Esta etapa foi uma grata surpresa. O normal desse GP, quando não chove, é uma corrida bem chata, pois o traçado normalmente não oferece condições de ultrapassagem. O único ponto é na curva do final da reta principal. E aí forma-se aquela procissão de bólidos e as ultrapassagens só são realizadas na estratégia, ou seja, nos boxes.
Primeira vez. E não foi bem isso que vimos nesta 10ª etapa do GP Húngaro. Os carros prateados largaram mal e Hamilton, mais uma vez encarnando Mansell, errou ainda nas primeiras curvas e foi lá para o fundão. E ficou com a missão de ultrapassar Massa, só conseguindo depois de 10 voltas, quando os demais viraram presas fáceis. Foi a primeira vez, neste ano, que não houve um representante da Mercedes no pódio.
Na verdade, esta etapa foi uma verdadeira bagunça. Mas uma baguncinha boa, pois as várias desordens deram outro tom à disputa. Toques, punições e Safety Car e as trapalhadas do Lewis ajudaram a colorir o restante. O inglesinho pilotou muito e como ninguém, nos dias de hoje, nos fez lembrar dos ídolos da época de ouro da categoria.
Realidade. Novamente, os carros da Red Bull se deram bem. Como em Mônaco, Hungaroring é uma pista onde a potência do motor não é tudo. E quem tem um bom chassi se dá bem. Kvyat conseguiu a melhor posição de russo na categoria e Ricciardo ficou logo atrás. Por falar em Ricciardo, ele tocou muito e também foi muito otimista nas suas manobras.
Por outro lado. Se os carros da Red Bull se dão bem em pistas de baixa por terem um bom chassi, os da equipe da Williams sempre se dão mal em pistas desse tipo. Traduzind os ingleses do Martine não construíram um bom chassi, mas têm um bom conjunto com a motorização alemã. Isso em relação aos demais clientes da Mercedes.
O pódio. Vettel venceu num dia em que nem ele esperava. A Ferrari foi mal em todos os treinos. E Sebastian soube capitalizar em cima dos erros alheios. Ele é o único piloto não Mercedes a vencer em 2015. E nem de longe lembra o Vettel de 2014. Kvyat, com o segundo posto, chegou às lagrimas. Ele também não acreditava que poderia ter um final destes. Já Ricciardo, o que mais ousou na etapa, acabou apenas com o terceiro posto. Até que foi muito, por tudo que aprontou e sofreu.
Sequentes. O quarto posto foi de Verstappen. Outra surpresa. Mas surpresa mesmo foi o quinto posto de Alonso com sua McLaren Honda. Aí se pode crer que o chassi dos ingleses realmente é bom. E o que falta mesmo é motorização. A Honda declarou que, pela primeira vez, os carros correram com potência máxima. Quero só ver como vão se sair em Spa.
The Man. Lewis Hamilton foi o sexto colocado. Quem não viu a corrida e só olhou a classificação, pode achar que ele não rendeu nada. Mas o inglesinho andou muito. Porém, errou, bateu e foi punido. Por isso tudo, a sexta posição foi ótima. E ainda mais se lembrarmos que Nico fez somente o oitavo posto.
Oposto. Nico Rosberg não se encontrou na pista húngara. Tomou meio segundo do Lewis na classificação. Muita coisa para quem tem um teoricamente igual. Mas tudo caminhava para um segundo posto quando a cinco voltas do final Ricciardo se lançou por dentro na curva do final do retão e acabou tocando no pneu traseiro do alemão. Resultad oitavo posto e mais distante na tabela.
Em baixa. Kimi Räikkönen continua sua saga e de novo aconteceu algo para atrapalhar sua corrida. Este está sendo um ano ruim para o finlandês. E essa fase pode decretar o fim de sua carreira na equipe vermelha. Maldonado conseguiu a proeza de sofrer três penalizações numa mesma corrida. Nico Hulkenberg também padeceu de falha em seu carro. Estranhamente o aerofólio dianteiro quebrou em plena reta. Por pouco não sobrou para uma Red Bull que vinha atrás. Aliás, os carros da Force India estavam desmanchando na Hungria. Perez também sofreu um acidente forte por quebra de componente durante os treinos.
Pouco. Felipe Massa não fez quase nada nesta etapa. Provocou uma nova largada por ter se posicionado de maneira errada no grid e assim ganhou uma punição de 5 segundos. Culpou o carro pelo rendimento pífio. Bottas ia chegar aos pontos, mas sofreu um toque num dos momentos mais espetaculares da corrida, foi aos boxes e também sofreu com o comportamento seu carro.
*** A F1 vez uma bonita homenagem ao Jules Bianchi. Todos os pilotos e equipes estamparam os dizeres # JB 14. A F1 para por um mês. A próxima etapa será no fabuloso circuito de Spa Francorchamps, no final de semana de 23 de agosto.