Quando fui escrever estas linhas me perguntei: escrever o quê? Fazer igual à maioria que fica comentando sobre assuntos banais ou inventando... Pensei também: vou narrar uma história antiga, tipo aquelas lutas ferrenhas de Émerson com Stewart, as traquinagens do Piquet para cima do Mansell e seus engenheiros ou ainda aquelas gloriosas voltas de classificação que só o Ayrton conseguia fazer e suas performances na pista molhada. Mas aí refleti: vou deixar essas boas lembranças para a semana que não terá nada mesmo para divulgar e falar sobre esse momento de letargia. Dia D. Na F1, nada acontece até o dia 27 de fevereiro, quando os motores serão ligados para o primeiro teste da pré-temporada deste ano. Até lá, o mundo do esporte a motor vive um marasmo. Só fofocas ou notícias sem conteúdo. Lero-lero. Enquanto isso não acontece, a mídia fica inventando ou fabricando notícias. A Mercedes divulga que espera que Bottas seja um piloto à altura do posto que ocupa agora e a Sauber, que Wehrlein não está machucado e também não o considera um piloto estreante como muitos acreditam. Troca longa. A Renault, assim como a Haas, também deu notas sem importância ou relevância. A McLaren resolveu trocar a denominação de seus bólidos. E aí a turma escreveu umas tantas páginas sobre o assunto. Salário. A verdade é que nesta época do ano falta assunto e aí a turma da mídia, que tem que honrar o salário, começa a encher linguiça, como diz um velho ditado. Tradicional. Competição mesmo só temos o mundial de Rally, o bom e velho WRC. Realizou sua primeira etapa com o pomposo Rally de Mônaco, que no passado era conhecido como Rally de Monte Carlo. A melhor. Essa categoria é demais. Poderíamos até dizer que é a melhor competição do mundo das quatro rodas. Porém, no Brasil, não tem divulgação. E o nosso rali caseiro está num nível muito atrás daquele que se pratica no WRC... Talvez por isso nunca conseguimos colocar algum piloto ou equipe nesta ótima categoria. Trilho. Imagine você num autódromo, seja num carro de Fórmula ou de Sport protótipo, onde os carros e pilotos seguem uma linha ideal, ou seja, estão num trilho imaginário. Quanto mais rápido você conseguir estar dentro desta linha imaginária que chamamos de trilho, melhor será sua performance. Diversificado. Já no WRC, piloto e carro têm que se adaptarem às condições da pista em que vão correr no dia. Existem competições no asfalto com neve, como foi em Mônaco. As provas são realizadas em vários tipos de piso. Algumas no asfalto, porém com pistas muito estreitas e sinuosas, na terra e em pistas de cascalho solto. Plástica. É a categoria que exige dos pilotos. Como disse antes, as etapas são realizadas em todo tipo de piso. E isso exige que os pilotos sejam bons nas variadas pistas. Completando, é a categoria que produz as melhores imagens para o público. Agora. A etapa do Rali da Suécia está sendo realizada com piso todo coberto por neve. Já é exibida desde o dia 9 e segue até 12 de fevereiro. Uma ótima semana!