REGINALDO LEITE

Brasil perdeu várias oportunidades de ser campeão em 2013

Se 2013 não foi lá essas coisas, 2014 não promete (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 03/01/2014 às 09:02Atualizado em 19/12/2022 às 09:35
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Quando comecei a escrever esta coluna, pensei: quem vai ler uma coluna de F1 quando não temos corridas ou testes?  Porém, sei que você está comigo! Sem carros ou motos na pista, a mídia se ocupa com o acidente de Schumacher.

Gelada. O acidente e o estado de saúde do ex-piloto ocupam todos os noticiários de sites e blogs. Não só os especializados. Muitos mostram os grandes momentos do piloto e, lógico, ninguém descreve os ruins. A prática de esquiar na neve era um dos hobbies favoritos do alemão. O piloto corre risco de vida.

Cabeça. Normalmente, pessoas que sofrem lesões cerebrais sempre carregam algum tipo de sequela. Nelson Piquet garante que sua carreira na F1 acabou depois daquele acidente na Tamburello. O mesmo Nelson garante que Felipe Massa também nunca foi o mesmo depois do acidente da Hungria, em 2009. Massa nega. Mas, se observarmos o desempenho de Felipe no campeonato de Kart que ele organiza todo ano, podemos concluir que realmente ele perdeu performance. Ganhou em 2006. Venceu uma bateria em 2007 e outra em 2008. Depois nunca mais ganhou ou venceu uma bateria.

Confusão. A rede do Plim-Plim havia mostrado num programa dominical, o heptacampeão praticando um esporte a cavalo, e dizia ser este o novo hobby do alemão. No entanto, mais tarde, apareceu a notícia do acidente na neve. E isso fez com que muitos desavisados achassem que o acidente havia sido em montaria.

Resumo. O ano de 2013 não foi dos melhores para o automobilismo brasileiro. Na F1 tínhamos apenas um representante, e este, claramente como segundo piloto. E para piorar o cenário, nosso piloto novamente não fez uma boa temporada. Com um carro de ponta conseguiu apenas um pódio. Foi mais uma temporada para esquecer.

Resumo II. Em dois campeonatos mundiais houve chances de sermos campeões.  Na Fórmula Indy, com Helio Castroneves, e na GP2, com Felipe Nasr. Perdemos os dois campeonatos pela falta de agressividade ou excesso de regularidade de nossos representantes. Castroneves foi vice e Nasr terminou como quarto colocado. De bom mesmo foi a vitória na centenária 500 milhas de Indianápolis de Tony Kanaan.

Esperança. Se 2013 não foi lá essas coisas para nós, 2014 não promete nada melhor. Na F1 continuamos com o mesmo representante e agora num carro inferior. Nasr tinha uma vaga na Sauber, mas faltou dim-dim e a equipe suíça vai de Gutiérrez mesmo. Pode ser ainda que o brasiliense consiga vaga na Marussia ou Caterham. Que não ajuda em nada.

Esperança II. Nas categorias inferiores, teremos Gustavo Lima. Mais um piloto brasiliense que vai disputar, pela primeira vez, o Toyota Racing Series, tradicional campeonato realizado na Nova Zelândia. Gustavo Lima deve repetir outra temporada na  Fórmula 4 neste ano. Pietro Fittipaldi também deve renovar para mais uma temporada de aprendizado. Bruno Bonifacio deve fazer outra temporada na F Renault. Lucas di Grassi é o piloto que desenvolve o novo Fórmula E, novo campeonato da FIA com carros elétricos, e tem tudo para ser piloto oficial da Audi em Le Mans.

Felicidades!

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