# 6 - GP de Mônaco – Um erro premeditado
As características do circuito de Monte Carlo nunca proporcionam uma boa corrida, onde ultrapassar é uma missão impossível (quase), ou uma manobra meio que no jeito de James Bond.
Sendo assim, normalmente vemos uma corrida monótona. E, desta vez, o bam-bam da hora era Lewis Hamilton, que vinha demonstrando um domínio arrasador. E foi alijado da ponta depois de uma ordem um pouco estranha de sua equipe. Equipe esta que disse que realmente errou e que posteriormente relatou que Lewis também teve sua contribuição neste erro, pois estava reclamando de seus pneus. Porém...
... a ordem veio dos deuses do automobilismo atual, que resolveram mudar a história desta etapa e assim apimentar uma rivalidade que ainda não existia.
Pitadinha. Com essa ordem instituída, Hamilton chegou em terceiro. Perdeu dez pontos em sua vantagem para Rosberg, criando um clima de disputa no seio da equipe - que até o GP da Espanha não acontecia, mesmo com Rosberg ganhando aquela etapa.
Vítima. Os cartolas estão criando uma rivalidade irreal, porque até agora Lewis tem se mostrado imbatível na pista. Lewis está muito mais centrado do que Rosberg. E vinha conduzindo o campeonato de forma arrasadora. E se essa saga continuasse, a audiência na TV e nas mídias sociais certamente iria despencar. E todos no grid iriam perder, menos a vítima desse esquema: Lewis Hamilton.
Da hora. Fora a manobra da equipe Mercedes, o assunto mais comentado do fim de semana em Monte Carlo foi a tentativa de ultrapassagem de Verstappen sobre Grosjean, que acabou no acidente que provocou a entrada do Safety Car. A batida dividiu opiniões. Muitos culparam Verstappen e outros falam que Grosjean freou antes da hora.
Da hora II. Verstappen vinha realizando um bom fim de semana até que sua equipe errou na troca de pneus. E o jogou para trás. Ele, espertamente, usou os líderes que estavam colocando uma volta sobre a turma do meio do pelotão, para superar quem estava à sua frente. Ele simplesmente colava no carro que ia colocar a volta e passava quem era obrigado a abrir para o líder.
Veredicto. Esse acidente de Verstappen foi um prato cheio para aqueles que criticaram a entrada dele na categoria. Realmente esse lance queimar etapas é meio indigesto. Vale lembrar que o Ice Man entrou na categoria da mesma forma. Para saber quem estava certo, procurei a opinião dos outros pilotos e todos apontaram o jovem belga como o culpado.
Brazucas. Nossos Felipes tiveram uma corrida controversa. Massa e sua Williams não se deram bem com o traçado monaguesco. Largou no décimo segundo posto e logo levou uma espremida do Hulkenberg, e aí acabou sua corrida. As Williams no ano passado também foram mal na classificação. Sinal que o chassi não evoluiu neste tipo de pista. Já o Nash, até foi bem pela sua posição de largada, décimo quarto. Conseguiu terminar num nono posto e marcou dois pontos. Pelo desempenho que vinha apresentando desde os treinos, ele fez muito.
Destaques. Carlos Sainz Jr. havia conseguido a oitava posição do grid. Porém foi punido e obrigado a largar dos boxes. E no final conseguiu um décimo posto. A equipe Red Bull demonstrou que realmente seu chassi não é ruim. Seu maior problema está na unidade de força. Kvyat chegou em quarto lugar e Ricciardo no quinto. Pastor Maldonado chegou no Q3, largou em oitavo. E na corrida novamente deu azar. Ficou sem freios, e é o quinto abandono em seis corridas.
Show. Falando da Red Bull a equipe deu um show de esportividade nesta etapa ao mandar Ricciardo devolver o quarto posto ao Kvyat, que havia cedido a posição por ordem da equipe. Ricciardo estava com pneus novos e tinha condições de atacar Hamilton. Como ele não conseguiu, a equipe pediu para devolver a posição. Bem que essa atitude podia virar moda na categoria.
Do outro lado. Nos Estados Unidos aconteceu a milionária 500 Milhas de Indianápolis. Nossos representantes não se deram bem. Kanaan bateu quando fazia uma boa corrida. Helinho nunca teve força na etapa. E terminou na sétima posição. O vencedor foi J.P. Montoya, nosso querido Mostroya, que agora também é o líder do campeonato. Montoya havia ganhado essa prova em 2000. O prêmio de Montoya foi de U$ 2.4 milhões. Helinho, com seu sétimo, faturou
U$ 500.000,00. Bom né?