A dona crise vai apertando
O cirquinho do Verme Ecclestone começa a viver uma era das mais complicadas. Nos GPs de Austin e do Brasil não teremos a presença das nanicas Marussia e Caterham, pois as duas equipes sofrem de problemas financeiros de grande monta. E assim teremos um grid magro nessas duas etapas. Última vez que me lembro de um grid assim foi nos anos 80.
Existe uma cláusula no contrato da FOM com os organizadores de que o grid seja composto de 20 carros.Inexorável. Em curto prazo é preciso achar uma solução. E pelo pouco que conheço do Verme Ecclestone ele vai acabar dando um jeitinho de arrumar a casa. Esse senhor é capaz de qualquer coisa para salvar a mina de ouro em que ele transformou a F1.
É de tirar o chapéu, pois mesmo os maiores empresários do mundo ao envelhecer costumam parar no tempo. Porém ele, apesar de ignorar parte do mundo virtual, consegue fazer seu negócio prosperar e sempre arruma um jeitinho quando alguém ou uma situação tenta puxar seu tapete.
Caterham. A equipe vive uma senhora crise e teve a sua sede e bens apropriados por credores. Os comentários são dos mais variados, porém todos citam uma grave crise. Segundo Tony Fernandes, ex-dono da Caterham, todos os entraves sofridos têm apenas um culpad a Engavest, uma empresa suíça que representa um grupo de investidores.
Mais do mesmo. Segundo Tony, os compradores (Engavest) tinham que pagar todos os credores atuais e futuros para que a propriedade mudasse de mãos. Mas eles não honraram o compromisso. “Em junho de 2014 decidi, junto aos meus sócios, vender minha parte na equipe. E esta parte era tão importante para mim que garanti que a posse não fosse transferida enquanto eles não pagassem tudo, o que infelizmente não fizeram, deixando a equipe com várias dívidas e colocando a Caterham Sports, empresa que controla a equipe de F1, sob controle do banco. A saída não é das mais favoráveis”, disse Tony.
Marussia. A equipe de Jules Bianchi assim como a Caterham também não vinha bem das pernas. A equipe está à venda e tem gente interessada, porém num negócio desse tamanho as partes nunca falam a mesma língua, quantia. É nessa hora que os tentáculos do Verme devem entrar em ação. Ele precisa salvar uma das nanicas para ter os 20 carros no grid como manda o contrato. Porém, a Marussia tem um trunfo que nenhuma das nanicas tem. Os dois pontos de Bianchi em Mônaco. Esses dois pontinhos salvam a equipe de uma boa despesa no orçamento final. Esses míseros pontinhos livram a equipe de pagar as despesas com transportes na temporada. E essa economia é bem vultosa.
E tem mais. A Sauber também não vai bem. E para piorar não marcou pontos até agora. O que vai aumentar o orçamento de 2015. Essa equipe já vem desde o ano passado, quando tinha um bom carro enfrentando dificuldades financeiras. A Force India é outra quem vem penando. E só foi para Austin porque conseguiu no último momento pagar a Mercedes pelos motores que serão usados nas corridas finais.
A Williams, que conseguiu dar uma reviravolta em relação à temporada de 2013, e ostenta a logomarca da Petrobras, anunciou um prejuízo de 27 milhões de reais no primeiro semestre. Mas espera conseguir novos patrocinadores para ficar no azul. Vettel não vai participar dos treinos em Austin. O piloto é obrigado a complicar uma punição de dez posições por troca de motor. Os organizadores locais não gostaram da notícia. Mas a decisão de largar dos boxes seria de gastar pouco o novo motor que também será usado no Brasil e Abu Dhabi.Plim-Plim. Mais uma vez a rede carioca não vai transmitir a corrida de Austin ao vivo. Quem quiser e puder vai ter de acompanhar no SporTV. Uma reprise será exibida às 23h.
Programação do GP de Austin
3º Treino – Sábado - 13h
Classificação – Sábado – 16h
Corrida – domingo – 18h
Uma ótima semana!!