REGINALDO LEITE

Essa prova pode ser decisiva

Poderemos ver realmente quem é a equipe que está na frente das demais...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 18/07/2012 às 11:23Atualizado em 19/12/2022 às 18:28
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No próximo final de semana teremos o GP da Alemanha. Alemanha que no auge do Schumacher sediava dois  GP’s por ano, situação que a Espanha viveu nos últimos anos. A manha era realizar o GP do país e depois fazer outro com o nome de GP da Europa. Nos bons tempos do Shumy isso acontecia na terra dos chucrutes. Mas depois do alemão parar, os hispânicos que molharam a mão do Verme. E assim isso passou a acontecer na Espanha. Mas o dindim minguou na Espanha e eles não terão dois GP’s em  2013.

O que esperar. Pelo lado esportivo essa prova pode ser decisiva, pois poderemos ver realmente quem é a equipe que está na frente das demais. Será que a Ferrari evolui ao ponto de ser o melhor carro? A Red Bull vem demonstrando que é o melhor carro, porém tem pisado em ovos. Uma quebra de motor e seu melhor piloto em má fase. A McLaren precisa reagir e Button mais ainda. E também temos a incógnita da Lotus. Será na Alemanha sua vitória.

Lotus. Para Grosjean as coisas já começaram mal. Ele vai perder cinco posições no grid por trocar o câmbio depois do GP inglês. E Raikkonen tem um péssimo retrospecto na Alemanha, pois já abandonou seis etapas realizadas por lá. Como a esperança é a última que morre, o finlandês espera acabar com a urucubaca neste ano. A Lotus estreia uma nova versão de seu carro neste final de semana.

McLaren. Os ingleses vinham bem até aquele incidente entre Maldonado e Hamilton em Valência e o fraco rendimento em Silverstone empurrou Hamilton para o quarto lugar do campeonato. O que mais anima é a estreia de uma nova versão do carro para o GP Alemão. Hamilton espera assim poder voltar a lutar pela ponta e repetir a vitória do ano passado. Já Button precisa se reencontrar com a velocidade. Seus últimos resultados estão abaixo do carro inglês.

Red Bull. Em Valência, os taurinos lançaram um novo carro e tinham a vitória na mão até que o Touro em que Vettel montava parou para tomar água. Na Inglaterra, a vitória coube ao outro piloto da equipe, o come quieto do Webber. Vettel nunca venceu na Alemanha. Foi quarto em 2011, terceiro em 2010 e segundo em 2009, ano em Webber venceu na casa do companheiro.

Ferrari. Os italianos lançaram seu novo carro no Canadá e de lá para cá sempre estiveram no pódio. Depois do Canadá até Felipe Massa passou a ser outro piloto em termos de competitividade. Já o espanhol não é preciso nem comentar. Mesmo sem carro, ele conseguiu uma vitória pela sorte e sempre achava um lugar no pódio. E do Canadá para cá ou é primeiro ou segundo e é o líder do campeonato.

Outros. A Mercedes vai correr em casa e sempre tem um motorzão em solo alemão. Mas a lógica diz que não devem lutar pela ponta, assim como Force India, Sauber e Williams. Se acontecer, seria por conta do destino. Mas quem tem sido decisivo mesmo em 2012 são os pneus italianos. Quem melhor souber entendê-los sempre se dá bem.

Bonito. O mundial de motos realizou mais uma etapa na Itália, uma das nações mais apaixonadas pelas duas rodas. Mas somente um piloto local se sagrou vencedor. Andrea Iannone na competitiva categoria Moto 2. Foi um show do piloto da casa que conseguiu a ponta na última volta. Foi emocionante ver a paixão da torcida com a vitória de um piloto local.

Menino. Na Moto 3, a prova também foi ótima e o vencedor foi o hispânico Vinäles com um italianinho de dezesseis anos no seu vácuo. Romano Fenati é o nome da fera, que mesmo sem um equipamento de ponta, já venceu uma etapa nesta temporada. Essa é a categoria com maiores disputas da motovelocidade. A categoria rainha, a Moto GP, foi a de menores emoções do final se semana. Vitória da Yamaha com Lorenzo. Stoner, o campeão atual, está desmotivado e não fez uma boa prova. Ao contrário do companheiro Pedroza, o segundo.

Programação do GP da Alemanha

Neste ano, o GP alemão volta à tradicional pista de Hockenheim, circuito reformulado em 2001 em nome da segurança, mas na verdade a reforma desconfigurou uma ótima e seletiva pista e por interesses financeiros e não de segurança. Mais ou menos como aconteceu com Interlagos. A pista atual tem 4.574 metros e prova terá 67 voltas totalizando um total de 306,5 km. A velocidade máxima foi de 310 km por hora. E o recorde do circuito pertence a Kimi Raikkonen e é de 2004 com uma volta de 1:13.780.

1º Treino - Sexta-feira - 20/7 - 5h - SporTv

2° Treino - Sexta-feira - 20/7 - 6h - SporTv

3º Treino – Sábado - 21/7 - 6h  - SporTv

Classificação – Sábado -  21/7 - 9h - Globo

Corrida - Domingo - 22/7 - 9h - Globo e Rádio JM

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