REGINALDO BALEIA LEITE

GP da Áustria - Uma questão de limites

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 07/07/2023 às 08:54
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Centro nervoso dos comissários (Arquivo)

Centro nervoso dos comissários (Arquivo)

No Grande Prêmio da Áustria, presenciamos mais uma vitória tranquila de Verstappen e sua RB19, com direito a pole position, volta mais rápida e vitória na corrida principal no domingo. No sábado, foi realizada a segunda etapa, a corrida curta conhecida como Sprint de 2023, na qual Max dominou sem adversários pelo caminho, conquistando a pole position e a vitória.

No sábado, a Sprint começou com pista molhada e todos os pilotos alinharam com pneus intermediários, exceto Bottas, que iniciou com pneus macios. No entanto, ele mal completou a volta de apresentação e precisou ir aos boxes para trocar pelos intermediários. Devido às condições da pista, o DRS não foi liberado, o que proporcionou ótimas disputas, remetendo aos tempos clássicos da Fórmula 1.

DRS. Posteriormente, com o surgimento de uma linha seca em alguns pontos da pista, o DRS foi liberado. Nos momentos finais, muitos pilotos trocaram para pneus macios, incluindo Hulkenberg e Russell, que conseguiram pontuar. Vale lembrar que nesta corrida apenas os oito primeiros colocados somam pontos. Perez terminou em segundo lugar, com Sainz Jr. em terceiro.

Tretinha. Na largada, Perez teve uma melhor tração e assumiu a liderança na primeira curva. Em seguida, Max tentou ultrapassar o companheiro, mas teve sua trajetória bloqueada. Na curva seguinte, o piloto holandês se posicionou por dentro, retardou a frenagem e colidiu com o mexicano. Norris também foi prejudicado pelo incidente.

Mimi. A partir desse momento, Max assumiu a liderança e venceu com uma vantagem de 21 segundos em relação ao seu companheiro de equipe. Ao final da etapa, o holandês comunicou pelo rádio que considerou a atitude de Perez perigosa e que precisariam discutir o assunto. Quando encontrou Perez na pesagem, expressou sua insatisfação. Parece que Max não está interessado em disputas internas ou esqueceu como lutar por posições.

Corrida. No domingo, o sol estava presente. Verstappen largou bem e viu Leclerc tentar reagir na disputa pela primeira curva, sem sucesso. Assim, testemunhamos mais uma vitória dominante do líder da temporada, sem ser incomodado em nenhum momento da corrida. Ele só deixou a liderança quando fez seu pit stop. Leclerc assumiu momentaneamente a liderança, mas Max o ultrapassou facilmente. Nos momentos finais, Max fez outro pit stop, mantendo a liderança e cravando a volta mais rápida da corrida, o que lhe rendeu um ponto adicional.

Rosso. A Ferrari de Leclerc terminou em segundo lugar, demonstrando que superou sua maior deficiência deste ano, o alto consumo de pneus. No entanto, nos boxes, a situação continua terrível, com estratégias estranhas e falta de comunicação com os pilotos durante a corrida, o que resulta frequentemente em penalidades para eles. Os mecânicos também não foram bem na troca de pneus dos pilotos durante o período de Safety Car virtual. Esta etapa marcou a melhor performance de Sainz Jr. em 2023. Duas penalidades de cinco segundos arruinaram seu resultado final, fazendo-o cair do quarto para o sexto lugar na classificação final.

Alemães. A Mercedes não teve um desempenho muito bom nesta pista, mas mostra uma grande melhora em relação ao carro do início do ano. Lewis Hamilton largou em quinto lugar e rapidamente ultrapassou Norris. No entanto, durante a corrida, ele não teve um bom desempenho. Hamilton também recebeu duas penalidades de cinco segundos, uma durante a corrida e outra após o término da prova. No final, ele terminou em oitavo lugar. Para completar seu dia, ele ainda ouviu seu chefe de equipe pedindo para que ele apenas pilotasse e parasse de reclamar do carro pelo rádio.

Renascendo. A McLaren surpreendeu a todos com seu novo carro. Norris teve um bom desempenho nas classificações, mas sua corrida Sprint foi arruinada quando seu carro entrou em anti-stall ao evitar uma colisão com Perez e Max. Em comparação com o carro anterior, a diferença é enorme. Na corrida principal, Norris se beneficiou das penalidades para terminar em quarto lugar. Durante a corrida, Norris se candidatou a comissário de pista ao delatar as ações de Lewis para seu engenheiro pelo rádio.

Os verdes. A Aston Martin foi a grande revelação no início da temporada, mas ultimamente tem diminuído o ritmo. Desde a corrida na Espanha, que é o quintal da equipe, eles não subiram ao pódio. Mesmo com atualizações na etapa canadense, a próxima pista não é adequada para o desempenho desse carro. Porém, na Hungria, a situação é diferente.

Realidade. No geral, podemos dizer que foi uma corrida emocionante de se assistir, apesar da falta de disputa pela primeira posição. Vemos algumas equipes melhorando seus carros, como McLaren, Mercedes e Ferrari. O problema é constatar que eles ainda estão muito atrás do carro de Verstappen. Dependendo do tipo de pista, essas equipes se destacam entre si, mas ainda estão longe da eficiência da Red Bull.

Mancha negra. Esse circuito foi marcado por acontecimentos lamentáveis fora da pista, envolvendo aqueles senhores de sempre, os membros da sala de controle de monitores. Presenciamos um excesso de penalidades nas duas classificações e nas corridas. Como sempre, isso causa estranhamento, pois algumas penalidades não seguem uma regra clara que garanta a segurança do esporte. É justo que erros sejam punidos, mas essas punições muitas vezes são inconsistentes, dependendo da situação ou do piloto envolvido.

Às vezes, situações semelhantes ocorrem com pilotos diferentes e resultam em punições diferentes, como aconteceu no caso anteriormente mencionado. Como um comentarista disse, a regra deveria ser clara. Infelizmente, não é isso que temos visto na Fórmula 1, e isso não é algo recente.

Pau que dá em Chico não dá em Francisco. Na sexta-feira, presenciamos casos ridículos. O chefe da equipe Haas, Steiner, decidiu expressar sua opinião, dizendo: "Nunca há consistência nasescolhas da FIA. Tudo depende de quem faz o quê." Ele se referia ao fato de Max ter atrapalhado Magnussen no início dos treinos de sexta-feira e não ter sido punido.

Mais tarde, Max também teve um incidente com Hamilton durante a primeira fase da classificação da Sprint. Max saiu ileso de todas as situações. Em 2019, o piloto holandês empurrou um adversário para fora da pista em uma disputa pela liderança no mesmo circuito. Na época, disseram que o caso seria analisado após a corrida. Horas depois, o piloto foi absolvido, para a alegria dos torcedores holandeses que, pela primeira vez, lotavam as arquibancadas do circuito da Red Bull.

Dureza. Após a corrida, a Aston Martin apresentou um protesto à FIA para revisar algumas situações de saída de pista. Como resultado, Alonso subiu uma posição. Por outro lado, esses senhores da FIA nunca trabalharam tanto em uma corrida de Fórmula 1, pois passaram a noite revisando as situações de saída de pista. Eles analisaram mais de 1.200 casos. Confesso que senti pena deles.

Agenda do GP da Grã-Bretanha (Foto/Divulgação)

Agenda do GP da Grã-Bretanha (Foto/Divulgação)

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