REGINALDO LEITE

A temporada de 2025 terá a presença de cinco novatos

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 13/03/2025 às 08:27
Compartilhar
Iniciando 2025 (Foto/Reprodução)

Iniciando 2025 (Foto/Reprodução)

A temporada de F1 de 2025 começa neste final de semana na Austrália, no circuito de Albert Park, encerrando o longo e intragável jejum sem corridas. Vale lembrar que, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, foram realizados os testes da temporada na pista de Sakhir, no Bahrein.

Normalmente, esses testes trazem algumas surpresas, como um carro do pelotão intermediário registrando tempos extraordinários ou equipes de ponta escondendo seu verdadeiro potencial. No primeiro caso, vimos Sainz Jr. com a Williams fazendo ótimos tempos. Já no segundo, notamos uma McLaren muito consistente.

Na realidade, é quase impossível tirar conclusões definitivas desses testes, pois há muitas variáveis envolvidas. A situação mais próxima da realidade ocorre durante as simulações de corrida, já que, para realizá-las, todas as equipes utilizam uma quantidade de combustível semelhante.

No segundo dia de testes, observamos três carros realizando simulações de corrida ao mesmo tempo: a McLaren, com Lando Norris; a Ferrari, com Leclerc; e a Mercedes, com Kimi Antonelli. O ritmo da McLaren se mostrou superior, com a Ferrari vindo em segundo e a Mercedes logo atrás. Nas últimas temporadas, a equipe inglesa nunca se saiu bem no circuito barenita, mas, desta vez, teve um ótimo desempenho. Agora, imagine como será em um circuito onde o carro se adapta melhor ao traçado.

A McLaren teve o melhor carro da temporada passada, exceto nas primeiras etapas, e foi a campeã do Mundial de Construtores. Portanto, não há nada de anormal se começar bem este ano. A Ferrari foi a única equipe que fez mudanças radicais no carro para esta temporada, enquanto as demais aprimoraram a base do ano passado. A Red Bull enfrentou problemas em Sakhir e não conseguiu concluir seu cronograma de testes. Ainda assim, Max Verstappen registrou tempos rápidos na tarde do último dia.

Enfim, testes são testes e dificilmente revelam a realidade de forma nua e crua. O que podemos perceber é que McLaren, Ferrari e Mercedes estão próximas em desempenho, nessa ordem, enquanto a Red Bull surge como uma incógnita, pois apresentou um carro instável nos três dias de testes. No entanto, vimos no ano passado que o fator Verstappen pode ser decisivo para a equipe taurina, já que ele venceu algumas etapas mesmo sem ter o melhor carro. A verdade só será revelada ao final da bandeirada em Albert Park.

Os fãs brasileiros terão que acordar de madrugada para acompanhar as quatro primeiras etapas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por