Max vence com o menor diferença dos dois últimos anos (Foto/GP | KRON4)
O GP de Imola, agora denominado GP da Emília Romana, não foi nada movimentado até que, no quarto final, Lando Norris começou a derreter a vantagem que Max havia construído durante a corrida. O que nos proporcionou um final eletrizante. Nos boxes das duas equipes a apreensão era forte. Max conseguiu se manter dentro do delta do DRS e vencer uma etapa com muito suor, ao contrário do que temos visto desde o ano passado. A diferença foi de apenas 0,7 segundos. Muito diferente das diferenças das primeiras etapas deste ano.
Desilusão. A sétima etapa desta temporada da F1 se iniciou com uma senhora esperança dos tifoses, já que a tão prometida atualização nos carros vermelhos entraria em cena. Os tempos de sexta-feira encheram esses apaixonados de entusiasmo, pois Leclerc comandou as duas seções. No sábado, o filme foi outro no TL3, em que vimos as duas Mc Laren na frente e as duas Ferraris logo atrás.
E na classificação foi pior. Ficando atras de Max, Piastri e Norris. Horas após a classificação a organização noticiou uma punição para Piastri, que caiu do segundo posto para o quinto no grid de largada. O pênalti veio após a constatação de que o australiano tinha atrapalhado Magnussen no treino. Ultimamente, quando se fala em punição, o nome de Magnussen é citado. Porém, desta feita, ele figurou como vítima e não vilão, como tem acontecido.
Blefe. Na rádio Paddock comenta-se que a Ferrari vem treinando com um mapa de motor um pouco agressivo em relação ao que normalmente é usado pelas equipes de ponta nesses treinamentos. E, assim, na hora da classificação, quando todos estão no mapa de maior potência, os vermelhos já não se sobressaem muito.
Hora H. Verstappen foi discreto na sexta-feira e no TL3, se posicionando entre quinto e sétimo nestes treinos. Na classificação, que é o momento que vale para a corrida de domingo, Max e sua RB20 se destacaram como favoritos e ao final conquistaram a posição de honra. Enredo que já nos acostumamos a ver há tempos. Max, ao contrário do normal, comemorou muito essa pole, porque não dispunha de um carro com um balanço equilibrado. Como sempre, o holandês reclamou do carro desde os primeiros treinos.
Mudanças. Nas primeiras etapas de 2024, a Ferrari se firmou como a segunda força do campeonato, sendo o único carro a vencer os taurinos. Após a etapa de Miami, vemos que a Mc Laren se tornou o carro que pode ameaçar o domínio dos carros taurinos. A Red Bull prevê que o traçado de Monaco é aquele que oferece maior dificuldade para seus carros. E cita a Ferrari como favorita em detrimento dos carros laranjas.
Horários do GP de Monaco na TV
Sexta-feira, 24 de maio
Treino livre 1: 08h30 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Treino livre 2: 12h (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Sábado, 25 de maio
Treino livre 3: 07h30 - (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Classificação: 11h - (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Domingo, 26 de maio
CORRIDA: 10h - (Band, Bandsports, Band.com.br, Band play, Rádio Bandeirantes e BandNews FM)