrisos foram ainda maiores quando um guindaste levantou o RB19 estragado, deixando à vista o tão cobiçado desenho do assoalho do melhor carro do grid, algo que não agradou à equipe e à turma da aerodinâmica. Certamente ajudará muito os rivais. E assim espero que, a partir destas imagens, surjam soluções para as outras equipes darem mais competitividade a este campeonato.

Vimos outras situações anormais: em dado momento da classificação, no Q1, vimos Albon liderando a lista dos melhores tempos e, posteriormente, Tsunoda. Tsunoda e Albon fecharam o Q1 em segundo e terceiro lugar, respectivamente, tendo apenas Verstappen à frente deles.

Normalidade. Na segunda fase da classificação, no Q2, a situação voltou ao normal, com os carros das grandes equipes se classificando bem, exceto por uma batida de Ocon no mesmo local onde Perez ficou. Verstappen, Leclerc, Alonso, Russell e Lewis fecharam os cinco melhores desta fase.

Excitante. A parte final da classificação foi a melhor. No finalzinho, Alonso era o líder, com Leclerc colado em segundo. O tempo normal já havia esgotado e Max ainda não tinha completado sua volta. Porém, a pole do hispânico já era considerada certa, pois o holandês não tinha feito bons tempos nos primeiros e segundos setores da volta e tinha um déficit de 0,204 segundos para o tempo de Alonso. Ao completar sua volta, Max conseguiu superar o rival por 0,84 segundos, para surpresa geral. Tudo isso no último e menor setor da volta. A ordem foi: Max, Alonso, Leclerc, Ocon e Sainz Jr. A surpresa foi o quarto lugar da Alpine de Ocon.

Sem desmerecer a performance do holandês, notamos a grande mídia enaltecer demais o feito de Verstappen. No entanto, desde o início ficou claro para quem acompanha os tempos que esse último setor era o calcanhar de Aquiles para Alonso e sua AMR 23. As Ferraris, que eram o grande temor dos taurinos, não conseguiram repetir a primeira fila do ano passado. Após a classificação, Leclerc foi penalizado por atrapalhar Norris e caiu para sexto no grid.

Início. Na pole, vimos Max, assim como a maioria dos melhores classificados, calçados com os pneus médios, e Alonso com os duros, deixando claro que iria tentar algo diferente. Os carros vermelhos também estavam com os duros. Após a largada, Sargent levou um toque de Hulkenberg, e Stroll se desentendeu com a parede de proteção e Albon. Hulk sofreu uma punição por esse toque. Entre os dez primeiros, não vimos mudanças de posições.

Sobrando. Perez, largando do fundão, logo após a largada se dirigiu aos boxes para calçar os pneus duros e foi acompanhado por Hulkenberg e Zhou. Perez, com pista livre, após sair dos boxes, marcou a melhor volta de cara, e esse tempo era cerca de um segundo e meio melhor do que o dos ponteiros. Essa melhor volta de Perez demorou a ser superada. Lewis ficou com o ponto da melhor passagem, realizada na volta trinta e três, logo após colocar pneus novos.

Pé de moça. Demonstrando que, mesmo liderando, Max segurava seu ritmo, ainda assim conseguindo uma vantagem para o hispânico. Alonso, logicamente, também se segurava por estar com os duros e esperando uma parada do rival para aproveitar e abrir vantagem quando tivesse a pista limpa ou ainda com o acionamento de um Safety Car.

Ausente. A entrada do carro de segurança é muito comum nesta pista, mas desta vez ele não deu as caras. Isso bagunçou a estratégia da maioria das equipes, assim como a chuva. A chuva deu mostras de que não vinha e depois veio mansa e logo depois derramou com tudo.

Tranquilo. Lá na ponta, a corrida seguiu como se iniciou, Max abrindo discretamente de Alonso, e este não era ameaçado por Ocon, que, por sua vez, via Sainz Jr. no seu encalço. Lewis também era acossado por Leclerc. Mais à frente, Ocon se defendeu de Sainz Jr. na saída do túnel, e este acertou a Alpine do francês, danificando seu aerofólio dianteiro. Max aos poucos ia ampliando sua vantagem para Alonso, e para Ocon, o terceiro colocado, a distância passava de dezessete segundos (na volta 15).

Que dia. Na volta trinta e um, Max colocou uma volta de vantagem sobre Perez. Pouco depois, Lewis foi o primeiro dos ponteiros a trocar seus pneus. A Alpine reagiu e chamou Ocon na volta seguinte. Após a troca de Ocon, foi a vez da Ferrari de Sainz Jr. reagir ao possível undercut de Lewis. Leclerc fez sua troca apenas na volta 45 e voltou atrás de Lewis. Na frente, Max liderava com Alonso em segundo. A procissão seguia tranquila, e a troca de posição só acontecia nas trocas de pneus.

Esquentou. Na volta 52, foi acionada a bandeira de pista escorregadia, e a chuva entrou em cena timidamente. Três voltas se passaram, e Alonso foi para os boxes e saiu com pneus médios. Em seguida, o movimento nos boxes foi intenso. Ocon, Russell, Hamilton e Gasly trocaram para os pneus intermediários. A chuva perdeu a timidez e veio com força.

Sainz Jr. foi o primeiro a rodar. Ao mesmo tempo, Max beijou a proteção na entrada do túnel e pediu à equipe para trocar os pneus, o que foi feito sem que ele perdesse a liderança. Alonso foi obrigado a voltar aos boxes e finalmente colocar os pneus intermediários, assim como a maioria dos pilotos que não estavam com os pneus intermediários, com exceção de Magnussen.

Festival. A situação da pista continuou a fazer vítimas. Stroll bateu e foi obrigado a abandonar, já com os pneus intermediários. Perez, Russell, Sargent e Magnussen protagonizaram as imagens. Magnussen chegou a rodar com os pneus de chuva intensa.

Perdido. Certamente, o maior perdedor de Mônaco foi Perez, que, de favorito, finalizou na P16, a duas voltas do líder. Vale lembrar que o mexicano, além do erro na classificação, foi cinco vezes aos boxes. Foi um final de semana péssimo quando deveria ser ótimo, já que ele é considerado o especialista em pistas de rua e vencedor da etapa de 2022.

Deu dó. Nos minutos finais, Yuki Tsunoda se segurava bravamente na nona posição, com a Alfa Tauri, desde a largada e à frente da McLaren de Lando Norris. Nas voltas finais, ele começou a ter problemas com seus freios. Foi ultrapassado por Norris, Piastri e por uma leva de pilotos.

Por outro lado, o japonês, autor dos rádios mais engraçados ultimamente, nos brindou com outra pérola. Yuki estava desesperado com os freios ruins ao final e comunicou com a equipe. Seu engenheiro, tentando incentivá-lo, disse: "Você precisa encontrar um ritmo, principalmente nas frenagens, dê o seu melhor, eu sei que está difícil." E Tsunoda respondeu: "Esses freios estão uma merd..." bem ao seu estilo. E o engenheiro repetiu "durante as freadas, você pode fazer isso." E aí veio o melhor: "Você está tentando me fazer bater."

Se e somente se. Os torcedores do espanhol ficaram indignados com a Aston Martin, alegando que o piloto deveria ter realizado sua troca diretamente para os pneus intermediários. Assim, ele venceria a corrida. Em entrevista após a corrida, Alonso declarou que, quando foi aos boxes, somente um pequeno trecho estava molhado, e noventa por cento estava seco. Encerrando o assunto na ideia dele.

Programação do GP de Barcelona (Divulgação)

Programação do GP de Barcelona (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por