A décima etapa da F1 viu mais uma vitória do hispânico da Ferrari. A Ferrari número 5 liderou praticamente de ponta a ponta. Houve ameaças por parte de Vettel e do adormecido Button, que devia uma boa corrida desde a segunda etapa do calendário. No entanto, nenhum dos dois foi eficiente o bastante para ao menos tentar algo mais ameaçador.
Tranquilo. Por parte do alemãozinho, acho normal, pois ele nunca foi de atacar o piloto da Ferrari, sempre o comboia quando está atrás. Mas Button não tem o mesmo respeito pelo rival. No entanto, não teve braço para ao menos uma tentativa eficaz. E assim, Alonso se torna o único piloto com três vitórias até agora e lidera o campeonato com 34 pontos de vantagem. Isso significa que Alonso pode ficar um final de semana em casa que, ainda assim, será o líder do campeonato.
Goma. O GP alemão começou meio que no estilo do GP inglês: muita chuva nos treinos e corrida com tempo seco. E essa é uma fórmula que normalmente resulta em surpresas no resultado final da prova, pois esse tipo de situação deixa as equipes sem saber ao certo como será o comportamento da borracha da Pirelli.
De novo. Porém, a etapa alemã foi sem grandes surpresas na luta pela ponta. A exceção ficou por conta de Lewis Hamilton que teimou em se mostrar para Alonso mais uma vez. No GP inglês ele já havia feito algo parecido. Só que desta feita ele era apenas um retardatário e o mais chato não conseguiu superar seu arquirrival. E o pior, ainda ajudou o inimigo, pois, com sua atitude, atrapalhou o verdadeiro algoz do hispânico naquele momento, Vettel. Por outro lado, sem querer, ajudou Button.
Iceman. Essa etapa foi gostosa de assistir, muita competividade e várias ultrapassagens, isso tudo do bloco intermediário para trás. No início, Button ultrapassou Maldonado na largada e depois Hulkenberg e, posteriormente, levou Schumacher. Mas o grande piloto do primeiro terço da etapa foi Kimi Raikkonen. Este fez três ultrapassagens ótimas, sendo a segunda, quando perseguia Schumacher, e este superou Hulkenberg. Uma obra-prima.
Gastão. O espanhol até agora é o piloto mais eficiente de 2012. Pontuou em todas as etapas. Mesmo quando estava montado num carro fraco, a F 2012 do início do ano, ele conseguiu uma vitória. A sorte é uma senhora parceira do espanhol. Mas vai ter a hora que ele vai ser traído pelo equipamento ou pelos fiscais de pista, que este ano estão se achando.
Eficiente. A verdade é que depois da nova versão da F 2012, que apareceu no Canadá, onde Alonso não venceu devido a estratégia errônea dos italianos, o hispânico venceu em Barcelona, foi segundo na Inglaterra, mais uma vez devido a estratégia errada, e venceu de novo na Alemanha.
Mãe Dináh. Com esses bons resultados, uma parte da mídia já considera Alonso como campeão de 2012. Mas esquecem que estamos apenas na metade do campeonato. Tem muita coisa pra rolar. A próxima etapa é uma pista de baixa, se é que aquilo pode ser considerado uma pista, pelo menos para a F1. Hungaroring está mais para kartódromo do que para autódromo. Mas o que interessa é que desta feita o carro italiano não deve ser o mais eficiente. Porém, a F 2012 não é uma mula manca como pinta a turma da TV, que transmite a F1 para nós, brasileiros. Ainda bem que ainda temos o rádio como opção. Ver na TV e ouvir no rádio.
Interesses. Por falar nesta equipe que nos guia na TV, vemos que eles são obrigados a comentar apenas aquilo que é de interesse para a rede deles. Levantaram a bola do Felipe Nash da GP 2, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e por Eike Batista, que ocupa apenas a nona posição no campeonato e mal falaram do Razia, que é líder da GP 2.
Triste. O pior do GP alemão aconteceu duas horas após a bandeirada final. Vettel sofreu uma punição de 20 segundos por ter ultrapassado Button no final. A F1 parece estar querendo que os pilotos deixem de ser arrojados e de quebra deixem de lutar por uma posição. Querem apenas cordeirinhos que obedeçam suas regras. No passado, na mesma pista, o alemão “mor” fez algo parecido e não sofreu qualquer punição. Talvez o erro de Vettel foi realizar aquela ultrapassagem em cima de uma publicidade do maior patrocinador do Alonso.
Samurai. Os carros da Sauber mais uma vez foram bem. Kobayashi foi ótimo. Perez ainda conseguiu um sexto posto. Ao contrário da Sauber, os carros da Force Índia começaram entre os top ten e só Hulkenberg terminou nos pontos. Schumacher largou de terceiro e conseguiu apenas o oitavo posto. Pior, ainda, foi Maldonado que largou do quinto posto e chegou apenas em décimo quinto.
Programação do GP da Hungria
O circuito de Hungaroring é um dos mais travados do calendário, praticamente só tem um ponto de ultrapassagem. Foi inaugurado em 1986 o vencedor na estreia foi Nelson Piquet. O circuito possui 4.381 metros de extensão. A prova terá 70 voltas, perfazendo um total de 306,63 km/s. A previsão do tempo indica sol e calor para o dia prova.
1º Treino - sexta–feira - 27/07 – 5h - SporTv
2º Treino – sexta-feira - 27/07 – 9h - SporTv
3º Treino _ sábado - 28/07 – 6h - SporTv
Classificação - sábado – 28/07 – 9h - Globo
Corrida - domingo – 29/07 – 9h - Globo e Rádio JM (informações)