REGINALDO LEITE

GP da Bélgica

Mesmo sempre nos proporcionando boas corridas, Spa segue a linha da temporada e não impressiona

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 29/08/2015 às 09:25Atualizado em 16/12/2022 às 22:33
Compartilhar

 #11 - GP DA BÉLGICA

Spa sempre nos proporciona boas corridas. Porém, a etapa deste ano foi um caso à parte, pois, como quase todos sabem, vimos nesta temporada e na maioria das anteriores, o domínio de uma única equipe. Desde a largada todos sabiam que os dois primeiros lugares tinham dono. Com Lewis Hamilton comandando o espetáculo.

Culpa de coisinhas dos cartolas que chegaram ao absurdo de fazer um regulamento de acordo com os técnicos da equipe alemã. E para incrementar o problema, fizeram um regulamento onde o desenvolvimento é pífio e proíbe os demais de se atualizarem. As vítimas são a Renault e a Honda.

Mas na F1 normal, ou seja, do resto, vimos uma grande disputa. E estranhamente, a segunda força, a Ferrari, e também a Williams não estavam bem no circuito belga. Porém, a Red Bull estava muito bem, surpreendendo a todos no paddock, apesar de ser impulsionada pelo fraco propulsor da Renault, abusando de uma velha tática em SPA, ao usar pouca asa.

E embaralhando tudo. A Force índia e a Lotus também se mostraram muito bem desde os treinos e surpreenderam na corrida. E é aí que está a graça da a F1 atual. O resto da turma luta com tudo para alcançar o terceiro degrau do pódio. Ou seja, o primeiro depois das Flechas de Prata!................................................................................................................... Romain Grosjean foi o vencedor em Spa. Ele havia conseguido o quarto tempo na classificação, no entanto sofreu uma punição de cinco posições e largou em nono. Parabéns!

Sortudo. Sebastian Vettel pode se dizer que é um piloto de sorte, apesar de ter perdido o pódio nesta etapa. Os italianos apelaram por uma tática suicida e se deram mal. A fornecedora de pneus havia comunicado que o ideal seria realizar duas trocas no decorrer da corrida. E a Ferrari, por ter feito uma péssima classificação, apelou para uma troca única.

E estava dando certo até que o pneu traseiro esquerdo estourou na penúltima volta. A sorte do piloto é que isso aconteceu logo depois da Eau Rouge. Se isso acontecesse na famosa curva, certamente teríamos duas vítimas fatais neste fim de semana no esporte automobilístico.

Surpresinha. A equipe Williams nos surpreendeu neste fim de semana. Primeiramente não conseguiu um bom acerto para a corrida. A Williams foi a única equipe que não usou um acerto de pouca asa na Bélgica. Confiou na força do motor alemão. E assim não se deu bem na pista, onde teoricamente seria uma das favoritas. Esse acerto estranho dificultou o aquecimento dos pneus dianteiros e seus carros viraram presa fácil para os concorrentes.

Piadinha. Apesar do erro da equipe, o bom Valtteri Bottas ainda conseguiu uma volta extraordinária na classificação e arrancou um terceiro posto na tabela. Mas, logo na largada foi superado. E o pior ainda estava por acontecer. No primeiro pit, a equipe soltou o finlandês com pneus macios e um duro. E o mesmo sofreu uma punição e a equipe virou sinônimo de piadinhas no paddock. Até mesmo a FIA fez graça com o erro dos ingleses de Glove.

Extraordinário. O desempenho da equipe Red Bull nesta pista foi uma grata surpresa. Não se sabe como a equipe, com um motor reconhecidamente fraco, conseguiu ser competitiva numa pista de alta. Praticamente eliminaram a asa traseira, porém essa tática atrapalha o rendimento nas curvas do segundo setor da pista. E os rubro-taurinos conseguiram mesmo sem asa um ótimo rendimento no tempo final da volta. Pena que Ricciardo não completou. Segunda vez nas três últimas etapas. Kvyat conseguiu ótimo quarto posto. E agora está na frente de Ricciardo no campeonato.

Massa. Nosso representante realizou uma corrida regular. No começo sofreu com o carro, mas depois que colocou os pneus duros virou outro e deu o sangue. Terminou em sexto, e aparentemente ainda sofre um trauma em disputas com Perez.

Perez. O mexicano fez sua melhor apresentação em 2015. Não bateu em ninguém e não jogou sujo com seus adversários. Como recompensa ficou com o quinto posto.

Maldonado. O piloto sul-americano também não bateu com ninguém, pois abandonou já no início devido a uma falha mecânica. Que fase ruim vive o venezuelano.

Kimi Räikkönen. O finlandês é outro que precisa ficar de bem com a sorte. Tudo acontece só com ele. Desta feita, quebrou o carro já no Q2. Largou do décimo quarto e chegou em sétimo. Poderia ter conseguido mais se largasse entre os dez melhores.

Verstappen, Bottas e Ericsson completaram os que marcam pontos. Verstappen fez uma corrida de recuperação e terminou em oitavo. Bottas, apesar do erro da equipe e ter que pagar um stop&go, conseguiu o nono posto. Ericsson fechou a turma marcando um ponto, derrotando seu companheiro mais uma vez.

Uma ótima semana!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por