A decisão é agora
Domingo teremos a decisão do campeonato de 2014 da categoria mor do automobilismo. Como novidade, a última etapa está valendo a pontuação em dobro. Ou seja, a vitória nessa etapa vale cinquenta pontos, em vez de vinte e cinco; o segundo lugar, trinta e seis. A corrida começa às 11 horas.
Antecedência. Essa norma da última etapa ter sua pontuação dobrada foi uma solução que os cartolas acharam para conter o domínio que Vettel vinha impondo na categoria nos últimos anos. Houve temporada em que ele venceu o certame com três etapas de antecedência. E isso causa um bom prejuízo na bilheteria e na audiência da TV nas provas em que o resultado já estaria decidido.
Nova era. Com a mudança drástica do regulamento, a equipe que dominava quase se tornou figurante; a equipe que passou a dominar apresentou dois pilotos competitivos, ao contrário do que era a Red Bull, em que somente um piloto dominava. Assim, a garra e a velocidade de Lewis Hamilton se contrastaram com uma regularidade e alguns momentos de mestre de Nico Rosberg.
Dupla. Com uma dupla mais equilibrada e Lewis mais azarado, por sofrer mais falhas no equipamento que Rosberg, o inglês chegou à última etapa onde o título ainda não está decidido e ele, apesar de ter um ótimo aproveitamento nas últimas etapas, tem uma vantagem de 17 pontos pra cima do alemão.
Psico. Mas pelo comportamento esboçado por Lewis no pódio de Interlagos, podemos concluir que o inglesinho ainda sofre de uma pequena instabilidade psicológica. Ou ele sabe de alguma trapaça dentro de sua equipe para favorecer o inimigo.
Estranho. Não é normal um piloto chegar em segundo na penúltima etapa sabendo que na decisão não precisa da vitória para levar o título, se comportar daquela maneira. Teoricamente a pressão seria toda pra cima do alemão, pois seria ele quem tem que correr atrás do melhor resultado. Porém, o comportamento do inglês nas comemorações em Interlagos não mostra essa lógica.
Sorriso pálido. Também não foi normal o cumprimento de Nike Lauda com Totó Wolf, depois da bandeirada que consagrou Nico como vencedor. Ali tinha uma falsidade estampada. Porém, não tem como provar essa situação. Lauda, talvez sabendo que Lewis está numa ótima fase, foi obrigado a jogar para a torcida. Com a vitória de Nico, a última etapa se tornaria mais interessante do que com mais uma vitória do Lewis.
Os protagonistas
Nico Rosberg. Nico começou a disputar na F1 em 2006, um ano antes de Lewis. Porém, ao contrário de Lewis, nunca pilotou um carro de ponta até 2013. Até o momento, ele tem oito vitórias, quatorze poles e disputou 165 etapas. E está com 17 pontos de desvantagem em relação ao Lewis Hamilton.
Lewis Hamilton. Lewis estreou na F1 já num carro vencedor, a MP4-22 de 2007. Sua temporada de estreia foi esmagadora com um pódio já na primeira etapa e alcançou sua vitória no Canadá. Tendo um desempenho acima da média, a paz nos boxes da equipe deixou de existir. Lewis terminou como vice e Alonso deixou a equipe. Em 2008, Lewis conseguiu ser campeão numa decisão estranha em Interlagos. Em 2013, foi para a Mercedes e, agora, nem precisa vencer em Abu Dhabi para ser campeão.
Situações que podem resultar no título
Para Hamilton ser campeã basta chegar em 2º lugar para não depender de resultados de Rosberg.
Para Rosberg ser campeã uma simples falha mecânica no carro 44 ou vitória de Nico, com Hamilton, no máximo, em 3º; ou ainda, Nico em 2º lugar, com Hamilton, no máximo, em 6º. Um 3º lugar, com Hamilton até 7º. Um 4º lugar, com Hamilton até 9º. Se for 5º lugar, Hamilton até 10º.
Uma ótima semana!!!