REGINALDO LEITE

GP dos EUA: A etapa norte-americana foi movimentada

Lewis dominou todos os treinos até que, na classificação, foi (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 08/11/2014 às 10:13Atualizado em 17/12/2022 às 02:48
Compartilhar

GP dos EUA

A etapa norte-americana foi mais movimentada nos bastidores do que na pista. Para variar, os carros da equipe Mercedes se mostraram muito superiores que os demais. Lewis dominou todos os treinos até que, na classificação, foi surpreendido por um Rosberg muito eficiente e quase perfeito. E as Williams se mostraram bem na classificação, como em todas as etapas em que o circuito possui grandes retas.

Na hora H. Mas é na corrida que a verdade é demonstrada e, mais uma vez, Lewis Hamilton foi superior. Nico foi perfeito na largada e manteve a ponta. Lewis veio perseguindo seu algoz, porém, em apenas duas voltas descontou uma diferença pequena - que Rosberg considerava segura - e atacou sem chances de defesa. Depois da ultrapassagem foi abrindo aos poucos. Lewis dominou a corrida, assim como aconteceu no Japão.

Domínio. Lewis alcançou sua décima vitória neste ano e a quinta em sequência. E de quebra, bateu mais um recorde. Agora, ele é o inglês com maior número de vitórias da história: 32. E também superou seu ex-arqui-inimigo Fernando Alonso em número de vitórias. Sem citar que ele quebrou uma das maiores barreiras da F-1 de ser o primeiro negro a pontuar e, posteriormente, se tornar campeão. Penso que se Lewis não tivesse o apoio de Ron Denis ele jamais teria entrado nesse clubinho superfechado. Tanto que não houve e nem está sendo preparado outro do gênero.

Williams. Mais uma vez a equipe de Sir Frankie Williams fez besteiras. Mas temos que ponderar que esta equipe estava no fundo do poço na temporada anterior. E mesmo tendo feito um limpa em sua equipe técnica e contratado gente de experiência de outras equipes não é do dia para noite que uma equipe sai do buraco e vai pra ponta. Da mesma maneira que ela não deixa de ser de ponta de uma temporada pra outra. Pensando bem até que fizeram muito nesta etapa. E agora a Willians soma 238 pontos no Mundial de Construtores - 42 pontos à frente dos italianos - e se firma como a terceira força de 2014.

Saindo do buraco. A Williams, apesar de vários esforços, ainda não tem os melhores profissionais atrás do pit wall. E mesmo melhorando precisa de profissionais que dominem a estratégia. E neste quesito de falhas foram vários os exemplos nesta temporada. E a maioria deles aconteceu quando Massa estava em uma boa posição. Ele traz consigo uma carga negativa. Quando tem que dar algo errado, quase sempre é com ele.

O cara. Ninguém do cirquinho da F-1 acreditava na temporada fantástica que Ricciardo vem fazendo. Até o próprio não esperava essa situação, apesar de já ter dito que essa era sua meta. Porém, sendo realista, Ricciardo sofreu alguns revés, em vários momentos, na Toro Rosso, com Vergne.

Porém, no final, a escolha caiu sobre o australiano e este foi a maior surpresa desta temporada entre os novatos em equipes de ponta. Tanto que Vettel resolveu mudar de camisa. Webber algumas vezes incomodou Vettel, mas Daniel não só incomodou como desestabilizou o alemão.

O resto. Nesse GP, vimos, mais uma vez, que os carros vermelhos na versão de 2014 não são nada competitivos. Alonso arrancou um sexto posto e Kimi apenas o décimo 13º. Button protagonizou um momento engraçado na corrida ao dizer no rádio para seu engenheiro se ele tinha certeza da ordem do piloto parar nos boxes. Pois, uma volta antes, esse mesmo engenheiro mandou ele entrar e depois mudou a ordem. Vettel, que largou dos boxes, conseguiu um sétimo posto, ele e Magnussem, Maldonado e Vergne protagonizaram bons pegas no final e foi esses duelos que salvaram esta etapa.

Aos 48 do segundo tempo. Na quarta-feira à noite ficamos sabendo que Felipe Nash foi contratado pela Sauber para 2015 e 2016. Seria ótimo contar com dois brasileiros novamente no grid. Mas, analisando friamente, esse não é um bom lugar para começar na F-1. Isto é, se começar, porque a Sauber é uma das equipes que correm o risco de ficar de fora do campeonato devido a sua situação financeira. Vamos torcer para que tudo se arrume.

Finalmente, esse fim de semana chegou. Agora é em Interlagos. Vamos torcer pelo Felipe Massa, domingo. Ele pode sonhar com um pódio. Interlagos vai ferver, quer dizer, ensopar, porque vai cair água.

PROGRAMAÇÃO DO GP DO BRASIL

Sábado - 11h - 3º treino- F-1

12h15 - VIP Charity Drive

14h - Classificação F-1

15h30 - Porsche Cup - Classificação

16h35 - Porsche Challenge - Classificação

Domingo-  9h15- Porche Challenge

9h15 - Porsche Challenge

10h15 - Porsche Cup

11h10 - VIP Charity Drive

12h30 - Desfile de Pilotos - F-1

13h30 - Formação do Grid de Largada – F-1

14h - Corrida Fórmula 1

Uma ótima semana!!!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por