REGINALDO LEITE

Amor e fanatismo dos japoneses

A décima quinta etapa do Mundial de F1 foi atípica. Há anos não se via uma...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 10/10/2012 às 14:01Atualizado em 19/12/2022 às 16:55
Compartilhar

A décima quinta etapa do Mundial de F1 foi atípica.  Há anos não se via uma torcida tão eufórica com o piloto da casa como nesta etapa. Para falar a verdade, faz tempo eu não torcia com tanto afinco por uma terceira posição como torci pelo Kobayashi. Não só pelo piloto, mas pelo amor e fanatismo dos japoneses nas últimas dez voltas de Suzuka. Foi lindo e emocionante. Lembrou-me as vitórias de Senna em Interlagos. Só que o carinho e a educação dos japoneses são marcantes.

 Surpresa. Num campeonato em que a McLaren vinha sendo o carro da hora, o traçado nipônico nos trouxe uma grata surpresa e as RB 8 se mostraram invencíveis. Nos treinos e na classificação. A pole de Vettel foi deprimente para os concorrentes. Uma diferença de quase meio segundo para o próximo carro de outra equipe, que era de Button. Estranhamente, o acerto do carro de Hamilton foi equivocado e ele conseguiu apenas a nona posição do grid.

Regularidade. Antes da etapa japonesa, a maioria dos críticos e comentaristas de F1 nunca apontaria ou considerariam que Alonso pudesse estar apenas com quatro pontos de vantagem sobre o próximo perseguidor, depois da bandeirada final. Devido a sua regularidade até aqui. E foi, justamente, pelo homem que Alonso expulsou da equipe italiana. Um ser de outro mundo (F1), mais conhecido como Iceman, e que os comissários nem cogitaram em punir, pois o erro foi do espanhol.

 Mãe Dinah. Porém, duas semanas atrás, considerávamos a possibilidade de Alonso perder sua grande vantagem. No entanto, eu esperava que seria por uma quebra mecânica, e não por um toque após a largada. E ainda acho que uma falha mecânica pode acontecer com o rei da sorte, que é o único piloto até agora a não pontuar em duas ocasiões e estas por culpa de acidentes. Na Bélgica, ele foi vítima e, no Japão, foi por ele.

Mago.  Com essa vitoria irretocável por sinal, Vettel assumiu a condição de principal rival de Alonso pela luta do título. Mas algo me chama atençã será que as McLaren ficaram obsoletas de um dia para o outro? Não tem muita lógica, e já na Coreia elas devem estar na ponta e roubando pontos de Vettel para alegria do espanhol e dos italianos. Ou será que Newey achou outra fórmula mágica? Difícil de acreditar, porém não impossível, pois ele ainda é o mago dos projetos e ideias mirabolantes.

Doce com sal. Os italianos tiveram um fim de semana complicado. Seu piloto número um se deu mal. Porém o número dois fez uma corrida brilhante e conseguiu seu primeiro pódio desde o GP da Coreia de 2010. Pódio este que deveria ser a credencial para sua renovação de contrato com os macarrônicos. Mas nada foi assinado ainda! E o papo que rolava antes, era que seu contrato só seria renovado depois da etapa japonesa, e se ele fosse bem na prova. Porém, nada ainda foi concretizado e a rádio Paddock, agora já está até arrumando vaga para o brasileiro na Sauber.

Duas vezes, Massa. Nesse fim de semana vimos dois Massas alcançarem o segundo lugar. O primeiro foi nosso piloto da F-1, e segundo, o candidato a vice-prefeito de nossa cidade.

Pancadaria. Desde que acompanho a Nascar, e faz tempo, já assisti a muitos acidentes envolvendo vários carros. É quase uma marca registrada da categoria em ovais grandes. Esses mega-acidentes são chamados de Big One. Porém, o que vimos na última volta da corrida de Talladega, domingo passado, foi o maior. Talvez o maior da história. No final, a pista parecia um ferro-velho de tanta sucata espalhada. A vitória ficou com Matt Kenseth, um dos poucos não envolvidos na pancadaria.

Programação do GP da Coreia.

O Circuito de Yeongam estreou em 2010, onde Alonso foi o vencedor. A pista tem 5.615 metros e a corrida é realizada em cinquenta e cinco voltas. Perfazendo um total de 308,630 km/s. Essa pista foi construída em um ano e sua estreia quase chegou a ser adiada devido ao cronograma das obras.

1º - Treino - quinta-feira - 11/10 – 22h – SporTv

2º - Treino - sexta-feira - 12/10 – 2h – Sportv

3º - Treino - sexta-feira - 12/10 – 23h - SporTv

Classificação - sábado - 13/10 -  2h – Globo

Corrida - Domingo - 14/10 -  3h –

Globo e Sportv (horário alternativo) e Rádio JM

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por