REGINALDO LEITE

Massa corre em Cingapura no próximo final de semana

Hungaroring assim como Cingapura são pistas que marcaram (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 18/09/2013 às 10:03Atualizado em 19/12/2022 às 11:00
Compartilhar

Neste próximo final de semana veremos o GP de Cingapura. A primeira corrida onde Felipe Massa vai pilotar sabendo que seu contrato se encerra no GP de Interlagos. Hungaroring assim como Cingapura são pistas que marcaram a carreira do piloto brasileiro.

A primeira. Hungaroring marcou Massa pelo acidente com a mola do carro de Barrichello. O piloto passou vários dias hospitalizado, com risco de morte na Hungria.  Coincidência ou não depois deste acidente Massa nunca mais ganhou uma corrida. Se bem que a Ferrari descaradamente lhe tirou uma vitória na Alemanha em 2010.

A segunda. Muitos não admitem, mas foi em Cingapura que Massa perdeu o campeonato de 2008. Por um erro da equipe, que liberou o piloto no abastecimento enquanto a mangueira ainda estava conectada ao carro. E assim, perdeu a liderança da etapa. Esse erro e outros menores (Canadá e Mônaco) na temporada de 2008 culminaram na perda do título no Brasil.

Verdade verdadeira. Essa etapa de 2008 é também conhecida como o “GP da Vergonha”. Onde Briatore, Pat Symonds e Nelsinho Piquet combinaram de simular um acidente para favorecer Fernando Alonso que acabou vencendo a corrida. Quer dizer que  Don Fernando vem atrapalhando o Felipe desde 2008 e não somente depois que  entrou para a Ferrari?! Nenhum piloto foi punido ou multado. Só Briatore, Pat Symonds e a Renault foram punidos.

A moda pegou. A manobra macabra de Cingapura foi copiada anos depois. Mais precisamente, na maior categoria dos EUA, a Nascar, no GP de Richmond, dias atrás.  Só que a direção da Nascar não é como a da F1. Por lá, eles preservam o esporte e não o lado comercial deste. E aplicou punições a todos envolvidos. Clint Bowyer, Brian Vickers e Martin Truex Jr. perderam 50 pontos cada. Todos da equipe de Michael Waltrip, que armaram um esquema para que Truex disputasse o Chase. E a equipe de Michael Waltrip foi multada em US$ 300 mil.

As consequências.  Depois das punições e no resumo de todo o imbróglio, Ryan Newman, que brigava pela vitória, aparentemente era o maior prejudicado. Porém, a manobra embaralhou os resultados e  alguns pilotos de outras equipes que estavam na berlinda também acabaram se dando bem, casos de Carl Edwards (Roush) e Joey Logano (Penske). Ryan Newman também acabou no Chase.

Novidade. Depois de todas as punições, um piloto estava sendo prejudicado. E não era um piloto qualquer: era Jeff Gordon. Depois de avaliar a situação, a direção da Nascar tomou uma atitude inusitada. E assim, pela primeira vez na história, desde 2004 se não me engano, quando Chase foi criado, 13 pilotos vão entrar na disputa. Não é à toa que o Verme copiou muitas coisas dessa categoria. Porém, na F1 não existe essa transparência e rapidez nas decisões.

Circuito. Marina Bay é a única etapa noturna do calendário da F1. A pista tem uma extensão de 5.067 metros. A corrida é realizada em 61 voltas, que dá um total de 309,87 km. O vencedor das duas últimas edições foi Sebastian Vettel.  Lewis Hamilton venceu em 2009. Alonso venceu em 2010 e 2008. Se bem que a vitória de 2008 deveria ser anulada.

Reforminha. Os organizadores do GP de Cingapura fizeram uma pequena modificação na chicane da curva 10, que foi removida e substituída por uma curva à esquerda de média velocidade. Com essa alteração os carros podem ser até 40km/h mais rápidos no local e diminuir o tempo total de volta em 1 segundo. Essa alteração era um antigo pedido da FIA.

Programação do GP de Cingapura

 1º Treino  -  Sexta-feira  - 7h

 2º Treino  -  Sexta-feira – 10h30

 3º Treino  -     Sábado     -  7h

Classificação -  Sábado    - 9h

Corrida    -      Domingo   - 9h

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por