A corrida do Reino Unido foi eletrizante e disputada. Um estouro! Na realidade, foram cinco estouros, com Hamilton, Massa, Vergne, Perez e Gutierrez sofrendo por falhas dos pneus, e que marcaram a etapa. O maior prejudicado foi Lewis, que liderava a prova, e perante à sua torcida foi ao último posto. O segundo em projeção foi Massa, que era o quarto quando seu pneu traseiro explodiu e provocou uma bela rodada. Massa conseguiu reverter tudo numa generosa areia de escape, e voltou aos boxes caindo para o último posto. Vergne, Perez e Gutierrez também foram prejudicados pelo defeito pneumático.
Diante desse caos, o vencedor da etapa foi Rosberg que apenas herdou a posição daqueles que abandonaram. Vettel, pela primeira vez no ano, não marcou pontos. Seu câmbio falhou. Foi praga do Alonso que vinha mandingando o alemãozinho há várias etapas. Nas últimas voltas, Rosberg suportou um ataque de Webber.
Sinal. Essa etapa foi injusta para alguns e generosa para outros. Mas um piloto se mostrou acima do caos. Webber era segundo no grid, sofreu um toque na largada e terminou a segunda volta lá pela décima segunda posição, mas foi remando. E por pouco não venceu. E se houvesse mais duas voltas, certamente venceria. Mas é o caso do SE, e SE não ganha corrida. E esse SE é apenas uma desculpa dos perdedores.
Nico. Hamilton, campeão de 2008 por meio ponto, tinha como meta, na Inglaterra, vencer e superar seu companheiro de equipe. Na verdade, já em Mônaco ele se sentia pressionado pelo companheiro. O algoz de Shumi estava começando a sufocar o inglesinho, mas em Silverstone ele esperava a revanche. E aconteceu o pior. Rosberg venceu pela segunda vez em 2013. Hamilton foi um brilhante quarto colocado. Mesmo depois das duas vitórias de Nico, Lewis está na frente na tabela. Nico espera terminar o ano na frente de Lewis, que vai lutar pelo título. A verdade é que a Mercedes está a cada dia melhor. Mas ganhar o campeonato de 2013 é quase um sonho. Quase.
Lutadores. Nessa etapa movimentada e cheia de surpresas, Hamilton, Webber e Massa se destacaram com ótimas recuperações. Alonso lutou muito, como sempre. O terceiro posto teve um gosto amargo. Com a desistência de Vettel, ele precisava do primeiro. Paul De Resta foi o piloto que ganhou mais posições na etapa, saiu do último posto e ainda chegou em nono. Está pilotando muito.
Críticas. Felipe Massa atacou novamente no treino de sexta-feira. Sofreu uma rodada e ficou a pé no restante do treino. A imprensa italiana não perdoou e atacou o brasileiro e questionou sua permanência na equipe vermelha. Depois da boa performance na corrida, falaram da bela largada e do azar com o pneu traseiro, sem elogios. Elogios somente para Alonso.
Verme. O repórter convidado do Plim Plim, Barrichello, levou uma reprimenda do cacique da F1. Ao entrevistar Ecclestone naqueles minutos que antecederam a largada, Barrichello se surpreendeu com as palavras do Verme. Ele simplesmente pegou o microfone na mão do Rubinho e disse que ele, Rubens, deveria era estar no Brasil nas passeatas e reivindicando um Brasil melhor. Barrichello não teve coragem de traduzir as palavras do Verme e perguntou a seus colegas se eles haviam entendido. Aí o Reginaldo Leme traduziu, não com todas as letras. Mais uma amarelada do Barrica.
Borracha da discórdia. Muitos culparam a Pirelli pelo festival de estouros em Silverstone. Porém, foram as equipes Red Bull, Ferrari, Lotus e Force India que impediram a fabricante de mudar os pneus. Aqueles pneus que deveriam ser testados no Canadá seriam usados em Silverstone. Como não houve mudança na fabricação, os italianos apenas adicionaram uma quantidade maior de cola na confecção. A Pirelli ressalta que os pneus usados até agora com cinta de aço são seguros. E culpa as equipes pelos estouros. Segundo a fabricante, as equipes estavam usando a calibragem incorreta. E agora, na Alemanha, os pneus com a cinta de Kevlar serão usados, mesmo com poucos testes.
Programação do GP da Alemanha
1º Treino - sexta-feira - 6h – SporTv
2º Treino - sexta-feira - 9h – SporTv
3º Treino - sábado - 6h – SporTv
Classificação – sábado – 9h – Globo
Corrida - Domingo - 9h - Globo
Felicidades!