O ano de 2012 começa a acontecer no mundo do automobilismo. O Mundial de Rally WRC foi o primeiro. Depois foi a vez dos protótipos em Daytona (Alms). E domingo passado era para acontecer a primeira prova da Nascar. Outra 500 milhas com tradição de cinquenta anos. A categoria de maior prestígio para os cidadãos norte-americanos, que a consideram como a melhor a Cup, ou seja, a categoria principal da Nascar.
Hoje não. Foi assim que São Pedro decretou o dia de domingo para as 500 milhas de Daytona. A prova de maior prestígio da série. Se Mônaco é a mais da F1 e Indianápolis é a maior prova de F Indy, essas 500 milhas da Nascar representam algo semelhante. Talladega e Indianápolis são vitorias que muitos perseguem, mas na Nascar não há nada mais glorioso para um piloto do que vencer as 500 milhas de Daytona. E nesses cinquenta anos esta foi a primeira vez que a prova não aconteceu na data certa.
Espera. A badalada 500 Milhas foi realizada na segunda-feira e cheia de percalços. A prova começou com um atraso de duas horas. A corrida acabou de madrugada e com as arquibancadas lotadas. Isso demonstra como os irmãos do norte são fãs dessa categoria. E como sempre houve alguns acidentes coletivos, o acidente mais louco foi no final protagonizado pelo Montoya, que não se sabe como bateu num caminhão de serviço, aqueles que são usados para secar a pista e usam uma turbina na carroceria. Houve uma explosão seguida de um incêndio, que chegou a danificar o asfalto da pista. Montoya e o condutor do caminhão não se feriram.
Ford. O dia foi dos carros da Ford. O mais incrível é que apesar de tantos acidentes, um piloto liderou quase toda a corrida e acabou no topo do pódio, o Matt Kenseth, da Roush. O queridinho dos torcedores, Dale Earnhardt Jr., conseguiu um segundo posto com um Chevrolet e por pouco não estraga a festa de Kenseth. Greg Biffle, Denny Hamlim, Jeff Burton e Paul Menard completaram os seis primeiros lugares. A nova sensação da categoria Danica Patrick, que migrou da Inddy para Nascar ficou no primeiro big one, logo no comecinho da etapa. Esse acidente também tirou o pentacampeão Jimmie Johnson.
Na sexta-feira. Dois brasileiros correram na Truck Series: Miguel Palupo e Nelsinho Piquet. Palupo conseguiu a pole e liderou algumas voltas. Nelsinho também chegou a liderar a prova, porém nenhum dos dois conseguiu um final feliz. Palupo não terminou e Piquet foi apenas o 22º. Os dois se envolveram em acidentes, o do Nelsinho foi de onze carros. Para ser sincero foi uma loteria ou uma corrida insana. E como toda coisa insana, o vencedor também não poderia ser alguém experiente da categoria.
Velho Mundo. No cirquinho do ‘Verme Ecclestone’ foi realizado o primeiro treino em Barcelona. E logo de cara aconteceu um fato inusitad a Lotus, antiga Renault, notou que tinha feito um chassi aleijado. E agora foi a vez da Murussia, ex-Virgin, se dar mal. Seu chassi não passou no Crash-Teste da FIA. E assim vai ficar fora dos últimos treinos coletivos da pré-temporada, em Barcelona, que serão realizados nos dias 1º e 4 de março. O carro da Murussia assim como o da McLaren são os únicos que não usam o bico rebaixado.
Revés. O erro feio da Lotus foi aquela ducha de água fria nos ânimos da equipe, pois a contratação de Räikönein era das mais badalas e eles foram bem em Jerez. Porém, no seletivo circuito de Barcelona, eles descobriram o erro e espero que consigam arrumar a casa. Ano passado a equipe Frank Williams cometeu um erro semelhante e não conseguiu reverter durante o ano. E é bem possível que a Lotus viva o mesmo drama agora. Já no caso da Murussia, eles devem passar no próximo Crash-Teste, já que eles não fabricam seus chassis na China, como algumas marcas que aportam por aqui (Effa, Chery, Jac, Chana, Lifan e mais um monte de trancas), e assim é apenas uma questão de tempo e reforços nos locais certos.
Lotus. Depois de recolher seus carros em Barcelona, a equipe tenta com a FIA e com as equipes restantes, uma data especial para compensar os dias perdidos em Barcelona. Essa é uma tarefa difícil. A Ferrari e a Red Bull receberam um sonoro não ao tentarem treinar no dia cinco de março em Barcelona. Tanto Red Bull como Ferrari pediram um dia especial depois que a Mercedes conseguiu uma data diferente para testar seu novo modelo W3. Porém, a Mercedes abdicou de um dia em Jerez com o carro antigo e ganhou um dia a mais com o modelo novo.
Felicidades a todos!