Max Verstappen viveu um final de semana dominante na nona etapa em Montreal. E ficou marcado como primeira vez que ele liderou os treinos de sexta feira neste ano. Max largou da pole e manteve o primeiro posto ao apagar das luzes que acionam a largada e foi abrindo vantagem. Posteriormente, na volta seis, Sainz Jr. demonstrou que não estava ali de bobeira e começou a fazer ótimos tempos de volta. Porém, a situação, ao decorrer da corrida, conspirou a favor do holandês. Mesmo depois uma parada antecipada da equipe, na nona volta sob Safety Car Virtual, provocado pelo abandono de Perez, Max demonstrou frieza e controlou até o fim.
Perseguição. As emoções ficaram por conta da vontade de Sainz Jr., que queria por que qu eria a posição de Max e o caçou nas ultimas 14 voltas. O poder de tração da RB 18 na saída do hairpin foi a chave da questão. Sainz Jr. chegava muito perto na frenagem desse cotovelo, mas na saída de curva Max ganhava alguns metros e vantagem que eliminava o efeito da asa móvel na reta que vinha a seguir. O hispânico chegava ao final do retão de asa aberta e não tinha espaço e tempo para atacar de vez o oponente. Esse duelo foi o melhor momento da etapa. Ao final, Max disse que foi tudo muito divertido.
Sabadão. O sábado amanheceu chuvoso no Canadá e vimos o treino livre três e a classificação sob chuva. E, como sempre, com pista molhada temos muitas adversidades. O TL 3 terminou com um Five bem atípico, com Alonso na ponta seguido de Gasly, Vettel, Ocon e Ricciardo. Nesse treino foi comunicado que Leclerc seria punido e largaria da última fila por exceder o limite de troca de componentes
Mais um presentinho de grego da equipe vermelha para seu melhor piloto até o momento. E lembrar que no início desta temporada esse carro foi considerado um dos mais confiáveis.
Classificação. A classificação foi das melhores. O tempo dos pilotos foi melhorando volta a volta. E assim vimos pilotos liderando a tabela de tempos que jamais imaginaríamos em condições normais. Chegando ao ponto de momentaneamente ter duas Hass na ponta. Porém, Max liderou todas as etapas da classificação. O Q1 terminou com Max seguido de Alonso, Sainz Jr. Magnussen e Leclerc. Já o Q2 Max, Alonso, Russell, Sainz Jr, Lewis e, pasmem, Schumacher e Zhou. O Q3, que determina a ordem de largada, ficou com Max, Alonso, Sainz Jr, Lewis e ainda Magnussen, Schumacher, Ocon, Russell, Ricciardo e Zhou.
1- Red Bull. A líder do campeonato viu Perez derrapar nesta etapa depois de ter realizado ótimas corridas este ano. Estranhamente, seu carro não foi bem desde sexta feira. Seria um freio no mexicano depois de tentar encarar o número um da equipe. Não tem como saber no momento. Ao contrário, para o queridinho do Dr. Marco, esse foi um ótimo final de semana.
2 - Ferrari. A equipe vermelha viveu outro final de semana complicado. Depois que Leclerc foi obrigado a sair da última fila, este ainda amargou um Pit Stop ruim por parte dos mecânicos, o que atrapalhou muito sua evolução na corrida. Ao final, terminou em quinto lugar. Sainz Jr. deu sangue pela vitória, no entanto não tinha carro para superar Max. A Ferrari optou por calçar o hispânico de pneus duros na última parada. Eliminando, assim, qualquer chance do piloto. Ao mesmo, tempo Sainz Jr. enfim terminou, e bem, uma corrida. Esperando assim que a fase ruim tenha se afastado dele pelo restante da temporada.
3 - Mercedes – Quando a Mercedes apareceu na segunda fase dos testes pré-temporada no Bahrein com esse novo carro, os integrantes das outras equipes coçaram a cabeça, se funcionar estaremos perdidos. Mas, para sorte deles, os alemães ainda não acharam uma maneira de equalizar esse modelo revolucionário. No Canadá, Lewis conseguiu seu segundo pódio na temporada e Russell na sequencia, na P4. E para Silverstone esse carro tem tudo para ser um pouco melhor. Já que no setor três de Barcelona era um dos melhores carros.
4 - Mc Laren – A equipe inglesa não teve nada o que comemorar no final de semana passado. Seus dois pilotos não terminaram nos pontos e ainda viu a Alpine chegar perto na pontuação dos construtores. Essa foi a terceira etapa que a equipe de Woking zera em pontos este ano.
5 - Alpine - A equipe francesa colocou seus dois carros na zona de pontuação. O entusiasmo era grande depois que Alonso se classificou no segundo posto. No final, Alonso sofreu uma punição e amargou apenas o nono posto. Ocon acabou na P6, totalizando dez pontos para a equipe, sua melhor soma de pontos em 2022. A McLaren conseguiu 22 só na Itália.
6 - Alfa Romeu - Pela segunda vez no ano, a equipe conseguiu colocar seus dois pilotos na zona pontuação. E também somou dez pontos graças à penalidade sofrida por Alonso. Bottas terminou em sétimo e Zhou em oitavo. A melhor soma de pontos também foi na Itália, onde a Alfa Romeu totalizou 12 pontos com a P4 de Bottas, que tem 46 pontos e Zhou 5 até aqui.
7 - Alfa Tauri – A finada Minardi é outra que não teve nada o que comemorar no Canadá. Zerou nos pontos. A melhor soma de pontos da equipe foi no Azerbaijão, com Gasly, onde somou dez pontos com o quinto posto. Gasly tem 16 pontos e Tsunoda 11.
8 – Aston Martin – A atuação de Vettel no Canadá foi estranha, pois na sexta-feira foi muito bem e no sábado, no TL 3, foi terceiro. E na classificação estranhamente conseguiu apenas o decimo sétimo. A equipe é um dos maiores fiascos desta temporada, pois se esperava muito dela depois de ótimas contratações no corpo técnico, realizadas no final da temporada passada. A equipe soma 16 pontos. Sendo 13 do alemão e 3 de Stroll.
9 – Hass – No Canadá todos estavam entusiasmados após Kevin e Mick terem se classificados em quinto e sexto, respectivamente. Ao final, Mick abandonou e Kevin amargou o decimo sétimo e último lugar. Para azar de Magnussen ele se achou com Hamilton novamente e foi pro fundão e não se recuperou. A equipe tem 15 pontos todos de Kevin.
10 – Williams – para muito é a Equipe de um só piloto e quase sem carro. Soma tres pontos de Albon. Por outro lado, Latifi declarou que tem uma desconfiança que seu chassi não é o mesmo de Albon.