Como não poderia deixar de ser, o GP belga foi recheado de emoções. Button destoou desse quesito, pois fez uma corrida solitária e sem ser incomodado por ninguém. Portanto, não vamos falar da corrida do inglês, que foi pole e venceu, mas da disputa que ocorreu nas demais posições. O fato de Hamilton e Alonso ficarem fora já na primeira curva, nos trouxe outros pilotos disputando a vice-liderança.
Aconteceu. Demorou, mas aconteceu. Fernando Alonso, enfim, não chegou ao final de uma etapa nesta temporada. Desta feita, a dona sorte não deu moral para o hispânico. Tinha que chegar esse momento, pois ele até ganhou uma etapa, sem ter carro para tanto. Mas ainda acho que ele está com sorte, sendo que quem se aproximou dele foi Vettel e Webber, e não Hamilton, que tem o melhor carro atualmente, e Button, que venceu, estava muito longe na tabela. Usando meus dotes de Mãe Dinah, acho que vai acontecer de novo nesta temporada. Todos têm um dia ruim, com o motor ou uma falha hidráulica, e isto ainda não aconteceu com o espanhol. Ainda!
Duplinha. Esta temporada nos mostra duas figuras interessantes e perigosas. Pastor Maldanado e Grosjean formam uma dupla sem concorrentes no momento. Pastor é o rei das punições nesta temporada. Só nesta etapa ele sofreu três punições. Mas a mais severa do ano ficou com Grosjean. Suspenso por uma etapa, está fora da Itália. Acho o sul-americano mais perigoso que o francês de araque. Na GP 2, outro sul-americano, o filho do grande Johnny Cecotto, fez pior que Grosjean. Seu strike foi mais insano que o Grosjean. Ele fez a reta com duas rodas na grama e na hora de brecar... foi só pancadas e pedaços de carros espalhados.
Espetáculo. Esta pista sempre nos reserva corridas interessantes ou com acidentes colossais. As intempéries climáticas são comuns na região. Nesta etapa não choveu durante a prova, mas, na sexta-feira, as equipes mal treinaram. Normalmente, acontecem disputas ferrenhas que acabam resultando em problemas mecânicos que interferem no resultado final. Podem me chamar de doido, mas se dependesse de mim teríamos 1/3 do campeonato disputado nesta pista. E cortaria aquelas onde ultrapassar é uma missão quase impossível. E pensar que o Verme já nos deixou sem esta corrida devido aos seus interesses comerciais...
Decepção. Kimi Raikkonen era tido como favorito para esta etapa. Isto devido a seus resultados anteriores e, principalmente, porque a Lotus era apontada como favorita devido a suas inovações para a etapa. Mas nada disso ocorreu. O que vimos foi o finlandês perder o segundo posto no início para uma Force Índia que era tocada por Hulkenberg. Porém, no decorrer da corrida, Kimi ainda conseguiu chegar na frente do alemão da Force Índia. E assim subiu no último degrau do pódio e, como sempre, sem esboçar felicidade. Como consolo para seus fãs, ele realizou uma corajosa e bela ultrapassagem sobre Schumi na Eau Rouge. Isso é coisa de piloto com P maiúsculo. Parabéns ao finlandês.
Esperançoso. Sebastian Vettel fez uma bela corrida, largou do décimo posto e depois do strike caiu para a décima segunda posição. E no final terminou em segundo. Pilotou muito e usou a mesma tática do vencedor, ou seja, apenas uma parada. Devido a sua péssima posição no início, ele nunca chegou a ver ou ameaçar a posição de Button.
Desanimador. O fim de semana começou com festa na Sauber, pois conseguiu sua melhor posição de largada na história com o segundo posto do Kobayashi. E Perez largava logo atrás do Japa em quinto. Mas as esperanças de realizar uma boa corrida ficaram logo na primeira curva. A pancada de Grosjean tirou Perez da disputa e relegou Kobayashi para final do grid. Koba terminou em décimo terceiro com duas voltas de atraso.
Os nossos. Massa e Senna fizeram uma péssima classificação em relação a seus companheiros de equipe. Após o acidente inicial, Senna estava à frente de Massa. Felipe terminou em quinto e teve como mérito antes de Webber. Senna estava numa estratégia suicida de pneus e realizou uma troca já nas últimas voltas e não marcou pontos. Leva como consolo a autoria da melhor volta da etapa.
Programação do GP da Itália
1º Treino Sexta-feira- 5h
2º Treino Sexta-feira- 9h
3º Treino Sábado - 6h
Classificação Sábado - 9h
Corrida Domingo - 9h
Felicidades a todos!