O cirquinho do Verme Ecclestone vai ser montado no próximo fim de semana na Espanha, onde será realizada a etapa de Barcelona. Esta é uma pista que todas as equipes conhecem de cor, ou seja, onde todas as equipes realizam seus testes no início da temporada, já há algum tempo. Bons tempos aqueles que o circuito de Jacarepaguá era o palco dos testes. Na época falavam que eram testes de pneus, mas na verdade testavam de tudo.
Novidade. A F-1 viveu um fato inusitado na semana passada, quando foram realizados testes durante três dias numa pista da Ferrari, a Mugello. O Verme tenta esconder ou disfarçar, mas sempre joga a favor dos italianos. Na verdade, os testes eram mesmo para que a turma do macarrão, que está atrás dos demais, tivesse a chance de testar algumas modificações feitas apenas no túnel de vento, mas, para saber a realidade, nada melhor que a própria realidade. A novidade fica por realizarem testes no início da pré-temporada europeia, fato que não acontecia desde a redução imposta por Max Mosley.
Testes são testes. O carro que melhor se apresentou em Mugello foi a Lotus, de Grosjean. Mas como testes são algo obscuro, não podemos afirmar que a Lotus é realmente o bicho-papão da hora, apesar dos resultados do Bahrein, onde eles estiveram próximos da vitória. Barcelona é uma pista onde as grandes têm conhecimento de 110% do circuito e os menores tendem a ser apenas coadjuvantes. Até mesmo os carros de Maranello podem se sair melhor que a bela Lotus preta. Mas espero estar enganado e que as ex-Renault tenham encontrado o caminho das pedras e assim diversificar ainda mais esse campeonato.
Só uma. E se o carro italiano ficar na frente da sensação dos testes de Mugello, esse carro deve ser o do hispânico, pois a Ferrai do Massa parece ser outra. Desde o ano passado, sempre tem algum pangaré da mídia especializada colocando alguém no lugar do Massa. E normalmente por algum interesse próprio. Mas a maioria deles afirma que Alonso é o melhor do mundo no momento e, se isso fosse verdade, não adiantaria de nada colocar qualquer outro piloto no lugar do brasileiro, que este iria levar tempo do asturiano.
Porém, essa não é bem a verdade. Também acho que Alonso dominou a equipe no geral e assim fica difícil lutar contra ele dentro do espaço macarrônico. Parece aquele cão que quando entra num ambiente começa a urinar em todos os cantos para demarcar território. E o maior ardor de sua urina vem dos euros do Santander. Mas a economia vem mudando e Santander parece que está deixando de ser santo. E se isso realmente acontecer, o espanhol vai falar fino e os educados italianos de agora voltarão ao normal. Pena que Massa deve estar fora de lá quando isso acontecer.
Bomba. A equipe da estrela de três pontas está indignada com o Verme Ecclestone. E até ameaça deixar o circo.
O motivo são as regalias que Ferrari e Red Bull conseguiram no novo Pacto da Concórdia. A Mercedes acha que deveria ter o mesmo tratamento e o Verme, por seu lado, soltou essa: “Por que a Mercedes deveria ter o mesmo acordo que as demais? O que eles fizeram na F-1? Ganharam uma corrida e nada mais”.
Hora errada. Essa situação veio numa péssima hora, pois a FOM colocou suas ações à venda na Bolsa e a saída dos alemães afetaria o valor das ações da empresa do Verme. Mais uma vez, aparece alguém tentado pressionar o manda-chuva do circo. Por outro lado, já imaginou a F-1 sem a equipe da estrela e sem os motores alemães? Ficariam a pé a McLaren e a Force India. Mas, pelo que conheço dele, certamente vai achar uma maneira de aparar as arestas.
Mundial de motos. No fim de semana passado, a turma das duas rodas correu no belo autódromo de Estoril em Portugal, que deixará de fazer parte do mundial ano que vem. Essa data vai para los hermanos da Argentina. Assim, no ano que vem, seremos obrigados a comparecer na capital argentina. Pelo menos as coisas por lá são mais em conta que no Rio de Janeiro.
Corrida. Tanto a Moto 2 quanto a Moto 3 tiveram corridas boas e até eletrizantes. Na Moto 3 vimos a primeira vitória da KTM com Sandro Cortese, depois de uma disputa feroz, daquelas de ombro a ombro, com o Viñales. A sensação da categoria, o jovem italiano Romano Fenati, abandonou a prova. Mas enquanto estava na pista foi o autor da manobra mais bonita do fim de semana ao ultrapassar três pilotos numa tacada só. Na Moto 2, outra disputa boa entre Marques e Spargaro. Deu Marques no final, depois de vacilo do Spargaro na chicane nos últimos metros do circuito. Na Moto GP, Stoner mais uma vez acabou com a graça ao não dar chances aos adversários. Mesmo reclamando de problemas na roda traseira de sua moto, ele não tem encontrado adversários. Já o grande Valentino anda irreconhecível e, neste ano, até já chegou atrás do Nicky Hayden, seu companheiro na Ducati.
Programação do GP da Espanha
1º Treino - Sexta-feira – 5h – SporTV
2º Treino - Sexta-feira – 9h – SporTV
3º Treino - Sábado – 6h – SporTV
Classificação - Sábado – 9h – Globo
Corrida - Domingo – 9h – Globo e Rádio JM