REGINALDO LEITE

Férias agitadas

Mesmo obrigadas a fechar as portas por duas semanas, fábricas não param

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 09/08/2015 às 22:33Atualizado em 16/12/2022 às 22:53
Compartilhar

Férias agitadas

A F1 entrou de férias. São as famosas férias de verão. Nesta época, teoricamente, pilotos e equipes, engenheiros, mecânicos e todos que trabalham nas pistas vão para casa rever seus familiares e amigos. Essa é a lei.

Mas... Em muitas equipes, o pessoal da fábrica quase não para. Oficialmente todas são obrigadas a ficar fechadas por duas semanas, mas o período de descanso é de quatro semanas. Porém, hoje, com a internet, é possível desenvolver muitos trabalhos fora da fábrica.

Por outro lado. Já os fornecedores de motores não têm obrigação de parar por duas semanas. E quem está atrás não deve mesmo. A Honda faz questão de noticiar que estão a todo vapor, e que na Bélgica eles estarão com um motor melhor que o usado na Hungria. Com cerca de 15% a mais de potência.

Brabeza. Japonês tem a fama de trabalhar muito. Porém, pelos meus cálculos, os profissionais da Honda teriam que trabalhar vinte e cinco horas por dia, sem aquela pausa para chazinhos e outras coisas mais, até o final do ano, para se igualar aos italianos. Já para atingir o nível dos alemães não temos o cálculo certo, ainda. Porém, acho que eles vão chegar ao objetivo. Já os franceses da Renault estão na moita e calados, nessa questão de trabalhar nas férias.

Lero-lero. Na rádio paddock, os franceses são assunto diári a compra da Toro Rosso. É certo que as duas partes se sentaram à mesa para negociar. No entanto, a escuderia italiana deu um stop e, do dia para a noite, surgiu a notícia de que os franceses estavam em negociação com a Lotus.

No lucro. A Lotus atual era a equipe Renault. Então, se isso realmente acontecer, quem pode sair no lucro é a turma do energético, que poderia negociar com a Mercedes, pois sobraria o lote que a Lotus usava. Já pensou um Red Bull com o motor alemão? Adeus o resto, o que não inclui a equipe oficial da marca. Certamente, nunca vai oferecer seu motor de última geração para a cliente rival.

Fria. Nessa dança dos propulsores, quem pode se dar muito mal é a Sauber, que tem uma longa e boa relação com a Ferrari. No entanto, ano que vem estreia a americana Hass, que vai usar os propulsores italianos, como primeiro cliente. E assim, a Sauber seria relegada ao segundo plano e, pior, perderia o bom desconto de primeiro cliente. Hoje a Ferrari coloca seus pilotos da escolinha para treinar na equipe suíça, obtento, portanto, um bom desconto nos propulsores. Sendo assim, a equipe iria ser cliente da Renault. Péssima troca.

Supremacia. Essa metade de campeonato de 2015 demonstra um domínio ainda maior dos alemães em relação a 2014. Lewis Hamilton está bem mais à vontade que em 2014. Lewis venceu cinco etapas contra três do Rosberg e duas de Vettel. Na tabela, Lewis tem 21 pontos de vantagem para Nico, e 42 para Vettel. Já no campeonato de construtores, a Mercedes tem 147 pontos de vantagem para a Ferrari.

Crash. No fim da semana passada vimos a sexta etapa do campeonato de Stock Car, no Autódromo Internacional de Curitiba (que tem tudo para não existir em 2016). A prova já começou com controvérsias ao ser anunciada, dias antes, punição ao líder do campeonato, Cacá Bueno. O vencedor da corrida principal foi Marcos Gomes, que agora lidera o campeonato, com 25 pontos de vantagem para Júlio Campos. Cacá, que era o líder até Curitiba, caiu para o quarto posto e está a 27 pontos do primeiro colocado. O prejuízo foi grande para o piloto da Red Bull Mattheis. A próxima etapa será no ótimo autódromo de Goiânia, em 16/08. É a famosa Corrida do Milhão, onde Cacá pode diminuir seu prejuízo.

A etapa foi marcada por senhor acidente, na nona volta da prova, quando o carro de Thiago vinha capengando em plena reta e foi atingido por Raphael Mattos. Na sequência, o carro de Felipe Fraga, que vinha embutido no de Mattos e não teve como desviar de Camilo, o atingiu com mais velocidade. Felipe La Penna também se envolveu, mas sem grande gravidade.

Uma ótima semana!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por