O Mundial de Motovelocidade aterrissou na Inglaterra, precisamente em Silverstone. E foi uma das melhores etapas do ano. Nas três categorias, vimos corridas disputadas, tendo bons e ótimos duelos pela ponta. A sensação do ano Marc Marquez, desta feita, não foi o vencedor.
Moto 3. Essa categoria é a melhor em termos de briga por posições. E novamente vimos o quarteto Salon, Viñales, Rins e Alex Marquez dominando a disputa pela ponta. E Salon demonstrou, mais uma vez, que é o melhor em termos de tática e velocidade. Na maioria das vezes ele fica cozinhando a turma. Sempre entre os primeiros e economizando seu equipamento. No final, ele ataca com toda força e vence. Desta feita sua vitória foi apertada e a diferença foi de apenas 0s,49. Ou seja, nem meia motocicleta.
Detalhe. O detalhe que mais chama a atenção é que Salon vem correndo há três etapas com o tornozelo fraturado e mesmo assim continua vencendo. Nesta semana ele vai se submeter a uma cirurgia aproveitando o breve intervalo sem corrida. Outro pequeno detalhe: todos quatro correm com KTM. Neste ano a Honda não venceu nenhuma etapa, e pelo jeito não vai vencer.
Moto 2. Essa é outra categoria em que ninguém economiza o acelerador. Com motores iguais de 600 cilindradas fornecidos pela Honda, as equipes têm de fazer o chassis ou comprar de alguns fornecedores.O mais competitivo nesta temporada é o da Kalex. O líder da categoria este ano é Scott Redding que venceu a etapa inglesa depois de uma disputa com o japonês revelação da categoria neste an Nakagami. Thomas Luthi e Rabat também frequentaram a disputa pela ponta. Espargaró, o favorito desta temporada, não se achou em Silverstone, ficando na oitava posição. Espargaró e Nakagami já têm vagas garantidas na categoria rainha em 2014.
Moto GP. A categoria rainha normalmente é morna em termos de disputa em relação a Moto 2 e Moto 3. Porém, na etapa inglesa as coisas foram diferentes. A corrida inteira foi disputada com afinco por Lorenzo, Marquez e Pedroza. Dani Predrosa largou mal, coisa rara, e aos poucos alcançou os líderes. E foi dono das melhores voltas. No entanto, quando encostou nos líderes, não conseguiu esboçar reação de ultrapassagem e assim ficou atrás dos dois. Parece que faltou determinação ou vontade mesmo, pois ele era o mais rápido. E não conseguiu superar a dupla à sua frente.
Disputa. Marquez chegou a ultrapassar Lorenzo. E Lorenzo devolveu no minuto seguinte e Marquez novamente ultrapassou a Yamaha de Lorenzo. Mas o piloto da Yamaha estava determinado ou possuído e venceu a imbatível Honda de Marc Marquez nos metros finais. Detalhe: Marquez correu lesionado no ombro. Sem dúvida, o que marcou mais é que Lorenzo venceu na raça e com um equipamento inferior.
Zica. A Stock Car voltou a Cascavel e Rubinho conseguiu pela primeira vez uma pole na categoria. Isso mostrou que sua adaptação melhora a cada etapa. Mas como Rubinho é Rubinho ele se deu mal na parte final da etapa, quando ocupava o segundo posto. Usando uma tática suicida, ele foi obrigado a fazer uma troca de pneu no finalzinho. A vitória foi de Marcos Gomes. Repetindo o resultado na mesma pista no meio do ano.
Monza. O circuito italiano é um dos mais antigos do mundo e a primeira corrida disputada por lá foi em 1922. Dez anos mais jovem que Indianápolis e um ano mais velha que a lendária Le Mans, o circuito tem 5.790 metros e a corrida é realizada em 53 voltas, totalizando um percurso de 306,72 km/s. A corrida é rápida e dura pouco mais de uma hora e quinze, em condições normais. O recorde da pista é de 2004: 1:21.046 de Rubens Barrichello.
1º - Treino - sexta-feira – 06/9- 5h - Sportv
2° - Treino - sexta-feira - 9h - Sportv
3° Treino - sábado - 07/09 – 6h- Sportv
Classificação – sábado - 9h – Globo e Sportv
(em horário alternativo)
Corrida - domingo - 08/09 – 9h – Globo e Sportv
(em horário alternativo)