Dia de glória
A decisão do campeonato de 2014 foi emérita. Venceu o melhor de braço ao invés do melhor de marketing. No meio da temporada, Verme Ecclestone dizia que se Nico fosse campeão seria o melhor para a categoria, mas no final da disputa elegeu Lewis como o melhor candidato para vencedor, e Lewis é realmente o melhor piloto. Pesa contra ele a velha inconstância psicológica, porém, no trato com o volante, ele é ótimo.
Infeliz. Estranhamente achava que a equipe ir dar um jeitinho para Nico ser o campeão, mas não foi o que aconteceu. Por essa lógica, era o carro de Lewis que iria apresentar uma falha. Mas, desta feita, o infeliz foi o alemão, ao contrário do que aconteceu em etapas anteriores. Mas com marketing à parte, se conheço esse negócio chamado F1, Nico vai ter sua vez. A equipe é alemã e ele sempre teve apoio da marca da estrela desde o início no Kart.
Tudo começou a conspirar contra Nico já na largada. Perder a ponta foi um golpe difícil de digerir. Mas como a esperança é a última que morre, Nico e sua equipe esperavam que com uma tática diferente nas trocas pudessem surpreender o inglês. Mas a bruxa estava com o alemão, e seu carro perdeu um dos sistemas de energia passando a correr com 160 hp’s a menos. E aí foi feio. Rosberg foi perdendo posições e ainda terminou com o sexto posto.
Desespero. Como a metade da final desta etapa é realizada à noite e os pilotos usam uma viseira transparente podemos observar a expressão facial e o desespero de Rosberg quando comunicava com sua equipe, perguntado qual era sua posição na pista. Era vidente seu descontentamento com a situação vivida naquele momento.
Gostoso. Felipe Massa fez sua melhor apresentação em 2014.
É certo que se Nico estivesse com seu carro inteiro, a história poderia ser bem outra. Mas o que importa é que ele conseguiu assustar a gigante alemã. A equipe Mercedes, no final, cuidava mais do desempenho do carro de Massa do que do de Lewis.Táticas. A equipe Williams demonstrou que evoluiu muito desde o início do campeonato. Porém sempre cometeu enganos na parte tática. E penso eu que erram mais uma vez ao trocar os pneus na volta 43. Acho que poderiam ter mais chances se continuassem com os pneus velhos e segurassem o inglês nas voltas finais. Agora também não adianta chorar, o que importa é que Massa conseguiu dar um tempero na parte final da etapa.
Outro. Massa estava superdescontente ao final da classificação. Ele sabia que o quarto posto que tinha conseguido na classificação final era uma posição que não deveria ser a sua. Mas também sabia que isso só aconteceu porque ele errou na sua última tentativa. Mas, já na largada, ele tomou a terceira posição e ainda ameaçou Rosberg. Desta feita, ele e seu carro apresentaram um bom ritmo. Parecia outro Massa.
Dentuço. Daniel Ricciardo mais uma vez demonstrou que é um piloto a ser levado a sério em 2015. Largou dos boxes e terminou em quarto. Mais uma bela corrida do australiano. Ele chegou à frente de Button, que largou em sexto. No sétimo posto chegou a Force India de Perez. Vettel, que largou também dos boxes, chegou no oitavo. Alonso e Kimi completaram os dês primeiros.
Amargo. 2014 foi a pior temporada da equipe vermelha nos últimos vinte anos. Depois da entrada do novo chefe de equipe parece que a coisa desandou mais ainda. E a saída de Alonso também acabou provocando a saída de Matiace. Interessante é que é justamente na Ferrari, que tem a maior folha de pagamento da F1. E pelo visto o carro de 2015 não demonstrou até o momento ser melhor que o de 2014.
Reverso. Ao contrário da Ferrari 2014 foi maravilhoso para a Williams. A equipe renasceu e foi uma das que mais evoluíram o seu equipamento. E todos na equipe esperam que a temporada de 2015 seja ainda melhor.
Felicidades!!!