Sakhir abre o campeonato de F-1 (baleia-leite)
Neste próximo final de semana, nos dias 03, 04 e 05 de março, acaba o martírio dos apaixonados pela categoria principal do esporte a motor. Foram mais de três meses sem corridas no Bahrein. E de lá parte para a vizinha Arábia Saudita, dias 17, 18 e 19 de março.
E, como sempre acontece, a mídia especializada passa esse intervalo falando besteiras ou inventando situações, algumas até estupidas. Enfim, agora a boataria quase acaba e os fatos reais ganham espaço. A temporada de 2023será a maior de todos os tempos, com 23 etapas.
Por outro lado, os testes pré-temporada foram o menor dos últimos tempos, com apenas três dias, nos quais vimos que a Red Bull deverá ser o carro a ser batido. Os tempos obtidos em testes normalmente são uma incógnita, já que ninguém sabe como um bom tempo de um carro qualquer foi realizado. O que realmente interessa nos testes é a confiabilidade dos novos carros. E quem não conseguiu completar seu programa de testes já começa atrás na temporada. Um exemplo aleatório foi a McLaren e também a Alpine.
Em contrapartida, a Aston Martin surpreendeu. Na temporada passada finalizou com o sétimo posto e nestes testes se mostrou muito melhor em relação ao carro do ano passado. Alguns repórteres conceituados no paddock afirmaram uma melhora surpreendente. Tem gente dizendo que nas simulações de corrida só perde para Red Bull. A equipe dominante da era hibrida, a Mercedes, aparentemente ainda não se encontra no nível da Ferrari e Red Bull.
Mas os testes não expressam oque realmente é verdade. Só após a bandeirada final do GP do Bahrein é que saberemos a verdade. A ordem das forças seriam Red Bull, Ferrari e Mercedes. E a Aston Martin? Ainda não é possível saber onde de fato ela se encontra. Os franceses da Alpine não demonstraram muito nos testes e já anunciou que fará modificações em seu bólido para a corrida deste final de semana.
Já a Williams, última colocada das temporadas passadas, realizou uma ótima quilometragem com seus carros e sem grandes falhas, obtendo uma melhora de mais de dois segundos em relação aos testes do ano passado. Ao final da etapa deste domingo saberemos toda a verdade.
Programação do Grande Prêmio do Bahrein
Treino livre 1 - sexta feira – 08h30 - BANDSPORTS
Treino livre 2 - sexta-feira - 12h - BANDSPORTS
Treino livre 3 - sábado – 08h30 - BANDSPORTS
Classificaçao – sabado - 12h – BAND E BANDPORTS
Corrida – domingo – 12h - BAND