REGINALDO LEITE

Com ajuda do clima, Hamilton vence circuito belga

O fato foi algo tão inesperado que o próprio Lewis (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 28/08/2013 às 09:34Atualizado em 19/12/2022 às 11:23
Compartilhar

O circuito belga é demais, o melhor do mundo. É um circuito complet com pequenas e grandes retas, curvas de alta e de baixa e até chicanes. E para completar a receita, o tempo é dos mais doidos. Até a classificação pode ser mais emocionante neste lugar. E neste ano não mudou. Com o diferencial da instabilidade climática, a lógica não prevaleceu: a Mercedes de Hamilton conquistou a pole.

Sincero. O fato foi algo tão inesperado que o próprio Lewis declarou que a vitória se deu devido às condições climáticas e não pelo seu desempenho e muito menos do carro. A chuva quase sempre embaralhou os resultados nesta pista. Button é um dos vários exemplos disto, pois venceu uma etapa largando lá de trás e com um carro médio.

Recente. Nosso Felipe Massa venceu em Spa em seu ano de glória, 2008, e foi praticamente pelo acaso e não pela sua performance. E não foi só Massa que se deu bem em Spa pelo acaso. Quase todos grandes campeões tiveram a sorte de ser vitoriosos em alguma ocasião pelo destino propriamente dito.

Atual. Depois de uma classificação mascarada, a realidade voltou no domingo. Isto é, o clima não cooperou e a lógica voltou a prevalecer. A RB9 novamente se mostrou ser uma criação de Newey, um carro perfeito e sobrando. Vence em todo tipo de pista em que se apresenta. Circuitos de rua, de baixa e de alta.

Esclarecendo.  Esse comentário de enaltecer o carro de Newey não tem a intenção de desmerecer a qualidade de pilotagem de Vettel. A verdade é que na categoria mor, F1, só vence quem ter o melhor carro e nunca o melhor piloto. O primeiro campeonato de Damon Hill é prova disso. O grande desafio é juntar as duas partes, um grande piloto e um ótimo carro.

Exempl Senna só foi campeão depois que conseguiu casar a McLaren com os motores da Honda. Lewis é certamente o mais rápido dos atuais pilotos, e ainda tem a coragem de dizer que não tem um carro para ser campeão no momento. Kimi é também  um senhor piloto, porém está sem carro para ser campeão. E é o exemplo real de que não basta ser ótimo, tem que estar montado num carro vencedor.

2013. Essa etapa foi um passeio dominical da dupla Vettel/ RB9. Não houve reação ou tentativa da concorrência. Simplesmente a dupla sumiu na frente. Mas como Spa é Spa, nas posições posteriores aconteceram várias ultrapassagens. A melhor foi de Suttil para cima do Gutierrez na descida para a Eau Rouge. Houve também briga de foice com Maldonado no comando. Punições não faltaram. E como sempre, algumas além da lógica.

O resto. Rosberg conseguiu um quarto posto com qualidade, pois o quinto colocado, Webber, tinha um equipamento bem superior. Por falar no Webber, ele tem se especializado em largar mal e desta feita seu carro parecia estar bom e sem os costumeiros defeitos no Kers. Button completou o top seis. O inglês tentou surpreender, mas viu que não era vantajoso realizar a corrida apenas com uma troca de pneus. Grosjean foi o único que fez a corrida com apenas uma e terminou em oitavo. Kimi fazia uma corrida gostosa, brigava muito e ultrapassava todos que apareciam em sua frente, até que o freio acabou.

El triste. Fernando Alonso fez uma bela corrida e ganhou cinco posições logo na largada. Conseguiu o segundo posto ou o primeiro depois da dupla invencível. Porém, mesmo com um ótimo rendimento, sua cara, naquela salinha que antecede o pódio, era de quem estava de mal com o mundo. Contrastando com a animação de Lewis e Vettel. Comentários a respeito dessa cena começaram a pipocar na mídia. Tem jornal até o colocando na Lotus. O espanhol está acostumado a ser o centro das atenções e o clima já não é dos melhores no seio da equipe vermelha.

No paredão. Nosso representante no Mundial fez uma corrida de recuperação. No estilo quase sem sal ou tempero. A sétima colocação foi o máximo que conseguiu, enquanto o espanhol fez o segundo posto. A vida de Massa na equipe parece que está chegando ao fim. Espero que ele consiga reverter essa situação. O chato é que seus resultados fracos empurram a equipe para baixo no Mundial de Construtores. A Ferrari ocupa o terceiro posto na tabela do Mundial de Construtores, com 218 pontos. Atrás da Red (312) e Mercedes (235)

Felicidades!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por