REGINALDO LEITE

Corridas históricas

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 28/05/2016 às 16:44Atualizado em 16/12/2022 às 18:43
Compartilhar

 Corridas históricas

O automobilismo vive neste final de semana a realização de duas das provas mais tradicionais desse esporte: Mônaco e Indianápolis. A terceira é Le Mans, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de junho. Mônaco está presente na F1 desde 1950, porém, a primeira corrida realizada nas ruas de Monte Carlo foi em 1929. * Já em Indianápolis, a primeira corrida aconteceu em 1911. A etapa deste ano será a de número 100 das Quinhentas Milhas. As três (Mônaco, Le Mans e Indianápolis) formam a tríplice coroa. Até hoje um único piloto conseguiu ganhar as três corridas, Graham Hill.

Merça. Na equipe Mercedes, a dupla vive situações distintas. Rosberg tem a tranquilidade de seu lado. Líder tranquilo do campeonato (43 pontos de vantagem) e vencedor das últimas corridas em Mônaco; se bem que a última a vitória não veio por seu próprio mérito.

* Já no boxe ao lado, tudo muda. Lewis precisa brecar a sequência do companheiro e não tem espaço para tranquilidade no seu cérebro. Já vimos no passado que Lewis não funciona muito bem quando acuado; sua meta é vencer ou vencer. Braço para isso ele tem e espero que tenha cabeça também.

Comando. O alto comando da equipe já avisou: nada de disputas ferrenhas entre eles. Quer dizer: não se toquem. O mais importante é a equipe, e não as disputas pessoais. Uma coisa é certa, a equipe só vai deixar os dois disputar com base na estratégia. Na pista não deverá ter embates.

Vaca brava. A Red Bull, por ter o melhor chassi, mais uma vez deve fazer uma boa apresentação em Monte Carlo. Penso até que as Ferrari vão sair na terceira fila novamente. E, além do melhor chassi, a equipe no Principado contará com uma versão atualizada do motor Tag Heuer, na verdade Renault.

Realidade. Entre os pilotos vamos torcer para que a equipe não interfira na disputa, deixando os dois fazer seus trabalhos de pilotos. Essa é uma situação difícil de acontecer, pois o mundo inteiro está de olho no jovem holandês, sendo que tem gente dentro da equipe a fim de capitalizar com esses holofotes. Dificuldade. A equipe Williams vive o oposto da Red Bull em Mônaco.

O chassi da equipe é um dos piores nesse tipo de traçado. Só para relembrar: em 2014, Massa largou no décimo sexto posto e Bottas, no décimo terceiro. Em 2015, Massa largou em décimo segundo e Bottas, em décimo sexto. E neste ano, apesar de melhorias no chassi, a situação não deve ser muito diferente.

Otimistas. Na McLaren o clima é de euforia. O traçado nos favorece e teremos uma unidade de força atualizada. A esperança da equipe reside no bom chassi que ela diz possuir. Realmente, Monte Carlo não exige um ótimo conjunto de força, e sim um carro bem equilibrado, ou seja, bom nas curvas de baixa velocidade e nos cotovelos de Mônaco.

Tempero. A corrida do Principado normalmente é a mais curta do calendário. Isso quando não chove. Segundo a meteorologia, as chances de chuva neste fim de semana são de 50%. E corrida com chuva nessa pista é uma loteria e um festival de pancadas. Geralmente, quem lidera nessas horas é Bernd Maylande, o piloto do Safetty Car. 

Programação das tradicionais neste fim de semana:

F1 – GP de Monte Carlo

3º – Treino – sábado – 6h – SporTV

Classificação – sábado – 9h – SporTV

Corrida – domingo – Globo

500 milhas de Indianápolis

Corrida – domingo – 13h – Bandeirantes

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por