Enquanto quase todos estão ligados na Copa do Mundo de futebol, o esporte a motor salvou a pátria da minoria que não curte o mundo da bola, com duas corridas. Uma de motocicleta, em Misano, com a sétima etapa do Mundial de Super Bike, onde mais uma vez
Tom Sykes da Kawasaki venceu as duas baterias. E a outra, o GP da Áustria de F1.
O GP da Áustria foi marcante. Após onze anos, vimos a categoria rainha das quatro rodas voltar para a bela Áustria.
O circuito é ótimo, o autódromo no geral e seu entorno possui uma das mais lindas paisagens do calendário. E justamente no retorno da F1 à Áustria nosso Felipe Massa fez as pazes com a pole position. A última foi em 2008, em Interlagos.Novidade.
Essa etapa começou diferente de todas, ou seja, duas Williams na primeira fila. Massa largou bem, como quase sempre, e Rosberg logo tomou a segunda posição do Bottas, que não deixou barato e retomou o segundo posto alemão na sequência.
Bottas está cada dia melhor. Então, vimos, por quatorze voltas, duas Williams ponteando enquanto nas etapas anteriores sempre tinha pelo menos uma Flecha de Prata na ponta.
Qi. Hamilton pagou caro por ter errado na classificação e saiu em nono. Mas na corrida fez uma ótima largada e passou todos até encontrar Rosberg e as Williams, isso na primeira volta.
No entanto, sua corrida parou por aí e, mais uma vez, Rosberg chegou na sua frente. Hamilton também tem sofrido com sua equipe nas trocas de pneus. As do alemão sempre são melhores. Acho Hamilton mais rápido na pista, mas na hora da pressão ele perde.
Parecia.
Massa fez um bom início de corrida e sempre com Botas na sua companhia, que era acompanhado das Mercedes. Tudo ia bem até que começaram as primeiras trocas. Mais uma vez, a Williams pisou na bola com o brasileiro. Ele entrou nos pits em primeiro e saiu em quarto.
A equipe errou o time de parar, demorou realizar a primeira parada, e também fez um péssimo serviço na troca dos Pirelli. Erraram o responsável pela estratégia e os mecânicos.
Frustração. O quarto posto do Felipe no final da corrida foi sua melhor colocação até aqui na Williams. Porém, esse quarto ficou entalado na garganta, pois seu companheiro de equipe foi o terceiro. E assim deu à equipe seu primeiro pódio desde 2012. Bottas ainda mantém uma boa margem de pontos sobre Felipe Massa, são 25 pontos de vantagem. Chora, Massa!
Sexta. A equipe vermelha virou a rainha da sexta-feira. E no resto do fim de semana vira coadjuvante. Alonso tem se esforçado para levar o carro ao pódio, mas não tem obtido sucesso e só na China ele conseguiu.
Kimi Raikkonen não se achou com o carro e quando consegue algo expressivo alguma zebra acontece. O corpo técnico tem se desdobrado para melhorar o carro e tem desenvolvido atualizações.
Mas os outros também estão em evolução e os vermelhos não conseguem chegar às melhores posições ao final das corridas. Mais um ano perdido.
E assim, os comentários de Alonso em outra equipe vão só aumentando.Pedrinha. Perez, desta feita, fez uma boa corrida. Numa estratégia diferente dos ponteiros conseguiu um ótimo sexto posto, considerando que ele largou do décimo sexto posto. Já seu eficiente companheiro foi apenas o nono.
A Force India tem sido a pedrinha no sapato da equipe de Glove. A Williams, mesmo com o ótimo fim de semana da Áustria, ainda está a dois pontos da Force India. Dos 87 pontos dos indianos, 59 são do Hulkenberg.
Outra. A McLaren, que começou o ano em alta, não consegue mais acompanhar os ponteiros. Não estou falando só da Mercedes. Red Bull, Ferrari, Force India e Williams estão na frente da equipe inglesa. Esperávamos que até a primeira metade do campeonato eles fossem bem, mas fizeram apenas a primeira etapa bem.
E não deve melhorar muito, pois os alemães da Mercedes não vão passar suas últimas atualizações para a equipe já que ela está comprometida com a Honda para 2015. E o segredo nessa nova unidade de força é tudo para a Mercedes. E por falar em fase ruim, a Lotus não tem feito nada, conseguiu apenas 8 pontos.
A corrida praticamente foi decidida nessa primeira parada, pois a partir daí nada mudou na ponta. O que mudou nessa etapa foi o tanto que os carros ingleses melhoram em relação aos Mercedes.
Na primeira fase da corrida, os carros alemães ficaram acompanhando as Williams; o normal seria eles passarem e sumir. Pelos menos em pistas de alta as FW estão chegando perto das Flechas de Prata.
Vettel continua seu calvário, e mais uma vez ficou sem potência em plena corrida. E Ricciardo mal chegou aos pontos e foi apenas oitavo. Frustrante para quem veio de uma vitória. E para completar a receita, mais uma dobradinha da Mercedes. O que deve se repetir mais algumas vezes nesta temporada.