Parcial da pista de Jeddah ao final da etapa (Foto/Reprodução)
A temporada deste ano inicia de maneira idêntica à do ano passado. Após as duas primeiras etapas, duas dobradinhas da equipe taurina. Com a diferença que este ano são duas vitórias de um único piloto, Verstappen, enquanto anteriormente era uma vitória de cada um. Dos 52 pontos disponíveis nessas duas etapas, o holandês conquistou 51.
Holofotes
A equipe do touro vermelho vem monopolizando a categoria rainha dentro e fora das pistas. Atraindo para si todas as atenções da mídia especializada. Dobradinha dos pilotos e a saga pela disputa de poder entre seus caciques, Marko e Horner, sendo este último o pivô das notícias desde fevereiro. Normalmente, uma confusão interna deste vulto afetaria o desempenho na pista e neste caso é o contrário, a equipe segue massacrando a concorrência.
Segundona
Após duas dobradinhas taurinas nota-se que o último degrau do pódio também conta com uma equipe dominante. A Ferrari se mostra ainda atrás da Red Bull, principalmente em ritmo de corrida, porém vem à frente dos demais. Sainz Jr. e Leclerc marcaram para os italianos. O monegasco ainda conseguiu assinalar a melhor volta no último giro da etapa de Jeddah. Impedindo assim outro Grand Chelem de Max.
Bairrismo
Um conhecido colunista do diário Marca da Espanha, não gostou nada do desempenho de Leclerc em Jeddah. Aqui um trecho do comentário: “Primeiro pódio do monegasco este ano, graças ao ataque de apendicite de Carlos Sainz Jr, que parecia melhor que ele nos treinos livres, apesar de estar gravemente doente.” Enquanto na verdade, Sainz Jr. ficou atrás do companheiro nos dois treinos de sexta-feira. Algo normal considerando que ele estava debilitado desde o dia anterior. Não tem como desempenhar bem com fortes dores. Uma boa parte da mídia hispânica consegue ser mais bairrista que a italiana.
Surpreendeu
Enquanto Sainz Jr. vai para o hospital, o pole da F2, Oliver Bearmam, é convocado para assumir o outro carro de Maranello. Bearmam, de 18 anos e membro da escolinha da Ferrari, assume o carro no terceiro treino livre e realiza 22 voltas neste segmento. Horas depois, participa da classificação e finaliza no décimo primeiro posto. Na corrida: fez uma largada limpa e conseguiu o sétimo posto no final, sem cometer erros. Bearmam foi eleito o piloto do dia pela votação dos fãs na Net. Interessante assinalar que a Ferrari tem dois pilotos com maior experiência no banco de reservas, Giovinazzi ex-piloto da Alfa Romeo e Shwartzman. Nada comum dentro da lógica. E politicamente compreensível. John Elkann, presidente da casa italiana e considerado o homem que fez Lewis vestir o macacão vermelho, fez questão de aparecer ao lado do pai de Oliver nos boxes.
Paredões
Lewis Hamilton segurou Piastri por várias voltas nessa etapa, com o australiano fazendo de tudo para superar o inglês, sem êxito apesar de ter carro para isso, até que Lewis foi aos boxes. A Mercedes 44 tinha pouco ângulo de asa, sendo muito rápida na reta e fraca nas curvas de alta. Magnussen, por outro lado, foi impiedoso e um verdadeiro paredão com quem vinha atrás dele. Virava cerca de um segundo e meio abaixo da média da turma do fundão. Essa atitude foi o que nos deu um pouquinho de emoção nesta prova, pois se formou um grupo de quatro carros colados e empenhados a superar o eficiente paredão dinamarquês, com alguns duelos e troca de posições. O dinamarquês jogou duro e andou batendo roda por duas ocasiões.
Ordens
Normalmente, Magnussen adora complicar a vida dos carros rápidos que vêm ultrapassá-lo, agora imagina fazer isso como uma ordem da equipe. Seu companheiro de equipe foi um dos poucos que não pararam na sétima volta com Safety Car. E o único que se deu bem. A tática só funcionou porque Magnussen foi instruído a segurar o pelotão e assim quando Hunkenberg fosse aos boxes, poderia voltar na décima posição e marcar um valoroso pontinho para Hass. Hulk finalizou na P10 e Magnussen depois das peripécias foi agraciado com duas penalizações.
Tentativa
Norris e Hamilton optaram por não parar quando o carro de segurança foi acionado, na esperança de que outro Safety - Car surgisse mais à frente. Ao final da etapa, a tática não foi benéfica já que os dois finalizaram em oitavo e nono, respectivamente. Norris largou em sexto e Lewis em oitavo. Piastri, companheiro de Norris, finalizou no quarto posto. Russell terminou em sexto. Alonso largou na quarta posição e finalizou em quinto.