Neste fim de semana teremos o GP do Canadá. Esta etapa deve confirmar os desempenhos de Red Bull, Ferrari e Lotus. O circuito do Canadá não é permanente, porém não é uma pista travada como Mônaco. Montreal tem como principal característica judiar do sistema de freios.
LANCE ERRADO. O lado ruim deste fim de semana é o lance da Pirelli mudar seus pneus devido à pressão de alguns. Fala-se que os pneus traseiros serão um pouco mais duros. Estes novos compostos serão testados nos dois treinos de sexta-feira. E estarão em uso já no GP da Inglaterra. Este teste do Canadá servirá para que as equipes avaliem como será o balanço e o acerto final dos bólidos com este novo pneu. A maior favorecida é claramente a Mercedes. Justamente a equipe que mais sofre com o desgaste da borracha italiana e a mesma que realizou testes extras depois do GP de Barcelona e que é irregular.
MAIS BORRACHA. Segundo a Pirelli, os pneus de 2013 são construídos utilizando uma cinta de aço, que sustenta a borracha. E em provas de muito calor os pneus dechapavam facilmente. Os novos compostos iram utilizar Kevlar no lugar do aço. Que sofre menos com as altas temperaturas. Esse material foi utilizado nas temporadas de 2011 e 2012.
JOGO DE INTERESSES. Os testes da Mercedes com a Pirelli em Barcelona já começaram a dar pano pra manga. Depois que a notícia se espalhou, a Red Bull e Ferrari protestaram formalmente e o caso vai a julgamento na corte internacional. Temendo por uma pena forte, os alemães já ensaiaram uma jogada suja, porém aparentemente eficaz. A turma dos chucrutes resolveu se aproveitar justamente do Verme Ecclestone, o manda-chuva da categoria há tempos vem sofrendo problemas com Justiça devido a negociata das ações com a CVC em 2006. O Verme se declara inocente, claramente. Assim sendo o departamento jurídico da Mercedes entrou em cena declarando que se o Verme for condenado pela acusação de suborno, a equipe abandona o mundial de F1. Mas é puro teatro. É uma bela jogada, a categoria não pode ficar sem os alemães de hora pra outra. É um belo teatro, mas nesta o Verme deve trabalhar de advogado dos alemães junto à Corte, nos bastidores, claramente. A equipe fornece a Force India, McLaren e a Williams para 2014.
LEWIS. Dos pilotos do grid de 2013, Hamilton é, sem dúvida, o mais pressionado. Entrou na equipe com posto de primeiro piloto. Porém, viu seu colega de trabalho andar em sua frente várias vezes, principalmente em treinos. Já na segunda etapa, Malásia viu sua posição sendo defendida pela equipe em detrimento do companheiro, que no momento era mais veloz. Passadas algumas etapas ele vê seu rival fazer duas poles e ainda ganhar a etapa monaguesca. Sendo a primeira vitória da equipe na temporada. Barrichello em Mônaco, nas entrevistas que faz do grid, sentiu a pressão que piloto sentia naquela hora.
No campeonato Lewis está bem na frente, porém já sentiu o golpe. Montreal é uma pista favorável ao inglesinho. Das cinco participações ganhou três e abandonou duas. E vai ou racha. No entanto, a pista canadense não é como Mônaco onde o ponteiro pode ditar o ritmo e segurar o resto dos competidores. Montreal tem pontos de ultrapassagens.
RARIDADE. Em todos os seus anos de F1 a equipe Ferrari sempre se isentou de culpa nas ocasiões onde seus carros sofriam uma falha mecânica que resultava em acidentes. Essa mania vem dos primórdios da equipe. Um exemplo não muito distante, 10 anos, vimos a equipe chegar ao absurdo de acusar o piloto, quando o carro sofreu quebra do triângulo da suspensão. O comunicado oficial dava conta que o piloto havia atacado demais as zebras. A pista era a da Hungria e o piloto Rubens Barrichello e a temporada a de 2003. Sabidamente esta pista não possui zebras altas que danificam o carro e nem outro carro sofreu do mesmo mal. Mesmo o do colega de equipe que tinha a manha de atacar as zebras com vontade.
Sendo assim, podemos concluir que nota da Ferrari, logo após o GP de Mônaco, em que a equipe assumia que o acidente sofrido por Felipe Massa na corrida sem deu a uma falha mecânica, foi fato ímpar, raro e quase histórico. Massa é um cara de sorte ou tem um ótimo empresário? Falo do pai e não do filho Nicolas.
Programação do GP do Canadá
O circuito Gilles Villeneuve está localizado na ilha de Notre Dame, em Montreal. A pista tem 4.630 metros, é um circuito com longas retas e algumas curvas lentas, situação que exige muito dos freios. São 13 curvas e a pista faz parte do calendário desde 1978. Em 2009 não houve corrida. Lewis Hamilton foi vencedor da etapa passada.
1º - Treino - sexta-feira – 11h – Sportv
2º - Treino - sexta-feira - 15h – SporTv
3º - Treino - sábado - 11h _ SporTv
Classificação - sábado - 14h – Globo
Corrida - domingo - 15h - Globo e Rádio JM/Rádio Bandeirantes
Felicidades!