Esta etapa foi movimentada e cheia de disputas. Quem acompanha de perto este campeonato, logo após a classificação no sábado, quando Sainz Jr. conquistou a pole e Max a P2, já cravava, não vai demorar muito para Max ultrapassar o hispânico. O paddock inteiro também compartilhava dessa opinião. Max conquistou a P3 na classificação e herdou a P2 porque Leclerc (P2) foi punido por troca de componentes, assim como Perez. Promessa de que a luta pela conquista do vice seria boa.
Bala. O carro da Ferrari de 2022 é um daqueles projetos que já nascem bons. Tanto que, no início da temporada, sobrava em cima da Red Bull, que ainda estava acertando seu carro. Logo depois vimos a Ferrari ajudar a rival num festival de erros e falhas mecânicas que culminou na perda da liderança da tabela. E ainda veio a pá de cal (novas diretivas da FIA), que desarrumou o carro vermelho e a equipe ainda não achou um meio de compensar.
Fôlego curto. O carro ainda é o melhor no aquecimento dos pneus em trechos pequenos. Porém, após algumas voltas, essa vantagem se torna desvantagem, já que o automóvel passa a consumir muita borracha. Por isso todos sabiam que era uma questão de tempo para Max superar Sainz Jr. Mas, na largada, o holandês foi melhor que o oponente e, antes da primeira curva, já estava à frente. A corrida do espanhol acabou nessa primeira curva após sofrer um toque de Russell. E assim Lewis alcançou a vice-liderança.
Atrás. Com as punições por troca de componentes da unidade de força, Perez largou da P9, cinco posições, e Leclerc da P13, dez posições. Após a largada, os 2 foram, aos poucos, superando os oponentes até chegarem perto dos líderes. E o momento que todos esperavam aconteceu, uma disputa entre eles. E essa disputa já valeu o ingresso.
Bônus. Ainda veríamos muito mais nessa corrida. Desta feita, o monegasco teve a sorte de fazer sua primeira troca de pneus quando foi acionado o Safety - Car, enquanto ponteiros haviam parado um pouco antes. Max e Leclerc também nos proporcionaram uma bela disputa, no entanto, a dupla Max/RB18 está imparável nesta segunda fase do campeonato.
De graça. Na dianteira, a corrida seguia normal, com Max liderando e Lewis sempre por perto, porém sem chances de atacar, já que a velocidade da RB18 nas retas é superior a todos do grid atual. E, numa tentativa de undercut, Lewis faz sua 2ª troca na volta 34 e a Red Bull respondeu na sequência. E aí veio o inesperado, uma troca ruim da equipe taurina. Foram 11 segundos. Sendo que a troca anterior da equipe com Perez havia sido feita em 2,1 segundos e assim, a disputa, que era sem graça, passou a ser emocionante.
Na torcida. Era a chance de Lewis alcançar sua esperada primeira vitória nesta temporada. As “hamizetes” se empolgaram e as “maxzetes” ficaram apreensivas e na torcida. E, há sete voltas do final, Max encostou no inglês multicampeão. No final da longa reta oposta, Max dá o golpe final. Lewis até tentou se defender, mas, já era tarde e este ainda tentou algo na sequência da manobra sem sucesso. Em seguida, continuou sua meta de tentar surpreender o concorrente, não deixando o holandês abrir muito, na esperança de reaver a posição. Ao final, Verstappen venceu sua 13ª corrida da temporada.
Positivos. Nesta etapa vimos ótimas atuações de alguns pilotos. Com destaque para a turma da velha guarda, Vettel e Alonso. Foi bonito de ver a garra destes dois. Pena que a turma da sala de controle resolveu atender uma reclamação da Hass e puniu o espanhol, que havia chegado em 7º, depois de ter largado em 14º e ainda sofrer um acidente grave com Stroll, no qual Alonso não teve culpa.
- Vettel vinha muito bem na corrida até que sofreu do mesmo mal de Max, uma parada ruim, que o jogou para o final do grid. Recuperou-se e terminou em oitavo, que virou sétimo, com a punição de Alonso.
- Lando Norris largou na P6, porém sofreu muito na parte inicial, fazendo companhia para a turma do pelotão traseiro. E se recuperou depois da metade da corrida, realizando cinco ultrapassagens nas últimas voltas, recuperando sua posição de largada ao final.
Os demais. Ao final Leclerc finalizou na P3, Perez 4º, Russell 5º, Norris 6º, Vettel 7º, Magnussen 8º, Tsunoda 9º e Ocon 10º. Sendo esses resultados depois da punição de Alonso. Gasly fez um bom inicio de corrida, superando vários oponentes. Posteriormente foi punido em cinco segundo por não respeitar a distancia regulamentar durante o regime de Safety-Car acionado apos o acidente de Stroll e Alonso. A FIA aparentemente não gostou das duras criticas de Gasly na etapa nipônica. E o presenteou com varias investigações nessa etapa.
*Na sexta-feira, 28/10 a FIA acatou um protesto da Alpine, revertendo a punição de Alonso. Devolvendo a sétima posição ao hispânico. Assim Vettel, Magnussen e Tsunoda voltaram as posições que haviam conquistado na pista e Ocon não pontuou.
• No sábado, a equipe taurina foi surpreendida com o comunicado de que o proprietário da equipe havia falecido. Dietrich Mateschitz, austríaco de origem croata, morreu aos 78 anos, de câncer. Dietrich foi um entusiasta do esporte e um senhor marqueteiro. A sua marca apoia vários pilotos e muitas categorias de vários esportes mundo afora. Uma perda irreparável para o esporte em geral.