Como os carros estão parados nas fábricas e não podem nem realizar testes particulares, o esporte se movimenta nos bastidores. Na segunda-feira (9), foi realizada uma reunião do grupo de estratégia e da comissão da F1. No encontro, ficou acertado que não haverá aumento no peso mínimo dos monopostos.
Adrian Newey, Button e Hulkenberg haviam pedido um aumento no peso mínimo dos novos carros devido a chegada de novos equipamentos que o regulamento de 2014 exige. Hulk e Button são dois dos pilotos de maior estatura no grid e por isso reivindicavam essa medida. O peso mínimo dos carros de 2013 era de 642 kg e o de 2014 690 kg. Ferrari, Lotus e Mercedes votaram contra. Para que houvesse o aumento, todos os presentes deveriam votar a favor.
BOA. Na mesma reunião ficou acertado que os carros passam a ter uma numeração fixa, do 2 ao 99. O número 1 é do campeão da temporada anterior, que poderá escolher outro número. Ninguém comentou, mas certamente passarão a ser mais visíveis, pois ultimamente em muitos carros eles não eram destacados. Essa regra começará a valer na temporada de 2014. Em caso de disputa pelo mesmo identificador, vencerá aquele que obteve o maior número de pontos na temporada anterior. Vamos ver quem vai brigar pelo duas dúzias.
INESPERADO. Também foi aprovado um novo sistema de pontuação na F1. A última prova de 2014 terá pontuação dobrada, assim como acontece na nossa Stock Car há tempos. Sendo assim, o GP de Abu Dhabi de 2014 já contará com o novo sistema. A FIA alegou que, assim, todos os pilotos e equipes tentarão dar o máximo até o final.
PARTE CHATA. Quando a cartolada se reúne, sempre aprova uma ou outra medida boba. Desta feita, criaram uma nova punição de cinco segundos para infrações leves durante as corridas. O grande problema é que os fiscais e comissários são muito flexíveis em suas punições. Dependendo da equipe e ou do piloto, não existe punição. E muitas das vezes punem situações menores e até ridículas de serem penalizadas.
PIADA. Como não poderia deixar de ser, também criaram uma regra que certamente não será cumprida ou pelo menos até hoje quem tentou implantar, como Max Mosley, não conseguiu e já saiu de cena. Aprovaram um teto orçamentário que passará a valer em 2015. Todos são a favor da boca pra fora. Mas na hora de cumprir à risca, Ferrari, Red Bull e Mercedes não conseguem ficar quietas e metem a mão no bolso. A McLaren também era desta turma.
DISFARÇANDO. Na rádio paddock comentam que, como não se pode treinar nas pistas, os italianos acharam uma maneira de burlar a regra. Colocaram o novo motor 1.6 turbo num modelo turismo que ainda está em testes, LaFerrari, na pista de Fiorano. Isso é meio estranho ou sem sentido, pois os parâmetros são muito distantes num modelo de turismo para o de F1.
VIROU MODA. Não demorou muito e os franceses imitaram os italianos e foram mais atrevidos, pois colocaram seu motor de 2014 num chassi da World Series. O que já é bem mais próximo de um F1 que a LaFerrari. Sendo assim, os parceiros da Renault, Red Bull, Lotus e Caterham devem estar sorrindo de orelha a orelha. Estamos na frente.
FINAL. A Stock Car, categoria rica do automobilismo nacional, realiza sua última etapa neste fim de semana em Interlagos. A prova também será a Corrida do Milhão. O campeonato tem como líder Thiago Camilo, com 185 pontos. O vice-líder é Daniel Serra, com 181 pontos. Ricardo Maurício é o terceiro, com 178 pontos. Cacá, com 160, é o quarto. O título deve ficar com um dos quatro. O interessante é que os quatro dominam muito bem o Circuito de Interlagos. Valdeno Brito 132 e Max Wilson 131 também têm chances matemáticas.
Programação da etapa final da Stock Car
Treino - Sábado (14/12) - 16h - SporTv
Corrida - Domingo (15/12) - 10h45 - Globo
Felicidades!