REGINALDO LEITE

Mais uma vitória de Vettel

Ninguém do pelotão dianteiro se despontou, e a quebra de Hamilton apenas melhorou as...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 26/09/2012 às 11:14Atualizado em 19/12/2022 às 17:12
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O GP de Cingapura viu mais uma vitória de Vettel. Mas a etapa noturna da F1 pode ser dividida em duas fases ou, para quem é mais perfeccionista, em três. Porém, na verdade, a corrida teve duas fases bem equidistantes. A primeira foi uma chatura sem fim. Ninguém do pelotão dianteiro se despontou, e a quebra de Hamilton apenas melhorou as posições de seus perseguidores, isto na etapa, pois no campeonato a conta é outra.

A segunda fase começou depois do primeiro safety car. Quando todos se juntaram, vieram mais disputas e, para melhorar, veio outra intervenção do carro de segurança, deixando a corrida ainda mais interessante. Sem o carro-madrinha, a corrida seria um marasmo. Portanto, devemos a emoção inicial a Hispania, de Narain Karthikeyan.

Constelação. Realmente, não podemos desprezar ninguém do grid da F1, pois, mesmo sendo considerado um piloto pagante e de uma equipe fraca, Karthikeyan  mudou a história  da etapa e que, posteriormente, contou com a ajuda de alguém, nada menos que um tal de Michael Schumacher. Sendo assim, Schumacher também merece nossos cumprimentos, pois foi ele quem causou a segunda intervenção, dando chance àquela bela Mercedona, que é o safety car, de entrar mais uma vez no circuito e juntar todos os competidores.

Na mala. Michael leva para o Japão uma punição de dez posições. Éh...  Não é só o Maldonado e Grosjean que têm aprontado neste campeonato. O alemão-mor tem feito das suas. Estranha e bonita foi a atitude de Vergne ao sair do carro e se deparar com o alemão. A vítima foi um gentleman. Simplesmente, bateu nas costas do agressor e perdoou a falha do companheiro de profissão, algo raro num piloto jovem e que poderia se promover com a situação. Felicitações a ele. E se fosse um piloto de sangue latino, seria igual?

Destaques. Dois pilotos conseguiram ser destaque nesta etapa: Pastor Maldonado, pelo belo trabalho na classificação - o latino é muito rápido em circuitos urbanos - e Paul Di Resta na corrida, que fez um quarto posto com a Force India. Também podemos destacar a corrida de recuperação de Felipe Massa e também as atuações de Rosberg, Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen.

Destaques negativos. O primeiro lugar é do Schumacher, porém a McLaren divide em igualdade este primeiro posto com o alemão ao deixar Hamilton fora da pista, quando ele era o senhor absoluto da disputa. Não restam dúvidas que os carros de Woking são os melhores depois das férias, porém falta a tal da confiabilidade. Button foi vítima dessa falta de confiabilidade na etapa passada. Webber anda irreconhecível ultimamente. Ele tem conseguido ser ruim até nas classificações, onde sempre se destacou e também nas corridas, apesar de ter duas vitórias este ano, uma em Mônaco e a outra em  Silverstone, dois palcos sagrados da F1. A etapa inglesa foi realizada em oito de julho. E depois desta data ele não conseguiu estar entre os cinco primeiros.

Repeteco. Mais uma vez a sorte sorriu para o espanhol de Maranello. Como em etapas anteriores, seu mais próximo perseguidor na tabela ficou sem carro. A vítima desta vez foi Hamilton. E quem ganhou foi Vettel, que na Itália quebrou. Se continuar assim, o caneco vai para o espanhol, mesmo sem ter o melhor carro nas mãos. A vitória de Vettel só alegra Alonso, pois todos sabem que o carro a ser batido é a McLaren. No entanto, sempre tem um carro dela que não termina. E para irritar os concorrentes ele sempre acha um jeito de chegar ao pódio. Na Itália, foi Massa quem ajudou e, desta feita, a Williams deu uma mãozinha.

Moleza. Por mais que pareça fácil, a tarefa do Alonso não será nada tranquila. São 150 pontos possíveis depois de Cingapura e a vantagem do espanhol é de 29 pontos. Alonso ainda não sofreu nenhuma pane mecânica este ano, e se acontecer de ele não pontuar em uma etapa essa diferença, que hoje é de 29 pontos, cairia para 4. A parte dele, ele vem fazendo direitinho, porém para segurar a taça os italianos precisam lhe dar um carro vencedor. A F 2012 precisa ser mais rápida e competitiva senão o caneco não vai ser do Alonso.

Programação do GP de Aragon – Moto GP

CORRIDA DA MOTO 3 – DOMINGO – 6h - SPORTV

CORRIDA DA MOTO 2 – DOMINGO – 7h20 - SPORTV

CORRIDA DA MOTO GP- DOMINGO -9h - SPORTV

Felicidade a todos!

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