No mundo das competições a motor existem duas categorias que são mais exigentes que as outras. Nas quatro rodas o WRC, que é o mundial de Rally e nas duas rodas o Moto Cross e Super Cross. Tanto numa categoria como na outra os pilotos são obrigados a se adaptarem à pista que muda de volta a volta. No mundinho do Rally temos corridas em diversos tipos de piso. E isso é o que destaca uns dos outros, ser competitivo em todos os tipos de solos.
Suécia. No final de semana passado aconteceu o Rally da Suécia. Onde teoricamente os pilotos nórdicos é que se dão bem. E realmente o espetáculo foi deles. Mas como toda regra tem exceção, o octacampeão Sébastien Loeb já conseguiu se sagrar vencedor em algumas ocasiões. Porém, ano passado e neste ano foram dos nórdicos as vitórias. Como sempre ocorre, Loeb é que consegue ser exceção.
Domínio. O finlandês Jari-Marti Lativala, que é piloto da Ford, aprendeu com o erro da primeira etapa em Mônaco, onde se acidentou logo no início, quando era líder. Por ser afoito demais, jogou fora uma vitória que acabou nas mãos do grande Loeb. Porém, na Suécia parecia que ele tinha assimilado o erro de Mônaco e era um pouco mais cauteloso. Liderou desde o primeiro dia e tinha uma boa vantagem, mas no último dia e no penúltimo estágio, ele novamente passou dos limites e, por sorte, não perdeu mais uma vitória.
Sorte. Justamente no final, o ótimo piloto do gelo Latvala, indicava que continuaria a sina de azarado ou afoito demais. Latvala vinha rápido e numa derrapagem achou uma pedra pelo caminho e teve seu carro estragado, mas em condições de prosseguir mesmo que num ritmo lento. E seu mais próximo perseguidor, Mikko Rivornen, outro da turma do gelo, não ganhou graças à boa diferença que Latvala abriu anteriormente. Rivornen sofria com uma escolha errada de pneus. E assim acumulou uma desvantagem de 35s. Depois da pedra, Latvala chegou a ter apenas oito segundos sobre Rivornen. No entanto, os pneus continuaram a atrapalhar Rivornen e no final a diferença foi de 16 segundos.
Coincidência. A mesma pedra que Latvala achou, também foi a protagonista de uma avaria do carro do último campeão antes da era Loeb. Peter Solberg, que também é da Ford, teve seu desempenho comprometido depois de achar a tal pedrinha, que adorou os Fiestas oficias do WRC.
Ice Mens. O pódio foi ocupado pelos pilotos do gelo. Latvala (Ford), finlandês em primeiro; Rivornen, compatriota e hoje correndo pela Citröen foi o segundo; Mads Ostberg (Ford) da Noruega foi terceiro e Peter Solberg (Ford) quarto. No quinto posto Eugeny Novikov (Ford), um russo que também é acostumado com o gelo. O primeiro que não pertence à turma do gelo foi Loeb, que nesta etapa se enrolou no primeiro dia e depois de uma ótima recuperação saiu da pista no último dia e assim não conseguiu mais que um sexto posto. Entre os dez primeiros, sete carros eram da Ford, dois Citröen e um da Mini.
F1. Se o WRC realizou sua segunda etapa, a F 1 fez apenas seu primeiro treino dos três programados para a pré-temporada. Foram quatro dias no circuito de Jerez, na Espanha. E pelo que vimos, os italianos vão ter muito trabalho pela frente para conseguir fazer do carro 2012 um carro competitivo. Os três primeiros dias foram de muito trabalho para Massa e Alonso. No último, uma jogada de marketing dos macarrônicos, que utilizaram pneus macios e algumas gotas de gasolina e fizeram o melhor tempo do dia.
Velho. O melhor tempo desses treinos de Jerez foi conseguido por um carro do ano passado, a Mercedes de Rosberg. O que nos dá uma mostra de que este primeiro treino não foi de muita valia para o desempenho dos carros novos, já que um bólido velho, com algumas peças novas, conseguiu ser mais eficiente do que os carros novos.
Novo. O modelo 2012 da marca da estrela será apresentado em Barcelona, no dia 21de fevereiro. Michael Schumacher terá a honra de estrear o carro novo na pista no mesmo dia. Para Rosberg sobrou a honra de participar das sessões fotográficas da apresentação para a imprensa, na manhã do dia 21.
Bonito. O único carro bonito de 2012 é a McLaren, os demais sofrem do mal do bico degrau. A equipe inglesa foi a única que conseguiu realizar um carro de bico baixo sem ter que apelar para o bico em degrau. Pois já vinham a algum tempo trabalhando com cockpits bem baixos. Resta saber se seu trabelho será eficiente. Em Jerez, os carros ingleses tiveram um desempenho tímido, mas me parece que estão escondendo jogo.
Surpresas. O carro da Lotus, ex-Renault, surpreendeu positivamente. Assim como Kimi também surpreendeu a equipe. Seu relacionamento com os integrantes da equipe tem sido uma boa surpresa. Os carros da Force India foram bem, assim como os da Toro Rosso. A RB 8 de Newey não andou muito e nem fez temporais como sempre, estão na moita.O piloto que mais treinou foi Senna, que realiza um trabalho de familiarização consigo mesmo e com o carro.
Felicidades a todos!