O fim de semana passado nos brindou com a décima sexta etapa do mundial de motos, a etapa da Malásia. No mundo das duas rodas normalmente vemos belas e emocionantes disputas nas categorias que antecedem à principal, a Moto GP. A Moto 3 e a Moto 2 nos proporcionam muito prazer.
Doce de chuchu. A Moto GP, que é a cereja do bolo, ultimamente não tem proporcionado boas disputas. Hoje dois pilotos dominam a categoria e há duas marcas que também predominam. Assim, o resto do grid é mero figurante, mais ou menos como no cirquinho do Verme. Porém, a F1 este ano tem tido alternância de poder entre as marcas.
A aposentadoria precoce de Stoner e uma fratura fora de hora tiraram da disputa uma das figuras mais aguerridas do campeonato. Com Stoner fora, o campeonato parecia estar nas mãos do hispânico da Yamaha, Lorenzo. Porém, do nada, Pedrosa passou a andar bem e disputar de igual para igual com Lorenzo, apimentando assim um campeonato que já parecia ter dono. E a turma da Yamaha colocou a barba de molho. Pedrosa tem surpreendido a todos no paddock com sua pilotagem atual, eficiente e fria. Diferente do que tinha feito até hoje na Moto GP. Pedrosa foi campeão das 125 e duas vezes das 250. Mas na Moto GP, nada.
Moto 3. Mais uma vez essa categoria nos deixou sem tirar os olhos da telinha. O melhor de tudo foi ver um piloto da casa lutar pela ponta desde as voltas iniciais. O malaio Khairuddin vinha realizando boas apresentações nesta temporada, mas perdia o ritmo do meio para o fim das etapas. Mas na Malásia ele conseguiu a pole e sempre esteve na luta pela vitória. Foi emocionante ver a torcida local ovacionar seu piloto. No entanto, na última curva, o Malaio perdeu sua posição para Cortese, que se sagrou o primeiro campeão desta categoria. Para alegria geral, Khairuddin fez o segundo posto e foi o primeiro malaio a chegar ao pódio no mundial de motos. O show da torcida pagou o ingresso.
Detalhe. No pódio da Moto 3 não havia nenhum representante dos espanhóis. Espanhóis estes que vêm dominando todas as categorias do mundial de motos. No pódio tinha um alemão em primeiro, um malaio em segundo e outro alemão em terceiro, e todos com KTM; a primeira Honda chegou em quinto com o português Miguel Oliveira. Não me lembro há quanto tempo isso não acontecia, mas tem muito tempo.
Moto 2. A corrida foi atrasada devido às chuvas e realizada com pista molhada, o que embaralhou os ponteiros. Na frente, apareceram aqueles pilotos que não temem pista escorregadia e também aqueles que não desfrutam de um bom equipamento, mas que, no molhado, podem mostrar suas habilidades. Na chuva, os equipamentos se nivelam por baixo. Assim, os favoritos que andam em motos bem preparadas ficaram atrás da turma que manda só no braço e na coragem.
E novamente a torcida malaia ficou em transe. O motivo foi um piloto malaio que só correu nesta etapa em 2012 e que após largar em 27º começou uma escalada que o levou ao primeiro posto. O nome da fera é Hafizh Syahrin. Já perto do final, Syahrin perdeu o ritmo por causa de seus pneus, mas ainda conseguiu uma brilhante quarta posição. A corrida acabou em bandeira vermelha e o vencedor foi o já veterano samarinês Alex de Angelis. O líder do mundial, Marques, caiu e abandonou, o vice-líder Spargaro chegou apenas em décimo primeiro. Na Moto GP, vitória de Pedrosa com Lorenzo em segundo. A boa surpresa foi o terceiro posto de Stoner. Seu primeiro pódio, depois da fratura.
Nitroglicerina. Segunda-feira passada se reuniram na sede da FIA o Verme Ecclestone e as equipes da F1. O motivo foi a renovação do Pacto da Concórdia, que é o acordo que rege as leis e a distribuição dos lucros da categoria. De um lado, as equipes sempre querendo uma participação maior e, do outro, Verme segurando a barra para não mexerem na sua parte, que é a mais significativa. O interessante é que no final ele sempre se dá bem. Mas, desta feita, a Europa vive uma crise e as equipes tendem a ser mais duras e podem aumentar sua fatia neste bolo milionário. A guerra vai ser feia, mas boa de assistir.
Programação do GP da Índia
1º Treino - sexta-feira – 26/10 – 2h30 – Sportv
2º Treino - sexta-feira - 26/10 – 6h30 _ Sportv
3º Treino - sábado - 27/10 – 3h30 – Sportv
Classificação - sábado - 27/10 – 6h30 – Globo
Corrida - Domingo - 28/10 – 7h30 – Globo e Sportv
Felicidades a todos!