Depois de alguns meses sem a categoria maior, veremos seu início na madrugada de domingo, 18. Acho horrível esse intervalo de mais de quatro meses sem F-1. No início, em novembro, é um calvário, pois passamos de março a novembro vendo competições e depois ficamos sem nada e vivemos só de fofocas ou especulações. Porém, tudo volta ao normal agora na Austrália.
ESPERANÇA. Espero que a primeira etapa seja das melhores. E, na memória, a melhor corrida de estreia mais recente foi o GP da Austrália de 2009, uma etapa que poderíamos considerar histórica. Vimos várias disputas e com carros no pódio que não valiam nada nas casas de apostas antes da corrida. Button venceu e Burrinho foi o segundo. Iniciava-se ali o domínio do carro branco, que antes da etapa era apenas um azarão, e, no decorrer do ano, vimos que apenas um carro fora do regulamento mais que foi aceito pelos cartolas apenas para cutucar os grandes.
SURPRESA. Também vimos nesta primeira etapa a boa surpresa que foi Vettel no terceiro posto na classificação. E o carro da RBR não era da turma dos difusores, ou seja, usavam um carro dentro do regulamento. Também na classificação vimos o velho Rubinho de sempre, aquele que aparentemente traz consigo uma sina, uma sina de azar. Barrichello havia dominado o q1 e o q2, mas, na hora H, no q3, ele simplesmente foi o Rubinho de sempre: apagou. E Button foi o pole. Coisas do destino desse bom piloto, mas que sempre falhou na hora do vamos ver!
ÚLTIMA. O grande nome desta etapa foi o italiano Jarno Trulli, que havia conseguido o sexto posto na classificação e depois foi desclassificado. Acabou a corrida no último degrau do pódio. Foi a última grande corrida desse piloto. Hamilton também fez uma corrida surpreendente. Também largou do fundão e terminou nos pontos, porém foi desclassificado horas depois da prova. Pilotou muito bem e, como acontece algumas vezes, usa mais os braços do que o cérebro. Isso aconteceu na primeira etapa de 2009, ou seja, a primeira corrida depois de seu título de 2008 em Interlagos, onde Massa foi o campeão por alguns segundos e um piloto alemão ajeitou o resultado para Hamilton.
MARCANTE. Tudo que comentei até agora foi apenas uma esperança do que pode ser a prova da Austrália de 2012. Mas talvez nunca mais veremos uma equipe do fundão ganhar uma etapa e com dobradinha, pois, fora as boas disputas, o que mais marcou aquela etapa foi ver um pódio sem Ferrari e McLaren, que eram as forças dominantes até aquele dia. Os carros de 2012 são os mais feios da história, com duas exceções.
GÊNIO. Em 2012, as coisas voltaram ao normal, mas com uma pequena diferença. Não temos a Ferrari dominando e nem a McLaren imbatível. A imbatível agora é a Red Bull do bom e experiente Adrian Newey. Mexeram no regulamento mais uma vez para 2012, com o intuito de nivelar as diferenças geniais que Adrian acha do dia para noite e, assim, esses devaneios do gênio vão ser mais difíceis de ser aplicados. O regulamento é mais uniforme e não permite aqueles pulos do gato que Newey achou nas últimas temporadas. Mas ele e seu carro devem ser as referências novamente. Parece que ele é a reencarnação de Colin Chapman, mas com mais astúcia, mais humano e dentro da lei.
VERDADE. Agora, na Austrália, é a hora da verdade. Nada do que vimos na pré-temporada deve valer. Agora não tem essa de esconder o jogo e nem aquela de equipe média ser a mais rápida do dia. Quem fingiu ter um bom desempenho vai ter que mostrar isso na pista. E quem fingia de morto vai ter que ressuscitar, pois agora é para valer. As emoções começam na quinta-feira e vara a madrugada de sexta-feira, no SporTV.
Programação do GP da Austrália – Melbourne
1º Treino - Quinta-feira - 15/03 – 22h30 - SporTV
2º Treino - Sexta-feira – 16/03 - 2h30 – SporTV
3º Treino – Sábado – 17/03 - 00h00 – SporTV
Classificação – Sábado - 17/03 - 03h00 - Globo
Corrida – Domingo - 18/03 - 03h00 – Globo e Rádio JM
Felicidades a todos!
baleia.v@uol.com.br