FECHANDO A CONTA
Quando eu era pequeno, achava que o estado de Minas Gerais era aleijado, pois não tinha mar e nem autódromo. Com o passar dos anos, apareceram represas, como Furnas (Escarpas do Lago), Jaguara e por aí vai. O que nos ajudou a remediar um pouco a falta do mar. Mas autódromo, nada.
Longe. Os mineiros eram obrigados a viajar até o Rio ou São Paulo para correr ou simplesmente assistir às corridas. Nem por isso deixamos de ter alguns poucos mineiros se dando bem no automobilismo. Toninho da Matta e seu filho Cristiano representaram bem o nosso Estado. Também Bruno Junqueira. E tivemos muitos outros que, no momento, não me recordo.
Em casa. Mas, agora, contamos com um bom autódrom o Circuito dos Cristais, na acolhedora cidade de Curvelo, distante 520 km de Uberaba. É certo que faltam alguns detalhes e que a parte verde não foi concluída, no entanto, ficou muito bom. Parabéns aos empreendedores e proprietários!
Folgado. A Stock Car realizou sua 11ª etapa na pista mineira, na semana passada. E Felipe Fraga não deu chances para ninguém e venceu a corrida 1. E seu colega de equipe e escudeiro nesta etapa, Marcos Gomes, ficou em segundo. Barrichello foi o terceiro colocado. Rubinho nunca vai esquecer essa pista, pois liderava a corrida 2 quando, na última curva, sofreu uma pane seca. É dolorido ver todos os pilotos passando e não ter como reagir. Fraga tem 37 pontos de vantagem sobre Rubinho.
Sem lógica. Ricardo Maurício aproveitou o infortúnio de Barrichello para vencer a etapa. Tuka Rocha e Daniel Serra completaram o pódio. Ricardinho só conseguiu vencer a etapa mineira porque foi penalizado, obrigado a largar dos boxes. Sendo assim, ele não fez a volta de alinhamento e nem a de apresentação. Por isso, tinha um pouquinho mais de combustível que Rubinho. Resumind ganhou porque foi penalizado. Tem lógica???
Final. Neste domingo vamos ter a final da categoria máxima das quatro rodas. Abu Dhabi será o palco da etapa. Uma pista travada e quase sem pontos de ultrapassagens. E nesse cenário, quem se torna favorita é a equipe do Touro Vermelho. Não na classificação, pois a Mercedes é quase insuperável nesse quesito.
Hora H. Nico Rosberg não pode, nessa etapa, correr apenas marcando Lewis Hamilton, como fez nas últimas três, pois, certamente, vai ter Red Bull na briga. Imagine se as duas RB fiquem em segundo e terceiro, e Nico consiga apenas o quarto posto... E Lewis, o primeiro, logicamente.
Números. O sistema de pontuação da F1 é: 1º - 25; 2º - 18; 3º - 15; 4º - 12; 5º - 10; 6º - 8; 7º - 6; 8º - 4; 9º - 2 e 10º - 1. Agora, se Hamilton for o segundo, chega a 373 pontos e Nico fica precisando apenas de um sexto lugar para levar o título. Caso o inglês seja o terceiro no pódio, alcança 370 pontos. Aí, o germânico pode até chegar num oitavo, para passar essa marca. Qualquer outro resultado de Hamilton, de quarto para baixo, o título é de Rosberg.
Dica. Quando for abastecer seu veículo, procure um lugar de confiança, onde o proprietário seja conhecido. Nunca abasteça apenas de olho no valor do combustível. O posto Joia, na Orlando Rodrigues da Cunha, atende a todos os requisitos de honestidade e qualidade.
Programação de Abu Dhabi
3º Treino - Sábado - 8h - SporTV
Classificação - Sábado - 11h - SporTV
Corrida - Domingo - 11h - Globo
Uma ótima semana!