REGINALDO LEITE

Equipe nova apimenta disputa e movimenta o paddock: fã de F1 está cansado de ver sempre os mesmos ganhando todas

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 18/07/2015 às 09:31Atualizado em 16/12/2022 às 03:23
Compartilhar

  Saudades!

Todos no paddock até o GP inglês só tinham críticas para a F1 atual. Bastou uma corrida interessante para que a opinião de muitos mudasse: faltava uma equipe nova na disputa.

E o mais chato é que isso vem ocorrendo há tempos, na categoria. O fã do esporte está cansado de ver apenas uma equipe ou piloto ganhando. Aos poucos se desinteressa pela categoria. Fora a mania boba do Verme de brecar imagens da categoria no You Tube.

Saudades. Não é de hoje, acabaram aqueles campeonatos onde duas ou três equipes disputavam o Mundial, e que quem era regular se dava bem. Essa categoria, por ser a maior, teoricamente, sempre recusou adotar um chassi e motores iguais para todos.

Domínio. E assim, na busca pela vitória, vemos um pequeno grupo realizando gastos astronômicos. E esse pequeno grupo normalmente comanda a categoria, no quesito vitórias e gastos. No final de 2013 mudaram o regulamento para brecar o domínio imposto por Newey e suas ótimas criações.

Era uma maneira de conter o domínio do Toro Vermelho que entrou na categoria em 2005 e contratou o melhor projetista da categoria, a melhor equipe de marketing, os melhores engenheiros e tudo mais para ser a melhor. E demorou cinco anos para ganhar seu primeiro campeonato.

Escola. Na sequência, comprou a italiana Minardi, uma equipe quase tradicional por largar no fundão. A intenção era dar quilometragem aos novos talentos das categorias de base, patrocinados pela equipe do energético. E sempre deu muita atenção para F Renault 2000 e, posteriormente, elevando-os para a World Series.

Mas com esse novo regulamento não adianta apenas dinheiro. As regras impedem que a turma que está atrás possa evoluir durante a temporada.

Duvidoso. Na prática esse regulamento caiu como uma luva para a equipe Mercedes, a única que tinha um bom desenvolvimento dessa tecnologia, antes de virar regra. Indiretamente ou sem querer os cartolas adotaram uma regra que ajudou os alemães.

Parceria. Estranhamente, depois que a nova regra foi adotada, a equipe demitiu seu melhor funcionário. Um tal de Ross Brawn. Pois ficou evidente que com o trabalho dos bastidores com a cartolada a equipe não precisaria mais de um grande profissional da área e contrataram um mercenário para seu posto. Mas com uma boa influência no lado escuro da categoria.

Mais do mesmo. E assim temos novamente uma categoria onde apenas uma equipe domina. E para complicar, com uma mecânica complexa e cara e, o mais chato, sem muitas emoções, com pouco barulho e ainda onde os pilotos são obrigados a economizar combustível.

* O GP da Rainha mostrou que apesar de todos os defeitos da F1 hoje, se houver disputas entre as equipes a torcida vibra e volta a admirar a categoria.

Voltei. No mundo das duas rodas as Hondas se mostraram superior às Yamahas na pista alemã de Sachsenring. A Yamaha conseguiu emplacar seis vitórias consecutivas. Mas na Alemanha vimos que a Honda híbrida (chassi de 2014 e motor de 2015) deu ao Marc Marquez a liberdade de acelerar sem medo de errar e ele voltou a pilotar como às duas temporadas anteriores. Venceu sem dar a mínima chance aos concorrentes.

Imitando. Lorenzo largou muito bem, parecia o Massa de Silverstone, e tomou a ponta. Mas não demorou muito e Marquez liderou e chegou a abrir cinco segundos do segundo. Outro que fez uma ótima prova foi Pedroza que conseguiu o segundo posto. Restou para o The Doctor o terceiro posto.

Antecipando. Valentino Rossi hoje lidera o Mundial com 114 pontos de vantagem para Marquez. Faltam nove etapas para o final do campeonato. Se o resultado da Alemanha se repetir até o final do ano, 1º de Mark e 3º de Rossi, Mark se torna campeão na penúltima etapa. Para deixar a decisão à última etapa, Rossi precisa de dois segundos lugares. Ainda, se Valentino conseguir três segundos, se torna campeão. Isso com Marquez ganhando as demais.

Uma ótima semana!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por