Great Weekend
O fim de semana passado foi lotado de boas competições. Tanto nas duas quanto nas quatro rodas. Nas duas rodas rolou a Etapa da França, em Le Mans. E vimos, pela primeira vez no ano, um piloto não hispânico vencer uma categoria.
Por décadas os espanhóis não tinham um piloto que se sobressaísse no esporte. Até que Angel Nieto apareceu ganhando tudo nas categorias inferiores. Mas no automobilismo a situação foi um pouco mais longa. Demorou muito mais.
E com o sucesso do nanico, quer dizer Nieto, os hispânicos começaram a gostar das duas rodas. E o próprio Nieto iniciou um movimento ou uma filosofia de criar e desenvolver novos talentos nas duas rodas e assim eles foram trabalhando e aprendendo, e criando categorias-escolas e passaram com o tempo a ter bons pilotos. Alex Barros foi aluno dessa primeira fase da motoescola espanhola. Foi pra lá quando ainda moleque.
Foram muitos anos tentando criar uma infraestrutura de ponta. Na época do Alex, eles ainda não eram eficientes. Mas ofereciam estrutura melhor do que ele tinha no Brasil na época. Evoluíram e, atualmente, dominam o esporte das duas rodas. Bem que nosso presidente da CBA poderia se espelhar no exemplo deles e recriar nosso automobilismo. Porém, isso no momento é apenas um sonho. Precisamos e rápido de alguém que queira refazer nosso esporte pela base. E pelo jeito estamos na m. Não tem ninguém a fim de trabalhar em prol do esporte. Corremos o risco de não ter um representante numa equipe de ponta em 2013.
MotoGP.Voltando às corridas do fim de semana, na MotoGP vimos que a ameaça de desemprego de Pedrosa tem feito bem ao piloto da Honda. Na classificação, ele foi péssimo, porém na corrida que começou com piso molhado ele foi bem e Marquez, que era o pole, caiu para o meio do pelotão e andou por lá muito tempo. Marquez ainda não tem o total domínio das 1000 da moto GP. No molhado e por enquanto. Mas depois de algumas voltas e com a pista melhorando, Marquez mostrou que é um ser diferente. Foi se adaptando às condições e começou a fazer tempos assustadores. Ele vai ser o novo rei por anos alguns, assim como uma reencarnação de Agostini ou Rossi.
Raça. Cal Crutchlow numa Yamaha satélite foi o segundo. Mesmo correndo com uma lesão na perna, foi o herói do dia. Isso é ter raça, força de vontade. Sem querer desprezar Pedrosa que ignorou o piso molhado e venceu apesar do calor que Dovizioso lhe proporcionou. O legal da chuva é isso, uma Ducati mandou na prova com Dovizioso por um bom tempo. Rossi ia bem até cair. Lorenzo estava num dia ruim, o pior dos últimos dois anos, terminou em sétimo. Esteve irreconhecível na França. Pedrosa assumiu a ponta do campeonato.
Moto 2. Na Moto 2 vimos Scott Redding, britânico, vencer. O primeiro não espanhol a vencer neste ano. Mika Kallio e Xavier Simeon segundo e terceiro respectivamente, também não são espanhóis. Pol Espargaro e Tito Rabat, favoritos até então, foram ao solo e não marcaram pontos. Redding é o novo líder do campeonato.
Moto 3. Na disputada categoria menor tivemos a vitória de Maverick Viñales com KTM. Alex Rins e Luís Salom fecharam o pódio, também com as KTM. Detalhe: os três são hispânicos. Nosso representante Eric Granado terminou em vigésimo quarto.
DTM. Nosso representante Augusto Farfus Jr, vencedor da etapa passada, largou do segundo posto, posição herdada pela desclassificação de Martin Tomczyk. Farfus mantinha essa segunda posição até que seu câmbio ficou travado. Não marcou pontos e viu o pole Rockenfeller ganhar. Rockenfeller da Audi é o líder da tabela com 29 pontos. Bruno Spengler vem em segundo, com 28 pts. Farfus é o terceiro, com 25 pts. Bruno e Farfus competem de BMW.
Stock Car. A categoria fez seu primeiro circuito de rua do campeonato. A prova foi movimentada. A chuva resolveu aparecer e embaralhou tudo. E assim Ricardo Mauricio e Barrichello, que não trocaram pneus, fizeram um dois na etapa baiana. Se houvesse mais duas voltas eles não resistiriam ao ímpeto de Thiago Camilo e Cacá Bueno. A dupla vinha com um desempenho acima do normal para uma pista estreita como aquela.
Monte Carlo. Neste fim de semana acontece a prova mais badalada do calendário da F1: o GP de Mônaco, tradicionalíssimo. Acontece também outra prova tradicional nos EUA, a centenária 500 milhas de Indianápolis.
Programação do GP de Mônaco
1º Treino - quinta-feira – 5h – SporTv
2º Treino - quinta-feira – 9h - SporTv
3º Treino – Sábado - 6h - SporTv
Classificação - Sábado - 9h – Globo
Corrida - Domingo - 9h - Globo
Felicidades!