A décima sétima etapa do Mundial de F1 não aconteceu como Tiãozinho estava se acostumando. Ele não fez a pole e nem a melhor volta. Porém, como era esperado, o alemão assumiu a ponta já na largada e venceu tranquilo. E também não foi o autor da melhor volta porque alguns pilotos tinham compostos novos no final da prova. E quem fez a melhor volta estava com pneus macios, enquanto Sebastian estava com os médios.
Historinha. Dom Fernando estava com pneus macios, que foram colocados na volta de número quarenta e quatro, de um total de cinquenta e cinco, e foi o autor da melhor volta. Enquanto Vettel havia colocado pneus médios ou duros, como queiram, na volta trinta e sete. No entanto, nas estatísticas, ao longo do tempo, Alonso ficará como The Flash. Na realidade, Vettel foi e é o The Flash.
Realidade. Tanto que ele venceu a etapa com quase trinta e dois segundos de vantagem diante de seu companheiro de equipe que, teoricamente, tem um carro igual ao seu. Mas, a realidade é mais cruel e vimos que a turma do energético usou uma estratégia diferente com o australiano, que se mostrou menos eficaz. Do mesmo mal sofreu o segundo piloto da equipe macarrônica. Se bem que na equipe italiana essas manobras sujas são mais escancaradas.
Extras. Na turma dos sem Red Bull, Rosberg foi o primeiro, ou seja, o terceiro na etapa, já que Webber conseguiu tomar a posição do alemãozinho no decorrer da corrida, que havia sido perdida na largada. Rosberg já tinha conseguido o segundo posto na etapa anterior, na Índia. E esses resultados positivos de Rosberg voltam a afetar o psicológico de Hamilton. Situação que já havia acontecido na primeira metade do campeonato quando os GP de Mônaco e Inglaterra foram vendidos pelo alemão. Lewis está na frente da tabela, porém perde em número de vitórias. E isso abala o inglesinho. Por outro lado, Schumacher está todo sorridente com tudo isso.
Reverso. Quem não se apresentou nada contente depois da bandeirada foi nosso representante, Felipe Massa. E pelo desempenho que obteve na etapa merecia uma melhor atenção da equipe, já que no Campeonato de Construtores a Ferrari não vai bem, fruto de não trabalhar em conjunto, e sim uma equipe de um só piloto. E pode pagar caro por isto. Se bem que as pistas dos EUA e Brasil favorecem mais os carros italianos do que os dos alemães. Mas se a equipe continuar a favorecer o hispânico, o vice do Mundial de Construtores vai cair na mão dos alemães. E ainda tem a Lotus na parada.
Sem punição. Alonso, depois de sua segunda parada, saiu dos boxes com o pé no fundo e quase se atracou com Vergne e Massa. Muitos esperavam uma punição para o espanhol, que realizou a manobra com as quatro rodas fora da pista, porém ela não aconteceu. Posteriormente, Vergne saiu em defesa de Alonso. Declarou que não tinha visto o espanhol e que o mesmo, na verdade, evitou um grande acidente. Depois da prova, Alonso reclamava de dores nas costas. E foi levado para exames. Foi constatado que ele se submeteu a forças de 28G na manobra da ultrapassagem dupla. E como Ferrari é Ferrari, a punição não veio.
Destaques. Romain Grosjean realizou mais uma boa corrida, mas não foi ao pódio com seu quarto posto. No entanto, andou bem e está calando a boca dos críticos que o chamavam de demolidor da primeira volta. Hulkenberg não foi bem na corrida, sofreu uma punição, mas foi o sétimo na classificação, enquanto seu companheiro Gutierrez foi décimo sétimo. O dia que esse piloto estiver montado num carro bom não vai ter para ninguém. Paul Di Resta conseguiu um sexto posto. Fez apenas uma troca. É o único jeito de uma Force India terminar entre os ponteiros numa pista travada.
Zero. Vettel volta a comemorar com zerinhos e seu engenheiro ficou nervoso. Mas o alemão, com bom humor, imitou Raikkonen: “Eu sei o que estou fazendo”. Desta feita, não foi multado. Isso porque ele trouxe o carro de volta ao parque fechado como manda o regulamento.
Etapa. O Mundial de Motos realiza sua última etapa em Valencia neste fim de semana. As categorias Moto 3 e Moto GP definirão seus campeões nesta etapa. Os treinos serão no sábado, a partir das 9h30, e terão transmissão do Sportv. No domingo, a primeira prova começa às 8h.
Felicidades!