Passaram-se quatro meses desde o GP de Abu Dhabi. E neste final de semana,finalmente, voltamos com a categoria rainha. Categoria que vem sofrendo com a falta emoções. E no intuito de melhorar as emoções a Fia no apagar das luzes aprovou um novo formato de classificação, no estilo mata mata, mesmo com a maioria do pilotos sendo contra.
Silencio. A mesma entidade também ordenou que as equipes não passassem mais informações técnicas via radio para os pilotos durante a prova. A meu ver essa é uma boa mudança. Os pilotos vão ter que usar o feeling para fazer as alterações que precisa.
Cola. Os pilotos hoje em dia já têm que lidar com um grande numero de botões no volante, e depois que lançaram essas unidades de potencias hibridas o trabalho dos pilotos foi aliviado pela turma dos boxes. Os engenheiros notavam pela telemetria o que precisava ser feito e passava via radio para os pilotos. Agora a coisa mudou e assim poderemos ver algumas colinhas pregadas no interior do cokpit.
Ruim . Quando você estiver lendo esta coluna no sábado já aconteceram três treinos e a classificação. Infelizmente essa coluna tem que ser feita até as quartas feiras. Assim não temos como falar dos treinos ou da classificação.
Logica. Usando a logica podemos dizer que os carros alemães ainda são superiores. Pois nos treinos de inverno a Mercedes nunca se preocupou com a velocidade enquanto os italianos faziam os melhores tempos quase em todas as seções.
Jogando. A Mercedes não se preocupou em fazer tempos extraordinários para não assustam a concorrência e de quebra os fãs. Mas em corrida não tem como esconder o jogo. E para incrementar ainda mais a receita, os carros prateados sofreram apenas uma pane durante os oito dias de treinos.
Torcida. Se a logica indica os carros alemães só nos resta torcer para que o desempenho velos da Ferrari seja real e eles realmente consigam lutar de igual para igual com a Mercedes.
Terceira fila. A Williams vai sofrer para manter seu terceiro posto que ocupa desde 2014. A Red Bull tem um chassi muito superior e agora o trem de força da Renault não esta tão raquítico como o da temporada passada. Os ingleses Glove ainda vão sofrer em alguns tipos de traçados com a Force India e Toro Rosso. A disputa nesta fila deve ser bem parelha.
Guerra. A moto GP também estreia 2016 neste final de semana. E como sempre p GP inaugural é o GP do Qatar, uma etapa noturna. E essa categoria que viu uma guerra no final da temporada passada volta com algumas mudanças fortes. A fornecedora de pneus mudou, agora é a Michelin quem fornece a borracha. Mas a maior mudança é quanto a eletrônica.
Pacto. A principal mudança é na central eletrônica ( ECU) que será a mesma para todas equipes. Com o objetivo de conter os gastos das equipes, e assim nivelar a competição. Porem se alguém conseguir um desenvolvimento ao longo do ano, e quiser efetuar qualquer tipo de mudança, esta devera ser realizada em conjunto com a fornecedora e com aprovação das demais. Imitando o pacto da concórdia da F1. Detalhe a central é da Magnetti Marelli, antiga fornecedora da Ducati, ai os italianos podem levar uma pequena vantagem.
Programação do final de semana
Sábado
Moto GP – GP do Catar - Classificação - 13h35
Domingo
F 1- GP da Austrália - Corrida - 2h
Moto 3- GP do Catar - Corrida - 12h
Moto 2 – GP do Catar – Corrida-13h20
Moto GP- GP do Catar – Corrida -15h
Uma ótima semana!